fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Paulo Ximenes vai lutar para ampliar Seguro Defeso para indígenas que vivem da pesca artesanal

Publicado

em

Superintendente da Federação da Pesca e Aquicultura no Acre disse que o projeto tem o apoio do senador Sérgio Petecão

O superintendente Federação da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes, vai estar em Brasília nos dias 8 e 10 de maio. Na pauta, a proposta de ampliação do Seguro Defeso, pago atualmente a pessoas que vivem da pesca, a chamada pesca artesanal. Ele pontuou que a ideia da superintendência do Acre é apresentar ao ministro André de Paula a possibilidade de colocar os indígenas neste rol de beneficiários do Programa Seguro Defeso.

“Estamos planejando um projeto piloto, no Acre, que será levado para Brasília durante um encontro do dia 8 ao dia 10 para discutir sobre a pesca no Brasil e sobre os novos projetos com o ministro. Nós vamos apresentar um projeto que é de grande relevância para a região Norte, principalmente para o Acre. O senador Sérgio Petecão vai defender no Senado, que é a ampliação do Seguro Defeso nas comunidades indígenas. Hoje, é para os pescadores, mas os indígenas que são os maiores pescadores, eles não têm esse benefício. Nós vamos trabalhar essa possibilidade junto ao Ministério da Pesca para que asseguremos às comunidades ribeirinhas, indígenas, esse benefício, àqueles indígenas que são pescadores nas comunidades”, disse Paulo Ximenes.

Ele ressaltou que a Superintendência vai manter diálogo com a Sesai e a Funai (Fundação nacional do Índio) “para fazer esse projeto andar”. Ele reforçou o apoio que tem recebido do senador Sérgio Petecão (PSD/AC). “É um projeto inovador que tem como padrinho político o senador Sérgio Petecão.

Outra linha de atuação de Paulo Ximenes é discutir a criação de tanques [pequenos açudes] para a criação de peixes. Ousado, Ximenes disse que vai abrir diálogo com a Embrapa/Acre para a elaboração de um estudo com a possibilidade de se criar camarões em terras acreanas. “Vamos fazer esse estudo para essa produção que o Acre precisa. Hoje, nós compramos camarão do nordeste, do próprio Peru, e camarão no Acre é muito caro. Então, se nós tivermos uma colônia de aquicultores, nós vamos ter camarão no mercado”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Seletiva do Judô no Jeb´s Sub-18 será realizada em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto CBDE: Fade pretende realizar um bom torneio no interior

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) confirmou para Epitaciolândia, no dia 6 de abril, a Seletiva do Judô e o objetivo é definir os representantes acreanos na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. O evento será promovido em Maceió, Alagoas.

“Queremos montar uma equipe com 16 alunos/atletas nos dois gêneros. Levar essa competição para Epitaciolândia também é simbólico por causa dos problemas com a enchente do rio Acre”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Data limite

As inscrições para disputa da competição são limitadas e poderão ser feitas até o dia 3 de abril no endereço www.fadeac.com.br

“Esse é mais um evento com financiamento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) por meio do Programa de Apoio às federações”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Independência vai tentar efeito suspensivo para o zagueiro Jean

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Jogo entre Independência e Vasco terminou com muita confusão

A diretoria do Independência vai tentar um efeito suspensivo para o zagueiro Jean. O atleta foi expulso no jogo contra o Vasco e recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de quatro partidas de suspensão.

“Vamos pedir o efeito suspensivo e o Jean estará em campo contra o Andirá no sábado (30). Estamos apresentando o recurso baseado na Lei Pelé”, explicou o advogado do Independência, Atevaldo Santana.

Representação contra o árbitro

Atevaldo Santana confirmou uma representação contra o árbitro da partida Independência e Vasco, Antônio Marivaldo.

“O árbitro relatou na súmula uma troca de agressões entre o Jean (Independência) e o Ker (Vasco). As imagens do jogo não mostram essas agressões, o que ocorre são empurrões naturais nas jogadas dentro da área. O árbitro tem obrigação de ser preciso nos seus relatórios”, afirmou o advogado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético e Veneza ganham jogos e seguem invictos no Estadual

Publicado

em

Foto PHD: Veneza deu um passo importante para conquistar a classificação

Atlético e Veneza venceram seus jogos nesta terça, 26, no ginásio Álvaro Dantas, pela fase de classificação do Campeonato Estadual de Futsal Feminino e se aproximaram das vagas para a segunda fase do torneio.

O Atlético bateu o Glória por 8 a 4 e o Veneza derrotou o Acre Esporte por 2 a 1.

Mais dois jogos

A primeira fase do Estadual de Futsal Feminino terá mais duas partidas na quinta, 28, a partir das 18h45, no Álvaro Dantas. Villa e Cidade do Povo disputam o primeiro confronto e na sequência a Assermurb joga contra o Borussia.

Comentários

Continue lendo