fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

ICMBio abre concurso público com 98 vagas para analista ambiental

Publicado

em

Inscrições começam no dia 3 de novembro

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou nesta quarta-feira (25) o edital para a realização do concurso público com o objetivo de contratar 98 analistas ambientais e formar um cadastro reserva. O processo seletivo será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com início das inscrições no dia 3 de novembro.

De acordo com o documento, do total de vagas, 73 serão de ampla concorrência, 20 serão reservadas a candidatos negros e cinco a pessoas com deficiência. Os candidatos devem ter graduação em nível superior de qualquer área do conhecimento, com diploma registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A remuneração inicial prevista para o cargo, de 40 horas de trabalho semanal, é de R$ 9.475,72 e ainda pode ser maior caso o candidato aprovado tenha especialização, mestrado ou doutorado. Entre as atividades que deverão ser desempenhadas pelos profissionais estão regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental; monitoramento ambiental; gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas; e estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.

Além de serem aprovados nas provas objetivas e discursivas do processo seletivo, os candidatos deverão ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; ser maior de 18 anos e estar quite com as obrigações eleitorais, militares e em gozo dos direitos políticos. Para concorrer às vagas reservadas, os candidatos com deficiência passarão ainda por avaliação biopsicossocial e os candidatos negros serão submetidos ao procedimento de heteroidentificação, complementar à autodeclaração.

A taxa de inscrição no concurso público é de R$ 110 e poderá ser paga após a inscrição no site do Cebraspe, no período entre as 10h do dia 3 de novembro e as 18h do dia 22 de novembro (horário de Brasília). Durante esse período também poderá ser solicitada a isenção da taxa de inscrição.

As provas serão aplicadas no dia 21 de janeiro de 2024 e avaliarão conhecimentos relacionados à língua portuguesa; língua inglesa; noções de gestão pública; noções de direito administrativo; noções de direito constitucional; legislação e normas ambientais; integridade pública; atualidades; biodiversidade, florestas e direitos animais; mudança do clima; qualidade ambiental e bioeconomia; gestão ambiental.

Além das vagas disponibilizadas, o concurso vai organizar um cadastro reserva com os candidatos aprovados no processo seletivo e classificados, com 147 candidatos das vagas de ampla concorrência, dez candidatos das vagas destinadas às pessoas com deficiência e 39 candidatos das vagas destinadas às pessoas negras.

Edição: Graça Adjuto

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Segundo amigos, Gracyanne Barbosa e Belo voltam a morar na mesma casa: ‘Voltaram?’

Publicado

em

Por

Segundo fontes do Portal LeoDias, parece que o fim do casamento entre Gracyanne Barbosa e Belo não foi o suficiente para afastar os dois e o clima de paz pós-divórcio já teria aproximado o ex-casal novamente.

Amigos dos ex-casal alegam que os dois voltaram a dividir o mesmo teto, mesmo estando divorciados. No entanto, o que chama atenção é que essas fontes relataram que os dois, inclusive, teriam voltado a ter relações mais íntimas agora que estão vivendo juntos novamente, mesmo sem ter reatado o casamento.

Em abril, os dois anunciaram que o relacionamento de cerca de 16 anos havia chegado ao fim, e, eles não deixaram de compartilhar a mesma casa, o que acabou fazendo com que os dois se reaproximassem. Segundo o portal, os dois estão bem resolvidos e conversando bastante, o que fez com que a paz se instalasse novamente na família.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Taxista baleado durante corrida na BR-317 é socorrido às pressas ao PS de Rio Branco

Publicado

em

Criminoso fugiu em direção ao Peru após disparo à queima-roupa e operação de resgate envolveu helicóptero e múltiplas equipes de emergência.

O taxista Leandro Rudas Campos, de 50 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta terça-feira (18) na BR-317, no município de Assis Brasil, interior do Acre. Leandro, que estava trabalhando normalmente, pegou um passageiro para uma corrida até a cidade vizinha de Iñapari, no Peru.

De acordo com informações da polícia, a viagem transcorreu sem incidentes até que, inesperadamente, o cliente sacou uma arma e disparou à queima-roupa contra o abdômen de Leandro. Após o disparo, o criminoso fugiu do veículo e correu em direção ao Peru.

Ferido, Leandro conseguiu dirigir de volta a Assis Brasil, chegando à sua residência, onde pediu ajuda à esposa. Ela o conduziu até a Unidade Mista de Saúde local, onde sua condição foi estabilizada. Devido à gravidade do ferimento, foi necessário o apoio do helicóptero do Governo do Acre, que partiu de Rio Branco com uma equipe de suporte avançado.

No entanto, condições climáticas adversas forçaram o helicóptero a pousar em Xapuri. A equipe do Samu de Capixaba foi acionada e transportou Leandro de ambulância até o pronto-socorro de Rio Branco. Ele deu entrada no hospital em estado estável e será submetido a uma cirurgia para avaliar os danos internos causados pelo projétil.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Assis Brasil, que busca entender a motivação do crime e capturar o responsável pelo ataque.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Humaitá dispensa últimos reforços contratados

Publicado

em

Foto Jhon Silva: O meia Lúcio Flávio (8) foi um dos dispensados do Humaitá

Durou somente cinco dias as passagens goleiro Xandão, o zagueiro Adalto, os volantes Jeferson e Cleidson e o meia Lúcio Flávio pelo Humaitá. Os jogadores foram contratados na última semana e depois de atuações de péssimo nível contra Princesa do Solimões e Manauara, ambos do Amazonas, foram dispensados pela diretoria do Tourão por deficiência técnica.

Pediu para sair

O lateral Paulo Jeferson pediu para deixar o Humaitá e não joga mais pela equipe no Brasileiro. O atleta alegou problemas particulares e deixou o Tourão.

Base deve ganhar

Os atletas do Sub-20 devem ganhar mais espaço com o técnico interino Elison Silva para os últimos jogos no Campeonato Brasileiro da Série D. O lateral Matheus, o volante Lima e os atacantes Coitinho e Ruan podem ganhar vagas entre os titulares no confronto contra o São Raimundo. A partida será disputada no sábado, 22, às 16 horas (hora Acre), no estádio Canarinho, em Boa Vista, Roraima.

Deve definir 

Elison Silva comanda um treinamento na tarde desta quarta, 19, no campo do Airton, e deve definir os titulares para o jogo contra o São Raimundo.

Comentários

Continue lendo