Geral
Denúncia aceita: Justiça do Acre torna sete réus pela morte de ex-prefeito Gedeon Barros

Empresário Carmélio da Silva Bezerra, é apontado como um dos mandantes da morte de Gedeon Barros.
O ex-secretário de esportes de Plácido de Castro Liomar de Jesus Mariano, o Mazinho e o empresário Carmélio da Silva Bezerra, apontados como mandantes da morte de Gedeon Barros, passaram a ser réus no processo.
A decisão foi do Juiz da 1ª Vara do Tribual do Júri Daniel Bonfim, que recebeu a denúncia do Ministério Público do Acre.
Além dos mandantes do crime, a Justiça do Acre também tornou réus Clebson Rodrigues do Nascimento, o “Polaco” e Weveron Monteiro Oliveira, “Bolacha”.
A dupla foi responsável pela contratação dos executores do crime.

ex-secretário de esportes de Plácido de Castro Liomar de Jesus Mariano.
Antônio Severino de Souza, o “Pirata”, encarregado de repassar aos comparsas informações sobre a vítima e as instruções finais para a trama criminosa.
Enquanto, João da Silva Cavalcante Junior, o “Joãozinho”, foi o condutor da motocicleta usada no homicídio e Sairo Gonçalvez Petronilio, o executou direto.
João da Silva Cavalcante e Sairo Gonçalvez vão responder ação penal, por homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e por meio de emboscada.
Já Liomar de Jesus Mariano, Carmélio Bezerra, Antônio Serverino, Clebson Rodrigues e Wverton Monteiro Oliveira, além do homicídio triplamente qualificado, também vão responder por coação no curso do processo, ou seja, por ameaçar um dos envolvidos.
Consta na investigação da Delegacia de Homicídios, que após um desentedimento João da Silva Cavalcante, passou a ser ameaçado pelos comparsas. Ele ainda teria sofrido duas tentativas de assassinatos, um delas, no presídio de Senador Guiomard.
Uma dívida de R$ 220 mil, que Gedeon teria com Liomar de Jesus Mariano, o Mazinho, foi o que motivou o cirme.
O assassinato do ex-prefeito Gedeon de Souza Barros, foi um dos casos de maior repercussão dos últimos dez anos no estado.
A investigação da Delegacia de Homicídios, descobriu que a vítima, que estava em um carro ao lado de um assessor, começou a ser monitorada, ainda no interior de uma empresa, na região do segundo distrito da cidade.
Quando Gedeon e o assessor seguiram com destino a Rio Branco, pela BR-364, João da Silva Cavalcante e Sairo Gonçalvez, que estavam em uma motocicleta de cor vermelha, começaram a acompanhar o automóvel do ex-prefeito.
No trajeto Gedeon Barros, estacionou o carro no pátio da SUFRAMA para atender uma ligação telefônica.
Foi neste momento, que os executores se aproximaram. Sairo desceu da moto, e sem dar qualquer chance de defesa, fez oito disparos contra a vítima.
O crime aconteceu na manhã de 20 de março de 2021. A intenção dos bandidos, era simular um latrocínio, o roubo seguido de morte.
O caso só foi completamente esclarecido em dezembro do ano passadao, com a prisão dos dois mandantes do crime.
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Você precisa fazer login para comentar.