fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Gladson vai devolver serviço de saneamento para os prefeitos

Publicado

em

Após a aprovação do Marco Legal do Saneamento Básico, o governador diz que não quer mais arcar com a responsabilidade dos prefeitos.

João Renato Jácome

Os serviços de água e esgoto dos municípios acreanos, incluindo o de Rio Branco, atualmente administrados pelo Departamento de Água e Saneamento (Depasa), serão devolvidos às prefeituras a partir do dia 1º de janeiro. Desde a gestão de Raimundo Angelim, na capital, os serviços do Saerb são responsabilidade do governo estadual.

Após a aprovação do Marco Legal do Saneamento Básico, o governador diz que não quer mais arcar com a responsabilidade dos prefeitos. “Eu vou devolver tudo, independente de quem será o prefeito. Cada um deverá arcar com a sua responsabilidade. Vou devolver e o governo não vai mais arcar com isso”, comentou Cameli.

O Diário Oficial do Acre publicou nesta sexta-feira, dia 18, decreto governamental que declara situação de emergência na área da ETA II, em Rio Branco, onde problemas estruturais prejudicam o abastecimento de água da capital. O problema é antigo e tem sido corrigido de forma paliativa. A entrevista de Gladson foi à Rádio Aldeia FM.

“Com a chegada do período do inverno amazônico com o aumento considerado das chuvas sob um solo instável da região da capitação da ETA II, aumentará o processo erosivo e os danos nas estruturas já atingidas e consequentemente colapso total na capitação de água e danos para a população de Rio Branco que dependem em grande parte dos trabalhos de capitação”, explica o decreto.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem acusado de agredir esposa é ferido com terçadada pelo cunhado em Tarauacá

Publicado

em

Suspeito foi atingido no braço e nas costas e precisou ser levado ao hospital; autor do ataque está foragido

Um homem suspeito de agredir fisicamente a própria esposa foi ferido a golpes de terçado pelo cunhado no último domingo (27), no bairro Triângulo, em Tarauacá. A vítima sofreu cortes no braço esquerdo e nas costas, sendo socorrida por um motociclista e encaminhada ao hospital da cidade.

Segundo informações da Polícia Militar, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de agressão com arma branca. No local, os policiais constataram que o homem ferido já havia sido levado para atendimento médico. No hospital, ele identificou o autor do ataque como sendo o irmão de sua companheira.

Buscas foram feitas na região, mas até o momento o suspeito não foi localizado. O caso segue sob investigação para apurar as circunstâncias da agressão e capturar o autor.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre destaca atuação do DPCI e expõe veículos históricos na segunda noite da Expoacre 50 anos

Publicado

em

Governador Gladson Cameli visita estande da Polícia Civil do Acre na Expoacre 50 anos e parabeniza equipe pelo trabalho realizado em todo o estado. Fotos: assessoria/ PCAC

Durante a visita ao estande, o governador Gladson Camelí fez questão de cumprimentar os policiais civis presentes, parabenizando-os pelo trabalho desenvolvido em prol da segurança pública. O chefe do Executivo estadual também registrou uma foto com os agentes, reforçando o reconhecimento e apoio à instituição.

Além da presença dos profissionais do DPCI, a Polícia Civil também encantou o público com uma exposição de veículos históricos que marcaram época na história da instituição. Entre os destaques estavam uma Toyota Bandeirante e uma motocicleta de alta cilindrada, símbolos do policiamento investigativo de décadas. Os visitantes aproveitaram para tirar fotos ao lado das relíquias, que despertaram curiosidade e nostalgia.

Para o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, a presença da instituição na Expoacre é uma forma de aproximar ainda mais a população do trabalho policial.

“Essa é uma oportunidade de mostrar à sociedade o quanto evoluímos ao longo dos anos, sem esquecer de onde viemos. O DPCI tem papel fundamental na coordenação da segurança pública em todo o estado, e os nossos veículos históricos são uma lembrança viva do compromisso da Polícia Civil com o povo acreano. Estamos felizes com a receptividade do público e com a presença do nosso governador, que tem sido parceiro constante da segurança pública”, afirmou o delegado.

Governador Gladson Cameli sobe em motocicleta Polícia Civil durante visita ao estande da PCAC na Expoacre 50 anos e interage com o público em clima de descontração. Foto: cedida

 

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Peruanos cruzam a fronteira e querem invadir o Acre com azeite de castanha da Amazônia – ACRE MAIS | Conectando o campo e a cidade.

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

O Acre pode ganhar um novo produto direto da floresta: o azeite de castanha da Amazônia. Produzido pela empresa Manutata, de Puerto Maldonado, no Peru, o óleo nobre vem chamando atenção pela qualidade e agora pode chegar às prateleiras do comércio local. A iniciativa na Expoacre 2025 por Fred Inti Bocángel, representante da Corporação de Negócios Interoceânicos (CNI), que está em busca de investidores brasileiros, especialmente no Acre.

A empresa aposta no potencial de consumo do público acreano, já acostumado com produtos da floresta, e vê grande vantagem em acordos ambientais firmados entre Peru e Suíça, que abrem portas para o beneficiamento e exportação do azeite com certificação verde. “A aceitação do produto é ótima, e queremos estreitar os laços comerciais com o Acre para expandir esse mercado”, afirmou Bocángel.

Com um sabor marcante e alto valor nutricional, o azeite de castanha promete ser uma alternativa aos óleos tradicionais, ganhando espaço tanto nas cozinhas quanto em lojas especializadas em produtos naturais. A entrada do produto no Brasil pode aquecer o mercado regional e gerar novas parcerias entre produtores dos dois lados da fronteira.

Comentários

Continue lendo