terça-feira, maio 11, 2021
More
    Início Site

    Into libera visitas de familiares a pacientes internados com Covid-19

    0

    Como forma de humanizar ainda mais o atendimento aos internados com coronavírus, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-Ac) resolveu liberar visita aos pacientes por meio de agendamento prévio.

    Os familiares interessados podem fazer a solicitação no setor de Serviço Social do hospital. As visitas serão permitidas de terça a quinta-feira, preferencialmente.

    Depois de comunicada a intenção e feito o cadastramento, o hospital entra em contato com o familiar para informar o dia e o horário da visita, sendo permitida apenas uma pessoa por paciente.

    Usuários da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já recebem visita desde fevereiro, de acordo com o médico responsável pelo Into, Osvaldo Leal.

    “Procuramos durante todo esse período preservar também a saúde e a vida dos familiares dos pacientes. Com as enfermarias lotadas, o risco de um familiar ser contaminado durante uma visita era grande e não poderíamos correr este risco”, explicou o diretor à Agência de Notícias do Acre.

    Como forma de segurança, os visitantes recebem todos os equipamentos de proteção individual e outros paramentos necessários para entrar no local. O familiar é acompanhado por um profissional da Saúde.

    Assis Brasil inicia programação comemorativa dos seus 45 anos de fundação

    0

    Por Raimari Cardoso

    A prefeitura de Assis Brasil iniciou nesta segunda-feira, 10, a programação das comemorações dos 45 anos de fundação do município, que serão completados na próxima sexta-feira, 14.

    Abertura oficial da semana de aniversário do município ocorreu com o hasteamento dos pavilhões e execução do hino de Assis Brasil em frente à prefeitura.

    Ainda nesta segunda-feira, ocorre a cerimônia de assinatura de contrato dos profissionais aprovados no processo seletivo das secretarias de Saúde, Assistência Social e de Agricultura e Meio Ambiente, no auditório José Monteiro

    Nesta terça-feira, 11, às 16 horas, ocorrerá  o lançamento da obra de pavimentação da rua Francisco das Chagas, próximo ao estádio municipal. Na quarta-feira, 12, haverá a entrega das obras de reforma e melhorias na sede da Secretaria de Assistência Social.

    Na quinta-feira, 13, às 8 horas, ocorrerá a entrega de equipamentos agrícolas e lançamento do Programa de Mecanização de Terras, em frente à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Às 16 horas do mesmo dia, será realizado um Ato Ecumênico em homenagem às vítimas da Covid-19, na praça Henoc Timóteo.

    No dia do aniversário da cidade, sexta-feira, 14 de maio, a programação começará com uma alvorada festiva, às 5 da manhã, e seguirá com a inauguração de melhorias da Estação de Tratamento de Água do município e o lançamento da ampliação da rede de abastecimento de água do Departamento de Águas e Saneamento (Depasa).

    A programação terá ainda o lançamento da obra de terraplanagem do ramal Icuriã, a inauguração da Casa de Passagem Otonoel de Souza Martins Oliveira, a assinatura da ordem de serviço para reforma da escola Edilsa Maria Batista.

    No encerramento do dia festivo, às 19 horas, será realizada uma Sessão Solene da Câmara de Vereadores alusiva ao 45º aniversário de Assis Brasil, no auditório José Monteiro.

    Acusado de matar caseiro na chácara de Petecão é condenado a 30 anos de prisão

    0

    Mauricélio Gomes Pereira, foi condenado a 30 anos de reclusão pela morte do caseiro da chácara do senador Sérgio Petecão (PSD), o idoso Argemiro de Figueira de Farias, de 73 anos,

    O crime ocorreu em junho do ano passado, foi julgado pela Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco. A juíza Ana Paula Saboya Lima, destacou em sua decisão que o acusado deve cumprir a pena em regime fechado e não pode recorrer em liberdade.

    Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

    0
    Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

    O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

    Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

    Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

    “Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

    Sequelas da covid-19: Brito da Pop Show volta a ser internado na UTI do PS com complicações renais e queda de pressão

    0

    O empresário Amilton Batista Brito, o Brito da Pop Show, voltou a ser internado neste domingo (9) em uma UTI do Pronto-socorro de Rio Branco após complicações nos rins e queda de pressão, problemas decorrentes da covid-19.

    Brito foi internado no dia 26 de janeiro com covid-19 e passou 45 dias internado na UTI do PS e depois na Fundhacre em uma unidade semi-intensiva tratando as sequelas ocasionadas pelo vírus. Em março, ele recebeu alta e continuou em casa o tratamento com a ajuda diária de profissionais da saúde, porém no fim de semana houve piora em seu quadro clínico.

    O empresário está intubado e um boletim médico sobre seu estado de saúde será emitido ainda nesta segunda-feira (10).

    STF mantém inquérito que investiga Marcio Bittar por uso de cota parlamentar na Corte

    0
    O senador Márcio Bittar fala à CNN
    Foto: CNN (16.set.2020)

    A investigação que apura suposto uso irregular da cota parlamentar pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC), enquanto ele era deputado federal pelo PSDB, permanecerá no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada por sete ministros que seguiram a decisão do ministro Edson Fachin, nesta segunda-feira (10).

    O plenário decidiu, pela primeira vez, como se deve proceder nos inquéritos e ações penais em caso de mandatos cruzados. O entendimento vale para senadores que viraram deputados federais, ou deputados federais que viraram senadores.

    Foi fixado que a competência do STF alcança os congressistas federais no exercício de mandato em casa parlamentar diversa daquela em que fora consumada a hipotética conduta delitiva, ou seja, quando o suposto crime investigado ocorreu no mandato anterior, o investigado que mudou de função pública segue tendo direito ao foro do cargo antigo.

    Em setembro de 2020, a ministra Rosa Weber atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizou abertura de inquérito para apurar irregularidades no uso da cota parlamentar por nove deputados federais e um senador.

    De acordo com a PGR, a empresa Atos Dois Propaganda e Publicidade LTDA (Xeque Mate Comunicação e Estratégia) teria prestado serviços aos parlamentares entre janeiro de 2014 e junho de 2018, sendo paga com valores da cota parlamentar. Entretanto, esta empresa englobaria várias outras empresas de fachada, e seria voltada para a prática de ilícitos.

    Nesta mesma decisão, a ministra determinou que a investigação contra Bittar deveria ir para a primeira instância da Justiça Federal do Distrito Federal, já que o parlamentar, na época dos fatos, era deputado federal, mas em 2019 assumiu como senador. A PGR interpôs agravo regimental, pedindo que seja fixada a competência do Supremo em casos de mandatos cruzados.

    A relatora, Rosa Weber, cuja posição não formou maioria, votou por negar o recurso, entendendo que o foro por prerrogativa de função encerra-se quando o agente público dele detentor passa a ocupar cargo público ou exercer mandato eletivo distinto daquele que originalmente atraiu a regra especial de competência.

    “O elemento temporal constitucionalmente delimitado esvai-se com o encerramento da legislatura; de igual modo, ausente o elemento material ou substancial, porquanto diferente o plexo de atribuições dos respectivos cargos eletivos”, afirmou.

    Com colaboração do JOTA

    Setor Madeireiro é o carro-chefe da economia do Acre quando o assunto é exportação

    0

    Apesar do governo do Acre insistir no agronegócio para desenvolver a economia, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que o setor madeireiro continua sendo o carro-chefe quando o assunto é exportação. Em 2020, por exemplo, 39% do volume exportado foram madeiras.

    Na sequência, 26% foram miudezas comestíveis de animais (26%), castanha-do-pará (11%), couros e peles de bovino (6,7%). Milho e soja representam 4,5% e 3,6%, respectivamente, no volume de exportações.

    Os principais destinos das vendas do Acre, em 2020, foram Hong Kong (20% do total), Peru (13,6%), Estados Unidos (13%), Bolívia (10,6%), Holanda (9,8%) e China (US$ 3,0 milhões, 8,8%).

    “O Acre é o único estado brasileiros que, desde 2010, tem dois vizinhos fronteiriços entre os seus cinco principais compradores externos. Juntos, Bolívia e Peru respondem por 25% do total das exportações do Acre. Antes da inauguração das pontes de Assis Brasil-AC e Epitaciolândia-AC o Acre não exportava regularmente para seus vizinhos. Por exemplo, em 2003, o Acre não registrou nenhuma venda para a Bolívia nem para o Peru”, destacou.

    madeira1

    Saiba quais são os documentos necessários para a renovação de CNH

    0

    Com intuito de agilizar o atendimento, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) informa aos usuários quais são os documentos necessários para  a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    É obrigatório o uso de máscara de proteção individual durante permanência no órgão (foto Renato Beiruth/ Ascom Detran)

    Primeiramente, é importante lembrar que quem deseja realizar o serviço, deve agendar atendimento pelo site www.detran.ac.gov.br. Esta medida é para evitar aglomerações e seguir protocolos de combate à Covid-19.

    O usuário deve salvar o comprovante de agendamento, pois a entrada nas dependências do órgão é permitida mediante apresentação do comprovante, podendo ser apresentado na tela do celular ou impresso.

    O cidadão deve comparecer na data e horário agendado, utilizando máscara de proteção individual portando o documento oficial legível e com foto, e comprovante de endereço atualizado. Para pessoas que tiveram alteração no nome e desejam atualizar a CNH, é necessário trazer a Carteira de Identidade já com as alterações.

    “Mais uma vez chamo a atenção para que os usuários tragam documento oficial com foto que esteja legível, só assim podemos comprovar a veracidade da documentação”, explica chefe do Atendimento ao Público-Habilitação, Elisângela Brasil.

    Destaque Nacional: Acre é o único a seguir determinações do MS sobre a vacinação da Covid-19

    0

    O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, vem se destacando no que diz seguir as determinações do Ministério da Saúde (MS), sendo o único estado que seguiu todas as orientações voltadas para vacinação Covid-19.

    A chefe de imunização no Estado, Renata Quilles, afirma que desde o início da campanha o estado do Acre vem seguindo todas as recomendações voltadas para distribuição de doses aos municípios.

    “Atuamos de forma responsável, fazendo a reserva adequada da segunda dose distribuindo apenas em data próxima da utilização, evitando assim o uso equivocado, como da 1ª dose. Garantindo à população acreana dentre os grupos prioritários o esquema completo da vacinação contra Covid-19”, destaca.

    Destaque Nacional: Acre é o único estado que seguiu as determinações do MS sobre a vacinação da Covid-19. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

    Ainda segundo Renata Quilles, hoje o Estado conta com um número grande de recusas, além dos faltosos que ainda não foram tomar sua 2ª dose. “Pedimos a população que busque terminar o esquema. Quem teve alguma reação na primeira dose a tendência é ser bem menor do que na primeira”, encerrou.

    A coordenadora Nacional da Rede de Frio, Patrícia Freire, elogiou o Estado do Acre por ser o único que não manifestou a falta da segunda dose do laboratório Butantan, assim demonstrando seguir à risca as recomendações do governo federal. “Parabenizo o Acre, sendo o único estado que confirmou total alinhamento com o Ministério da Saúde”, disse.

    Policia Civil prende foragido estuprador homicida escondido em área rural de Manoel Urbano

    0

    Nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 10 de maio, a Polícia Civil, por meio da equipe de investigação da Delegacia de Polícia Civil de Manoel Urbano, com apoio das equipes da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e do Departamento de Policia Civil da Capital e do Interior (DPCI) prendeu J. O. S. N. , de 32 anos em localidade de difícil acesso denominada Colônia Oriental localizada na área rural o municipio de Manoel Urbano.

    A equipe somente conseguiu acesso ao local com uso de barcos rápidos, chamadas (voadeiras) pelo Rio Purus, tendo a operação finalizado somente por volta das 19:00hs.

    O autor estava com mandado de prisão preventiva expedido pelo crime de homicídio onde vitimou cruelmente, em 08.03.2021, com 11 (onze) perfurações, Francisco Pinheiro da Silva, de 35 anos, na localidade também no interior da cidade, Boca do Macapá no Rio Purus.

    Além disso, J.O. S. N já tem condenação pelo crime de estupro de vulnerável e estava com mandado de prisão expedido pela Vara Única de Manoel Urbano e era foragido da Polícia Civil na Colônia.

    A Delegada de Polícia Civil Mariana Gomes, Titular da Delegacia de Polícia Civil de Manoel Urbano, ressaltou que não importa a dificuldade de acessar as localidades da região rural da cidade, pois recorrerá a todos os meios cabíveis  para lograr êxito em prender todos os criminosos e que não aceitará que fiquem se escondendo da polícia civil e saiam impunes.