Cotidiano
Com Gerson, Flamengo divulga os relacionados para enfrentar o Bragantino
Volante não treina neste sábado, mas tendência é de que seja titular no jogo deste domingo. Dúvida na equipe é quem será o substituto de Diego, suspenso. Gomes e Pepê são candidatos
Por Fred Huber — Rio de Janeiro
Após o treino da manhã deste sábado, o Flamengo anunciou os relacionados para o confronto com o Bragantino, domingo, no estádio Nabi Abi Chedi. Gerson, que deixou o campo na vitória contra o Vasco com um entorse no tornozelo direito, está na lista.
O volante não participou das atividades no campo neste sábado, mas tem boas chances de começar a partida contra o Bragantino. Situação semelhante ao que aconteceu antes do clássico com Vasco, em que era dúvida por causa de um entorse no pé.
Desta forma, a tendência é de que Rogério Ceni faça apenas uma mudança no time, já que Diego está suspenso. Gomes e Pepê são dos dois candidatos mais fortes para a vaga. A provável escalação é: Hugo Souza, Isla, Arão, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Gomes (Pepê), Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Apesar de não ser um primeiro volante, Gomes é quem tem mais características de marcação. Pepê tem a confiança de Ceni, tem treinado como segundo volante e entrou durante todas as últimas partidas.
Com a ausência de Diego, o volante colombiano Richard Ríos foi incluído na relação.
O Flamengo é o segundo colocado do Brasileiro com dois pontos a menos que o líder Internacional, que já entra em campo nesta rodada na quarta-feira, dia 10, para enfrentar o Sport, no Beira-Rio.
Brasileirão: Por que Flamengo x Bragantino será único jogo deste domingo?
Marcado para hoje (7), às 20h30 (horário de Brasília), Red Bull Bragantino x Flamengo é o único jogo do dia no Brasileirão. E os motivos são televisivos. Globo e CBF entraram em acordo para ajustar a tabela atendendo a interesses estratégicos da emissora.
Foi apurado que a Globo quis deixar a tarde livre para a transmissão da semifinal do Mundial de Clubes da Fifa entre Palmeiras e Tigres (MEX), às 15h. O torneio tem sido tratado com muita prioridade pela emissora, que usa o evento para testar o protocolo que será adotado para os Jogos Olímpicos de Tóquio em julho. É a primeira cobertura em que profissionais da Globo no Brasil viajaram para outro país desde o início da pandemia da covid-19.
Red Bull Bragantino x Flamengo será narrado por Gustavo Villani com comentários de Júnior e Lédio Carmona no Sportv. O público no estado de São Paulo só assistirá ao jogo no Premiere.
Flamengo, Brasileirão, Bragantino, Único, Jogo, Domingo, Mengão
Comentários
Cotidiano
Mais de 1,8 milhão de litros de agrotóxicos foram utilizados no Acre em 2024; 4 municípios concentraram mais de 50% do uso
No total, foram emitidas mais de 30 mil receitas agronômicas, documentos emitidos por profissionais para certificar o uso correto dos defensivos agrícolas. Maioria das prescrições foi para uso em pastagens.
O Acre chegou a mais de 1,8 milhão de litros de agrotóxicos utilizados em 2024, com quatro municípios concentrando mais da metade do uso. Os dados constam em um relatório da Coordenação de Fiscalização de Agrotóxicos e Afins (Cofia), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).
O monitoramento é baseado nas receitas agronômicas emitidas, que, obrigatoriamente, devem ser encaminhadas ao Idaf por comerciantes. As receitas agronômicas são emitidas por engenheiros agrônomos ou técnicos agrícolas e são obrigatórios para a aplicação de insumos agrícolas. Ao todo, o número totaliza 1.804.437,86 litros.
Segundo o estudo, o município com maior uso dos defensivos agrícolas foi Xapuri, com 287,2 mil, seguido por Plácido de Castro, com 261,2 mil, e Rio Branco, com 255,6 mil. O quarto município que completa a lista dos líderes é Senador Guiomard, com 220,2 mil litros. Estes quatro municípios acumularam 56,78% das prescrições de todo o estado.
O relatório ressalta que, apesar da estatística ser uma das principais ferramentas de fiscalização, pode ocorrer variações no grau de confiabilidade dos registros de emissões, já que “muitos dos profissionais responsáveis pela emissão desses receituários não realizam visitas às propriedades rurais para avaliar as condições locais nem diagnosticam os danos reais causados pelas pragas”.
Além disto, há o risco de aplicação em culturas não previstas ou em áreas urbanas, o que é proibido por órgãos como Anvisa, Ibama, e outros. Ao todo, foram 30.334 prescrições emitidas no estado em 2024.
“O uso inadequado de agrotóxicos, aliado a prescrições sem uma avaliação rigorosa, pode aumentar significativamente o risco de contaminação crônica e aguda em trabalhadores rurais e consumidores, ainda elevando os níveis de resíduos em produtos agrícolas e contaminando solos e águas”, destaca o estudo.
Culturas aplicadas
A maior parte dos inseticidas ou pesticidas aplicados no estado foram destinados a pastagens, com mais de 1,2 milhão de litros utilizados (71,44%).
“Isso reflete a relevância dessa cultura para a economia e a necessidade de controle de pragas e doenças em grandes áreas de pasto, que são predominantes no Estado”, acrescenta o relatório.
Entretanto, culturas como soja e milho, que também possuem importância econômica no Acre, tiveram 14,60% e 10,62%, respectivamente, do uso de agrotóxicos.
“Esses dados indicam que a gestão do uso de agrotóxicos no Acre é fortemente influenciada pelas características das culturas predominantes, como as pastagens, que demandam maior aplicação, e que há uma necessidade contínua de monitoramento para garantir a utilização responsável dessas substâncias, especialmente nas culturas de maior consumo”, destaca.
Estas aplicações ocorrem, principalmente, no controle de plantas daninhas como a Sida santaremnensis (guanxuma), Acacia plumosa (arranha gato) e Sida rhombifolia (guanxuma).
Defensivos utilizados
O relatório também revela os agrotóxicos mais utilizados de acordo com a concentração dos ingredientes ativos utilizados. Neste recorte, o 2,4-D foi o ingrediente ativo mais prescrito, com 31,15% do total, e 385.205,65 litros comercializados. “Este herbicida, amplamente empregado no controle de plantas daninhas em pastagens e cultivos, destaca-se como a principal substância ativa […]”, cita o documento. Logo depois, estão o Picloram (16,84%) e Glifosato (16,43%).
Publicidade:
Comentários
Cotidiano
Considerada candidata natural ao governo em 2026, Mailza defende projeto único
A vice-governadora se diz pronta para compor, entender cada situação, cada grupo. “O ideal é que sigamos juntos nessa caminhada, porque todo mundo faz parte dela”
A vice-governadora Mailza Assis tem se movimentado nas últimas semanas, com o apoio do governador Gladson Cameli, em direção à construção de seu nome como possível candidata ao governo do Estado em 2026. Durante posse da Mesa Diretora da Aleac ocorrida na manhã deste sábado, 1º, a vice-governadora reforçou que a união entre todos os integrantes da base aliada é o ideal para manter de pé um projeto único de governança para o estado.
“Direito de candidatura todos nós temos. Mas ele é construído através da conversa, do diálogo e, principalmente, da intenção dos projetos que precisam convergir para o mesmo objetivo. Isso é o mais importante. A composição é natural que venha e faz parte da discussão política em torno de um projeto”.
Mailza Assis que desconsidera que sua candidatura seja, em algum momento, vista como oposição. Para ela, seu nome é uma continuação pensada com a união. A vice-governadora se diz pronta para compor, entender cada situação, cada grupo. “O ideal é que sigamos juntos nessa caminhada, porque todo mundo faz parte dela”.
Ao percorrer órgãos públicos e secretarias, a vice-governadora quer reconhecer dentre todas as secretarias qual o papel e a força política de cada um. “Essa é minha função como pessoa pública. Tenho feito isso com mais intensidade por um único objetivo, de A intenção é seguir rumo ao objetivo Papel como pessoa pública, com ais intensidade que é governar bem o estado, cuidar bem do estado”.
Você precisa fazer login para comentar.