fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Denúncia aceita: Justiça do Acre torna sete réus pela morte de ex-prefeito Gedeon Barros

Publicado

em

Empresário Carmélio da Silva Bezerra, é apontado como um dos mandantes da morte de Gedeon Barros.

O ex-secretário de esportes de Plácido de Castro Liomar de Jesus Mariano, o Mazinho e o empresário Carmélio da Silva Bezerra, apontados como mandantes da morte de Gedeon Barros, passaram a ser réus no processo.

A decisão  foi do Juiz da 1ª Vara do Tribual do Júri Daniel Bonfim, que recebeu a denúncia do Ministério Público do Acre.

Além dos mandantes do crime, a Justiça do Acre também tornou réus Clebson Rodrigues do Nascimento, o “Polaco” e Weveron Monteiro Oliveira, “Bolacha”.

A dupla foi responsável pela contratação dos executores do crime.

ex-secretário de esportes de Plácido de Castro Liomar de Jesus Mariano.

Antônio Severino de Souza, o “Pirata”,  encarregado de repassar aos comparsas informações sobre a vítima e as instruções finais para a trama criminosa.

Enquanto,  João da Silva Cavalcante Junior, o “Joãozinho”,  foi o condutor da motocicleta usada no homicídio e Sairo Gonçalvez Petronilio, o executou direto.

João da Silva Cavalcante e Sairo Gonçalvez vão responder ação penal, por homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e por meio de emboscada.

Já  Liomar de Jesus Mariano, Carmélio  Bezerra, Antônio Serverino, Clebson Rodrigues e Wverton Monteiro Oliveira, além do homicídio triplamente qualificado, também vão responder por coação no curso do processo, ou seja, por ameaçar um dos envolvidos.

Consta na investigação da Delegacia de Homicídios, que após um desentedimento João da Silva Cavalcante, passou a ser ameaçado pelos comparsas. Ele ainda teria sofrido duas tentativas de assassinatos, um delas, no presídio de Senador Guiomard.

Uma dívida de R$ 220 mil, que Gedeon teria com Liomar de Jesus Mariano, o Mazinho, foi o que motivou o cirme.

O assassinato do ex-prefeito Gedeon de Souza Barros, foi um dos casos de maior repercussão dos últimos dez anos no estado.

A investigação da Delegacia de Homicídios, descobriu que a vítima, que estava em um carro ao lado de um assessor, começou a ser monitorada, ainda no interior de uma empresa, na região do segundo distrito da cidade.

Quando Gedeon e o assessor seguiram com destino a Rio Branco, pela BR-364, João da Silva Cavalcante e Sairo Gonçalvez, que estavam em uma motocicleta de cor vermelha, começaram a acompanhar  o automóvel do ex-prefeito.

No trajeto Gedeon Barros, estacionou o carro  no pátio da SUFRAMA para atender uma ligação telefônica.

Foi neste momento, que os executores se aproximaram. Sairo desceu da moto, e sem dar qualquer chance de defesa, fez oito disparos contra a vítima.

O crime aconteceu na manhã de 20 de março de 2021. A intenção dos bandidos, era simular um latrocínio, o roubo seguido de morte.

O caso só foi completamente esclarecido em dezembro do ano passadao, com a prisão dos dois mandantes do crime.

Comentários

Continue lendo

Geral

Três dias após fuga, forças de segurança mantêm buscas por detento em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

Adelcivane Gomes de Azevedo, último dos quatro que fugiram do presídio Manoel Néri da Silva, em Cruzeiro do Sul, foi visto no perímetro urbano do município. Outros três detentos foram capturados ainda na sexta-feira (12), dia da fuga, e sábado (13).

Adelcivane Gomes de Azevedo, foragido do presídio Manoel Néri, em Cruzeiro do Sul, é o único que ainda falta ser recapturado — Foto: Arquivo/Iapen-AC

Três dias após detentos fugirem do presídio Manoel Néri da Silva, em Cruzeiro do Sul, as forças de segurança mantém as buscas pelo último dos quatro fugitivos. De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Adelcivane Gomes de Azevedo foi visto no perímetro urbano do município.

Ele, também conhecido como ‘Vane’, é acusado de vários crimes e já fugiu do presídio em 2017, durante uma fuga de 16 detentos. Na época, Azevedo estava escondido na casa da mãe.

Ainda na sexta-feira (12), foram recapturados Dhon Everton Dos Santos Martins e Lucas Francisco da Rocha. Os dois também estavam em uma área de mata próxima ao presídio, onde as equipes de buscas concentraram os esforços inicialmente. Moisés Nascimento Cassiano foi encontrado um dia depois.

“A gente está com o apoio das forças de segurança, ampliamos as buscas e estamos trabalhando, principalmente nesse momento, com os núcleos de inteligência das forças de segurança, tendo em vista que o raio de ação se ampliou, tendo em vista que o foragido já foi visto em perímetro urbano”, resumiu o diretor do presídio, Elves Barros.

A fuga, descoberta por volta das 5h de sexta, ocorreu após os detentos conseguirem furar uma das paredes da cela em que estavam. Para isso, eles utilizaram a peça de ferro de um ventilador como ferramenta para abrir caminho.

Durante inspeção, um policial penal percebeu vestígios de fuga no alambrado ao redor do presídio. A equipe de plantão foi acionada e confirmou que a parede da cela havia sido comprometida, assim como a fuga dos quatro.

Dhon Everton (1º), Lucas Francisco (2º) e Moisés Nascimento (3º) fugiram do presídio Manoel Néri em Cruzeiro do Sul e foram recapturados em menos de 24h — Foto: Arquivo/Iapen-AC

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista morre esmagado por carreta

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (15), um trágico acidente no pátio de um frigorífico em Jaru, terminou na morte do motociclista Fabio Crismeque Gama dos Santos, de 38 anos. As circunstâncias do acidente ainda permanecem desconhecidas, mas relatos iniciais indicam que o motorista de uma carreta teria realizado uma manobra sem perceber a presença do motociclista, que acabou sendo esmagado entre os eixos do caminhão.

Equipes de emergência foram rapidamente acionadas, mas Fabio não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A perícia foi chamada para investigar as causas do acidente e esclarecer os detalhes da tragédia.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista é agredida durante roubo em Rio Branco e recebe atendimento no PS; criminoso foi preso

Publicado

em

Vítima estava parada aguardando o semáforo abrir no cruzamento da Avenida Antônio da Rocha Viana com a Isaura Parente, próximo a um posto de combustíveis no bairro do Bosque, quando foi abordada pelo criminoso Samuel

Criminoso Samuel tomou a motocicleta da mulher, mas ao subir no veículo, a vítima percebeu que a arma era de brinquedo e reagiu ao roubo.

Ithamar Souza, Na Hora da Notícia

O assaltante Samuel Igor de Souza Lima, 25 anos, foi preso em flagrante com uma motocicleta roubada, após agredir uma mulher durante um assalto na noite deste sábado (13), na rua Via Parque, no bairro Preventório, em Rio Branco.

Segundo informações do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), que é uma Companhia do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a vítima estava parada aguardando o semáforo abrir no cruzamento da Avenida Antônio da Rocha Viana com a Isaura Parente, próximo a um posto de combustíveis no bairro do Bosque, quando foi abordada por Samuel, que estava de posse de um simulacro (arma de brinquedo). Ele tomou a motocicleta, mas ao subir no veículo, a vítima percebeu que a arma era de brinquedo e reagiu ao roubo.

A mulher entrou em luta corporal com Samuel, mas foi agredida e ficou machucada. Após conseguir agredir a mulher e tomar a moto, o criminoso fugiu em direção ao Canal da Maternidade.

Militares do Giro deram apoio à vítima e a levaram até o pronto-socorro de Rio Branco para receber atendimento médico. Depois de medicada ela foi levada para a Defla.. Foto capturada 

Uma guarnição do Giro estava em patrulhamento pela região do bairro Bosque quando ouviu pelo rádio via Copom sobre o roubo e logo se empenhou na ocorrência. Rapidamente, os militares viram o assaltante passando na moto e houve uma perseguição policial. Na rua Via Parque, Samuel caiu com a moto e se entregou. Em seguida, recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Flagrantes (Defla), com a motocicleta para ser devolvida à proprietária.

Após ser agredida, os militares do Giro deram apoio à vítima e a levaram até o pronto-socorro de Rio Branco para receber atendimento médico. Depois de medicada e enfaixada no joelho e cotovelo, ela foi levada para a Defla, onde registrou a ocorrência e recebeu a moto de volta.

Comentários

Continue lendo