Geral
Sob forte aparato de segurança, presidente exercício, General Mourão chega ao Acre e imprensa é proibida de registrar imagens
O Presidente da República em exercício, General Hamilton Mourão, chegou ao Acre no final da tarde desta terça-feira, 10. Ele ocupa a titularidade do cargo de Jair Bolsonaro que cumpre agenda nos Estados Unidos.
A segurança do desembarque de Mourão foi reforçada pela Polícia Federal e exército brasileiro. Somente o governador Gladson Cameli, o vice Major Rocha e o secretário da Casa Civil puderam entrar na pista do aeroporto internacional de Rio Branco para recepciona-lo. Assim que desceu da aeronave, o presidente foi levado para conhecer o CIOPAER, local onde fica armazenada as aeronaves do Estado. Logo em seguida ele seguiu em comboio para o hotel.
Até mesmo as equipes da Secretaria de Comunicação e dos demais veículos de comunicação no Estado não conseguiram fazer imagens da chegada do presidente.
Mourão vem ao Acre como presidente do Conselho da Amazônia. Desde que assumiu a função tem feito reuniões com governadores sobre os assuntos que são de interesse da Região Amazônica.
Durante a agenda no Acre, um dos assuntos debatidos deve ser a insegurança no estado, principalmente a falta de vigilância nas fronteiras.
Apesar de ter chegado na tarde desta terça, não está confirmada nenhuma agenda oficial, apenas um jantar no Pinheiro Palace Hotel para poucos convidados.
Os compromissos oficiais de Mourão acontecem nesta quarta, 11. Uma reunião no Palácio Rio Branco com a presença do governador Gladson Cameli e de representantes do legislativo e do judiciário acreanos está marcada para às 8 horas da manhã.
Na sequência, o Presidente da República, se dirige ao Aeroporto Internacional de Rio Branco onde concede entrevista coletiva e embarca de volta para Brasilia.
Comentários
Geral
Polícia Civil realiza força-tarefa para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional a pescadores do Juruá
Entre os dias 13 e 16 de agosto, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio Melo, promove uma força-tarefa no Sindicato dos Pescadores de Cruzeiro do Sul para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação, que funciona das 7h30 às 17h, tem como meta atender 150 pescadores diariamente, garantindo a regularização documental necessária para acesso ao seguro-defeso, conforme determina o Decreto nº 12.527/2025.

Atendimento no Sindicato dos Pescadores de Cruzeiro do Sul segue até 16 de agosto. Foto: cedida
A iniciativa conta com a parceria do Sindicato dos Pescadores, da Colônia dos Pescadores e do deputado estadual Nicolau Júnior, além do empenho do governo do Estado. Segundo a organização, a mobilização só foi possível graças à reivindicação das lideranças locais e à autorização do governador Gladson Cameli para o envio das equipes especializadas, o que assegura celeridade e eficiência no atendimento.
Após a etapa em Cruzeiro do Sul, o cronograma segue para outras cidades do Vale do Juruá. Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, os atendimentos serão realizados em Mâncio Lima, e nos dias 21, 22 e 23 de agosto em Rodrigues Alves, sempre na sede dos pescadores, mantendo a meta de 150 identidades emitidas por dia.

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional garante acesso ao seguro-defeso. Foto: cedida
A mobilização reflete o compromisso do governo estadual, da Polícia Civil e das instituições parceiras em atender rapidamente às demandas dos pescadores e garantir o acesso aos benefícios sociais, especialmente diante das novas exigências legais.
“Esse esforço conjunto é fundamental para garantir que os pescadores da região tenham acesso à nova Carteira de Identidade Nacional de forma rápida e organizada. Nosso objetivo é assegurar que nenhum trabalhador fique sem o documento e, consequentemente, sem o direito ao seguro-defeso. A Polícia Civil está comprometida em levar cidadania e dignidade a todas as comunidades do Acre, especialmente às que mais dependem desse benefício para sustento de suas famílias”, declarou o diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva.
Fonte: PCAC
Comentários
Geral
Homem é preso por ameaçar matar esposa na frente dos filhos

Foto: Reprodução
Um homem, identificado pelas iniciais M. P. S. foi preso no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul, após ameaçar matar a esposa com uma faca na frente dos filhos. O caso ocorreu nesta quinta-feira (14), quando a vítima conseguiu fugir de casa e acionou a Polícia Militar pelo 190.
Segundo a corporação, ao chegar com os filhos, a mulher encontrou o suspeito procurando dinheiro para comprar drogas e já sob efeito das substâncias. Ao tentar impedir que ele saísse, M. P. S. se exaltou e a ameaçou com uma peixeira.
Os policiais foram até a residência e solicitaram que o homem se apresentasse. Ele foi submetido à busca pessoal e recebeu voz de prisão, mas resistiu à detenção, sendo necessário o uso de algemas para garantir a segurança dele e da equipe policial.
Com informações do Juruá em Tempo
Comentários
Geral
Homem tenta arrancar fuzil de policial durante briga familiar em Cruzeiro do Sul
Douglas da Silva, 27 anos, invadiu casa da mãe e resistiu à prisão; PM usou arma não letal para imobilizá-lo

Diante do risco, militar usou uma arma de incapacitação neuromuscular, modelo Spark, para conter o agressor. Após o disparo, foi dada voz de prisão, mas ele resistiu ativamente. Foto: cedida
Um caso de descontrole familiar terminou com intervenção policial na tarde de quinta-feira (14), no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul. Douglas da Silva, 27 anos, invadiu a casa da própria mãe, causou distúrbios e, ao ser abordado, tentou arrancar o fuzil de uma policial militar.
A sequência dos fatos
Chamado da família: Parentes acionaram a PM ao relatar que Douglas estava alterado e havia vendido um celular emprestado sem autorização.
Tentativa de prisão: Quando a equipe chegou, a mãe autorizou a ação: “Ele está arruaçando aqui dentro de casa, pode prender”.
Agressão à PM: Ao perceber que seria detido, Douglas investiu contra a comandante da guarnição e tentou tomar sua arma.
Imobilização: Outro policial usou uma arma de eletrochoque (Spark) para neutralizá-lo, evitando confronto físico direto.
Uso de equipamento não letal
A PM destacou que a Spark emite pulsos elétricos de baixa intensidade, permitindo imobilização sem ferimentos graves.
De acordo com a PM, “em virtude do uso do armamento menos letal com projéteis de fixação, Douglas foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para remoção dos dados fixadores e avaliação médica. Posteriormente, foi apresentado na Delegacia de Polícia, com integridade física preservada e portando apenas escoriações decorrentes da resistência ativa à prisão, tendo sido garantidos todos os seus direitos constitucionais”.
Situação atual
O homem foi autuado por resistência à prisão e tentativa de desarmamento.
A PM reforçou que todos os direitos constitucionais do acusado foram preservados.
O caso segue sob investigação para apurar possíveis outros delitos.
A Spark tem sido usada pela PM do Acre em situações de alto risco para reduzir letalidade, mas este é um dos primeiros registros de seu emprego em confronto por posse de arma.

Douglas foi levado à UPA apenas para remover os projéteis do equipamento e passar por avaliação médica. Após os procedimentos, foi encaminhado à delegacia com apenas escoriações leves, decorrentes da resistência.
Você precisa fazer login para comentar.