Extra
Rio Branco e mais seis capitais tem serviço 5G a partir desta segunda
Com a decisão, 22 capitais passarão a contar com tecnologia
Na próxima segunda-feira (19), mais sete capitais passarão a contar com a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G, também conhecida como 5G puro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o lançamento em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.
A decisão foi aprovada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz (Gaispi), liderado pela Anatel. Com a decisão, 22 capitais terão acesso ao 5G puro. Apenas cinco capitais da Região Norte ainda não têm a tecnologia: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém.
O cronograma oficial da Anatel prevê a ativação do 5G puro em todas as capitais até 27 de novembro. A data, no entanto, poderá ser antecipada caso as operadoras consigam concluir a instalação de antenas e de filtros antes desse prazo, e o Gaispi autorize a liberação do sinal.
Parâmetros
Segundo a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais na faixa 3,5 GHz no leilão realizado no fim de 2021, deverão instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital. Cada operadora deverá ativar pelo menos oito estações em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.
Nessa etapa, o edital de licitação prevê a ativação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. O número de estações subirá conforme o avanço da tecnologia. No interior do país, o sinal do 5G puro será gradualmente ativado até 2029, conforme o cronograma da Anatel.
Chamado de standalone ou SA, o 5G puro oferece velocidade dez vezes maior que o 4G, além de menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários. A tecnologia já é oferecida em 15 capitais: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Natal.
Adiamentos
Inicialmente, o 5G deveria estar disponível em todas as capitais até 31 de julho. A Anatel, no entanto, adiou o cronograma duas vezes, por causa do atraso na entrega dos filtros que evitam que o 5G interfira em serviços profissionais de satélite. Os gargalos logísticos após a pandemia de covid-19 e a política de lockdowns do governo chinês adiaram a entrega dos equipamentos, importados na maior parte do país asiático.
Para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. A maioria dos aparelhos mais novos já vêm habilitados. As operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.
Comentários

Extra
Homem é baleado durante cerco do Gefron na BR 317 e morre no hospital em Brasiléia
Uma operação realizada por uma guarnição do Grupo Especial de Fronteira – Gefron, no decorrer do dia desta terça-feira, dia 26, resultou na apreensão de uma carga de pouco mais de três quilos de maconha tipo ‘skunk’ e uma arma, além de um homem morto.

Fernando é natural de Rio Branco.
As informações obtidas na delegacia de Epitaciolândia, dão conta que a operação de rotina ocorria na BR 317, sentido Epitaciolândia/Rio Branco, nas proximidades do km 28, quando os policiais abordaram um taxi para vistoria de rotina.
Foi quando um suspeito empreendeu fuga para dentro do mato, deixando pra trás uma quantia de drogas que estava levando. A partir daí, foi montado barreiras na tentativa de localizar o homem sem que os policiais soubessem que o mesmo estaria armado.
Depois de algumas horas, o suspeito apareceu e foi abordado. Foi quando o mesmo teria tentado sacar de uma arma, um revólver calibre 22, foi baleado no peito e caiu. Rapidamente os policiais colocaram dentro de uma das viaturas e o levaram para o hospital em Brasiléia, onde chegou ainda com vida.
Logo em seguida, foi identificado como Fernando Aparecido Santos de Oliveira, de 39 anos, natural de Rio Branco. Mesmo após receber todos os procedimentos médicos, não resistiu ao disparo que atingiu seu peito.
A arma e a droga foram levadas para a delegacia de Epitaciolândia, onde foi feito o boletim de Ocorrência e os demais procedimentos de praxe. O corpo seria preparado para ser levado ao IML na Capital e depois ser liberado aos familiares.
Comentários
Extra
Culpada: Acusada de matar e esquartejar mulher é condenada a quase 24 anos de prisão no Acre

Thaís da Silva Dutra, denunciada pela morte da jovem Sandra Lima, foi condenada a 23 anos e 9 meses de prisão em regime fechado.
A decisão foi do Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri, em sessão realizada nesta terça-feira, 26.
A acusada, que reside em Porto Velho, participou da sessão por meio de vídeo conferência.
A sentença de Thaís da Silva Dutra foi proferida pela Juíza Luana Campos, no início da noite, após quase nove horas de julgamento.
Na mesma decisão, a magistrada concedeu a ré, o direito de recorrer em liberdade.
Thaís Dutra é a quinta pessoa condenada pela morte de Sandra Lima de Souza.
A jovem foi assassinada em cinco de abril de 2020. O crime aconteceu em uma casa, localizada no Bairro Belo Jardim.
Depois de ser morta, Sandra Lima teve o corpo esquartejado pelos criminosos. Os restos mortais foram jogados em um igarapé da região.
O assassinato, segundo a denúncia, foi motivado pela guerra de facções criminosas.
Em outubro do ano passado, outros quatro réus já tinham sido condenados. Entre eles, o ex-marido de Thaís. Atualmente a acusada mora em Porto Velho, Rondônia. A defesa ainda pode recorrer da condenação.
Comentários
Extra
Polícia Civil prende ‘Irmãos Metralha’ após perseguição e troca de tiros em Brasiléia
Uma ação da Polícia Civil do município de Brasiléia, coordenado pelo delegado Erick Maciel, resultou na prisão dos ‘Irmãos Metralhas’, que vinham sendo investigados há tempos depois de divulgaram vídeos portando armas fazendo ameaças contra integrantes de grupos faccionados rivais.
A prisão de dois, aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 26, quando uma viatura realizava trabalho de rotina pela parte alta de Brasiléia, quando foram avistados por dois indivíduos que estavam em uma moto de placa boliviana, que se evadiram e se iniciou uma perseguição.
A perseguição adentrou pelas ruas do Bairro Alberto Castro, nas proximidades do Hospital Regional do Alto Acre. Foi quando o garupa passou a efetuar tiros contra a viatura, que também revidaram a injusta agressão.
Na perseguição, a dupla acessou uma rua sem saído e na tentativa desesperada de escapar, não perceberam que havia uma cerca de arame e foram de encontro, causando a queda da dupla no chão.

Em julho passado irmãos publicaram vídeos exibindo armas e ameaçando grupos faccionados rivais
Sem ter como fugir, foram rendidos, algemados e identificados; Alexandre Cavalcante que estava sendo procurado e seu irmão menor. A dupla divulgou um vídeo em julho passado exibindo armas fazendo ameaças contra grupos rivais.
O menor após ser identificado no vídeo junto com os irmãos, teve um pedido para sua internação, mas, a justiça negou. A dupla foi conduzida para a delegacia juntamente com a arma e após serem ouvidos, serão levados ao judiciário para as medidas cabíveis sobre o caso.
Matéria relacionada:
Polícia Civil aperta o cerco contra bandidos que fizeram ameaças contra agentes de Brasiléia
Comentários
-
Acre1 dia atrás
Mais um registro: Ladrões arrombam mais um comércio em Epitaciolândia
-
Extra1 dia atrás
Assaltante invade Drogaria em Epitaciolândia e foge com dinheiro
-
Extra1 dia atrás
Alexangelo Sussuarana: Da fronteira do Acre aos Pódios Mundiais de Jiu-Jitsu
-
Acre6 horas atrás
Caminhão de lixo perde controle em ladeira, atinge casa e deixa duas pessoas feridas em Cruzeiro do Sul
-
Acre1 dia atrás
Incêndio em Cobija transforma a tríplice fronteira em um mar de fumaça
-
Geral1 dia atrás
Pastor é indiciado por estupro de vulnerável contra 9 vítimas no Acre
-
Acre6 horas atrás
Criminoso tenta invadir agências de viagem e quiosques comerciais da rodoviária de Rio Branco e furta aparelho celular
-
Acre2 dias atrás
Moradores da Terra Alta recebem atendimentos especializados na 72ª do Saúde na Comunidade