fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Paulo Ximenes vai lutar para ampliar Seguro Defeso para indígenas que vivem da pesca artesanal

Publicado

em

Superintendente da Federação da Pesca e Aquicultura no Acre disse que o projeto tem o apoio do senador Sérgio Petecão

O superintendente Federação da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes, vai estar em Brasília nos dias 8 e 10 de maio. Na pauta, a proposta de ampliação do Seguro Defeso, pago atualmente a pessoas que vivem da pesca, a chamada pesca artesanal. Ele pontuou que a ideia da superintendência do Acre é apresentar ao ministro André de Paula a possibilidade de colocar os indígenas neste rol de beneficiários do Programa Seguro Defeso.

“Estamos planejando um projeto piloto, no Acre, que será levado para Brasília durante um encontro do dia 8 ao dia 10 para discutir sobre a pesca no Brasil e sobre os novos projetos com o ministro. Nós vamos apresentar um projeto que é de grande relevância para a região Norte, principalmente para o Acre. O senador Sérgio Petecão vai defender no Senado, que é a ampliação do Seguro Defeso nas comunidades indígenas. Hoje, é para os pescadores, mas os indígenas que são os maiores pescadores, eles não têm esse benefício. Nós vamos trabalhar essa possibilidade junto ao Ministério da Pesca para que asseguremos às comunidades ribeirinhas, indígenas, esse benefício, àqueles indígenas que são pescadores nas comunidades”, disse Paulo Ximenes.

Ele ressaltou que a Superintendência vai manter diálogo com a Sesai e a Funai (Fundação nacional do Índio) “para fazer esse projeto andar”. Ele reforçou o apoio que tem recebido do senador Sérgio Petecão (PSD/AC). “É um projeto inovador que tem como padrinho político o senador Sérgio Petecão.

Outra linha de atuação de Paulo Ximenes é discutir a criação de tanques [pequenos açudes] para a criação de peixes. Ousado, Ximenes disse que vai abrir diálogo com a Embrapa/Acre para a elaboração de um estudo com a possibilidade de se criar camarões em terras acreanas. “Vamos fazer esse estudo para essa produção que o Acre precisa. Hoje, nós compramos camarão do nordeste, do próprio Peru, e camarão no Acre é muito caro. Então, se nós tivermos uma colônia de aquicultores, nós vamos ter camarão no mercado”.

Comentários

Cotidiano

Copa Regional de Vôlei de Praia inicia sem duplas favoritas no feminino e masculino

Publicado

em

Foto: Alexandre Lima

Iniciou nesta sexta, 29, a partir das 13 horas, na praça do Juventus, na capital acreana, a Copa Regional de Vôlei de Praia. A competição será disputada nos naipes feminino e masculino e vai ter duplas do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

“Fechamos um grande evento com a premiação de 80 mil para ser dividida entre os dois naipes. Isso valoriza ainda mais esse investimento”, comentou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), Delmerson Abreu.

Fase de classificação

A Copa Regional terá disputas para entrar na chave principal no feminino e no masculino. Os confrontos começam às 10h30 nas duas quadras montadas pela FEAV.

Governo e Prefeitura

A FEAV conta com apoio do governo do Estado e da prefeitura de Rio Branco para promover a etapa Norte 1 da Copa.

“Sem o apoio do governo e da prefeitura seria bem complicado montar essa estrutura para a competição. Vamos realizar um grande evento”, avaliou Delmerson Abreu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Copa Amazônica terá 116 provas em três dias de muitas disputas

Publicado

em

38 provas marcam a abertura da competição na AABB

Começa nesta sexta, 29, a partir das 15h30, na piscina da AABB, a XXV edição da Copa Amazônica de Natação. O evento é um dos maiores realizados no Norte e vai ter atletas do Acre, Rondônia, Bolívia e Peru.

“Temos uma competição consolidada, mas os desafios aumentam a cada temporada. Vamos ter mais atletas da Bolívia e do Peru e isso é muito importante”, declarou o presidente da Federação Acreana de Esportes Aquáticos (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

116 provas

O torneio terá um total de 116 provas e será fechado no domingo, 1º, pela manhã. No primeiro dia de disputas serão realizadas 38 provas.

“Essa é uma competição forte sob todos os aspectos. Os atletas vão nadar muitas provas e isso vai exigir bastante na parte física e mental”, avaliou o dirigente.

Freguesia na Copa Amazônica 

Os empresários da hamburgueria Freguesia acreditaram na visibilidade da Copa Amazônia e patrocinaram o evento.

“Pensamos em cotas de patrocínio e o Freguesia aceitou o desafio. Esse tipo de parceria é fundamental para o esporte acreano”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

7ª Copa Arasuper Soçaite com duelos das semifinais definidos

Publicado

em

Favoritos confirmaram as classificações para as semifinais

Wanderlei Dantas x Real Aviário e Papirô x Napoli. Essas são as semifinais da 7ª edição da Copa Arasuper de Futebol Soçaite Raimundo Ferreira.

Os últimos confrontos da fase de quartas de final foram disputados nesta quinta, 28, no campo do Arasuper. O Papirô, atual tricampeão da Copa, goleou Schalke 04 por 11 a 2. O Napoli derrotou o A&S FC por 6 a 5, nas penalidades, depois de um empate por 3 a 3 no tempo normal.

Wanderlei Dantas e Real Aviário

Wanderlei Dantas e Real Aviário conquistaram as classificações na terça, 26, no campo do Arasuper. O Wanderlei Dantas goleou o Tangará por 8 a 1 e o Real Aviário bateu o Atlético da Baixada por 3 a 0.

Semifinais na terça

As semifinais da 7ª Copa Arasuper serão disputadas na terça, 3, a partir das 19h30, no campo do Arasuper. As equipes entram para os duelos sem vantagem e se as partidas terminarem empatadas os finalistas serão definidos nas cobranças de pênaltis.

Comentários

Continue lendo

Em alta