fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Líderes do “B13” são mortos durante confronto com a polícia no interior do Acre

Publicado

em

Policiais acompanhavam uma embarcação no Rio Juruá quando iniciou o confronto com grupo criminoso, os dois foram mortos durante troca de tiros com a polícia às margens do Rio Juruá

Um dos criminosos foi identificados apenas como Loirinho, já o outro teve seu nome identificado, Isaac Marcos do Carmo, foram mortos durante uma troca de tiros com a polícia às margens do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.

O fato aconteceu no domingo (10), durante a Operação Hórus Acre, realizada pela Companhia de Operações Especiais (COE), através do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Gefron.

Segundo informações da polícia, a operação teve início no dia 08 de novembro e perdurou até domingo (10), e tinha como objetivo o Patrulha Fluvial no Rio Juruá e seus afluentes, no intuito de coibir o narcotráfico, bem como ações dos “Piratas do Juruá”, que é um grupo armado que comete roubos a embarcações no trecho fluvial entre Cruzeiro do Sul e Porto Walter.

Na tarde de domingo, as patrulhas do Gefron e COE estavam escoltando uma embarcação próximo à Nova Cintra, quando se depararam com um barco suspeito e tentaram fazer a abordagem, mas os indivíduos fizeram uma manobra e foram em direção ao barranco do rio.

Na tentativa de fuga a pé, os criminosos efetuaram vários disparos contra os policiais, que reagiram. No confronto, dois criminosos, que, segundo a polícia, eram líderes da facção criminosa “Bonde dos 13”, foram mortos. Um criminoso que também estava com o grupo ainda conseguiu fugir, e mais outro acabou sendo preso e levado à delegacia de Cruzeiro do Sul. A patrulha ainda efetuou a apreensão de duas armas de fogo, sendo uma espingarda calibre 12 e uma pistola modelo Colt 45.

Os militares isolaram a área para os trabalhos da perícia criminal. Agentes do Instituto Médico Legal (IML) recolheram o corpo e levaram para a sede em Cruzeiro do Sul, onde foram realizados os devidos exames cadavérico. O caso será investigado pela Delegacia da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul.

Dois morrera, um foi preso e duas armas apreendidas em operação da polícia no Vale do Juruá, no interior do AC — Foto: Divulgação/Gefron-AC

Um dos suspeitos que morreu durante o confronto é Isaac Marcos do Carmo, que estava foragido no sistema penitenciário do Acre. Segundo a polícia, o outro ainda não foi identificado até esta segunda-feira (11), mas também se tratava de um foragido do presídio de Cruzeiro do Sul. Isaias Pereira Barbosa foi preso em flagrante.

A operação “Hórus Acre” foi deflagrada na sexta-feira (8) e tinha o objetivo de fazer o patrulhamento fluvial no Rio Juruá e seus afluentes, para coibir o narcotráfico e ação dos “piratas” – um grupo armado que comete roubos a embarcações que navegam entre Cruzeiro do Sul e Porto Walter.

A polícia fazia o acompanhamento de uma embarcação quando avistou um outro barco suspeito. Ao tentar fazer a abordagem, os indivíduos que estavam no barco jogaram o veículo em direção ao barranco do rio na tentativa de fugir e iniciaram os disparos contra os policiais.

“Tínhamos a informações de que haveria ataque a três embarcações, fizemos o acompanhamento e, de fato, se concretizou. Quatro indivíduos fizeram abordagem, houve confronto, aquele que se rendeu foi trazido preso, dois foram neutralizados e um conseguiu fugir entrando na floresta”, informou o delegado responsável pelo Gefron, Rêmullo Diniz.

Comentários

Continue lendo

Flash

Presidente da Câmara de Brasiléia e Coordenadora do Núcleo de Educação discutem melhorias no transporte escolar

Publicado

em

Reunião entre o presidente da Câmara Municipal e a coordenadora do Núcleo de Educação do Acre debate soluções para garantir acesso seguro de alunos em áreas de difícil acesso

O encontro teve como pauta central o transporte escolar, especialmente para atender os ramais mais distantes e de difícil acesso. Foto: captada 

Em reunião realizada nesta quinta-feira (14), o presidente da Câmara Municipal de Brasiléia e a professora Maria Cecília, coordenadora do Núcleo de Educação da Secretaria de Estado do Acre (SEE), debateram ações para melhorar a qualidade do ensino no município, com foco no transporte escolar.

O principal desafio abordado foi o atendimento a estudantes de ramais distantes e de acesso difícil. O presidente da Câmara destacou que a falta de transporte adequado é uma das maiores barreiras para a frequência escolar na zona rural e afirmou que a prioridade é garantir que nenhuma criança fique sem estudar por esse motivo.

Entre as propostas discutidas estão a ampliação da frota de veículos, manutenção preventiva e ajustes nas rotas para otimizar o serviço. A professora Maria Cecília reforçou a importância da parceria entre as instituições para assegurar educação inclusiva e igualdade de oportunidades a todos os alunos.

Principais pontos debatidos:
  • Ampliação da frota de transporte escolar para atender ramais distantes
  • Manutenção preventiva dos veículos para maior segurança dos alunos
  • Ajustes nas rotas a fim de otimizar o atendimento e reduzir tempo de deslocamento

O presidente da Câmara destacou que garantir o acesso à educação é uma prioridade:

“Queremos assegurar que nenhuma criança deixe de estudar por falta de transporte adequado”, afirmou.

Já a professora Maria Cecília reforçou a importância da parceria entre o Legislativo e o Executivo para viabilizar soluções:

“A educação inclusiva exige esforço conjunto. Estamos buscando alternativas para que todos os alunos tenham acesso à escola com segurança e regularidade.”

As propostas discutidas serão analisadas pela SEE para implementação ainda neste ano letivo. A iniciativa reforça o compromisso das instituições com uma educação mais acessível e igualitária em Brasiléia.

A iniciativa reforça o compromisso das autoridades em investir no futuro da educação em Brasiléia, garantindo acesso seguro e regular às escolas.

Entre as propostas discutidas estão a ampliação da frota, manutenção preventiva dos veículos e ajustes nos roteiros para otimizar o atendimento. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Flash

Neste sábado, Prefeitura de Brasiléia leva atendimento médico e serviços à população rural com a 1ª edição do Saúde em Ação na Comunidade

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a primeira edição do Programa Saúde em Ação na Comunidade, iniciativa que leva atendimento médico, exames e serviços gratuitos diretamente às localidades rurais.

A ação acontecerá neste sábado (16), no KM 84+60 do Ramal Santa Luzia, na Colocação São Francisco (Seringal Amapá), na residência da dona Ana do Curuçá.

Durante o evento, moradores terão acesso a 16 tipos de atendimentos e serviços e a duas especialidades médicas: pediatria e ginecologia.

Entre os serviços ofertados estão: vacinas, testes rápidos, teledermatologia, coleta de PCCU, ultrassonografia, atendimento psicológico, atendimento médico, atendimento odontológico, atendimento de enfermagem, dispensação de medicamentos, eletrocardiograma, cortes de cabelo, orientações sobre o Bolsa Família, entre outros.

Mais de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e equipe de apoio estarão envolvidos na ação, garantindo qualidade e agilidade no atendimento à população.

O prefeito Carlinhos do Pelado destacou que o programa é mais um passo para aproximar a saúde das famílias que vivem nas áreas mais distantes.

“Nosso compromisso é levar dignidade e qualidade de vida para todos os moradores de Brasiléia, independentemente da distância. Com o Saúde em Ação, a Prefeitura chega até onde a população está, garantindo atendimento e acolhimento para todos”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, reforçou a importância da ação e convidou a comunidade a participar.

“Estamos levando uma estrutura completa, com profissionais qualificados e equipamentos, para que cada pessoa possa cuidar da sua saúde sem precisar se deslocar até a cidade. É fundamental que todos tragam documento com foto, cartão do SUS e CPF”, orientou o secretário.

A Prefeitura de Brasiléia reforça que esta é apenas a primeira edição do programa e que novas comunidades serão atendidas nos próximos meses.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Jerry Correia acompanha finalização do Ramal do Bom Sucesso e faz convite a todos os romeiros

Publicado

em

Finalizando mais um dia de trabalho nesta quarta-feira, o prefeito Jerry Correia acompanhou de perto a conclusão dos serviços de recuperação do Ramal do Paraíba, principal via de acesso à comunidade do Cumaru, também conhecido como Ramal do Bom Sucesso.

A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Infraestrutura Rural, sob a coordenação do secretário Zé do Posto e com o empenho de toda a equipe de operadores. O prefeito agradeceu ainda ao Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), que tem sido um grande parceiro, cedendo uma de suas máquinas para a execução dos serviços.

Com o ramal totalmente recuperado, a Prefeitura garante não apenas o tráfego seguro dos moradores, mas também a chegada tranquila dos romeiros e fiéis que participarão, nesta sexta-feira, da tradicional celebração em homenagem à Santa Raimunda do Bom Sucesso.

“Todos os anos mantemos o compromisso de chegar com nossas equipes para melhorar as condições de todos os ramais de Assis Brasil. É uma forma de valorizar nossas comunidades e de receber bem quem precisa se deslocar para eventos importantes como este”, destacou o prefeito Jerry Correia.

A Prefeitura de Assis Brasil reforça o convite para que todos participem da festividade religiosa e agradece à Secretaria Municipal de Agricultura e Infraestrutura Rural pelo empenho em mais esta entrega.

Comentários

Continue lendo