Conecte-se conosco

Cotidiano

Câmara de Brasiléia aprova Projeto de Lei do Executivo que Institui Programa de Recuperação Fiscal – Refis 2021

Publicado

em

Com todos os cuidados necessários de prevenção contra o contágio do novo corona vírus(COVID-19), a Câmara Municipal realizou na sala de sessões José Cordeiro Barbosa nesta terça-feira,11, a decima primeira sessão ordinária do ano, presidida pelo Vereador Vice-Presidente Marquinho Tibúrcio (MDB).

Estiveram presentes os vereadores Elenilson Cruz (PT), Reinaldo Gadelha (MDB), Marinete Mesquita (PT), Leomar Barbosa (PSD), Neiva Badotti (PSB), Leonir Castro (PP) e Rogerio Pontes (PROS).

Durante o Expediente, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 008 do executivo que: institui o REFIS 2021– tem por objetivo proporcionar aos contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) a renegociação de débitos junto ao Poder Público, a PL do Refis permite ao contribuinte a chance de acertar suas pendências em impostos municipais e evitar que os débitos sejam questionados judicialmente.

O novo Refis traz maior facilidade para o pagamento dos débitos, como parcelamentos e descontos para pagamento à vista. O Projeto de Lei atendeu a uma iniciativa do Vereador Reinaldo Gadelha, que havia encaminhado algo semelhante à Prefeitura de Brasiléia na 8ª sessão ordinária.

Também foi comunicado que para a próxima sessão será apresentado e levado a votação a PL de autoria da Vereadora Neiva Badotti que institui o dia municipal do Doador de Sangue.

No grande expediente os vereadores solicitaram:

Vereador Leomar Barbosa (PSB)

Vereador Leomar Barbosa (PSB):  O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou falando sobre aquisições de patrimônios públicos do executivo, no qual um veículo público, está sendo usado como carro particular pelo secretário de finanças Tadeu Hassem, como se fosse de sua propriedade, fechando assim a porta para as demandas do município em prol da população.

O parlamentar solicitou esclarecimentos do poder executivo sobre a emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão, destinada para a compra de uma ambulância tipo (A) para Brasiléia no ano de 2017, Ambulância essa que nunca foi encontrada no município.

Solicitou para prefeitura de Brasileia através da secretaria de obras os trabalhos de recuperação nos ramais e pontes de difícil acesso no KM 59, no ramal do Cajueiro, pois foram promessas políticas e os moradores estão cobrando, o parlamentar finalizou pedindo respeito na condução do dinheiro público, pois foi liberado dinheiro para a execução dos trabalhos em ramais e ficam na expectativa de ter os seus pedidos atendidos.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou mostrando estar entristecido ao ver que um veículo público destinado para atender as necessidades da população está sendo usado como carro particular pelo secretário de finanças, Tadeu Hassem, Deixou claro que dinheiro destinado para compras ou aquisições não pode ser desviado de funções.

Solicitou para o ICMBio a flexibilidade em conceder a licença para a instalação da rede de energia elétrica no ramal da Pinda KM 59, Solicitou a demarcação dos pontos de táxis municipais e intermunicipais na Av. Manoel Marinho Monte e na praça dos seringueiros, pois quando os profissionais querem estacionar já tem outros veículos estacionados no referido local de trabalho dos taxistas.

Solicitou para a prefeitura de Brasileia através da secretaria de obras, os serviços de reposição de lâmpadas queimadas na rua Roraima, no bairro três botequins. Ressaltou sobre as desculpas esfarrapadas que o executivo sempre coloca em nome do procurador do município o Sr. Francisco Valadares Neto, em relação a proibição do procurador na execução de obras no município, que isso acabe pois são absurdas as desculpas.

Finalizou pedindo para que a prefeitura de Brasiléia pare com demagogia e atenda a população de uma maneira mais sensata, na execução de seus projetos.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)

Vereadora Marinete Mesquita (PT): a parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou dizendo que enquanto parlamentar não poderia deixar de manifestar com relação ao inquérito propagado nos meios de Comunicação sobre a investigação do crime de peculato no executivo Municipal envolvendo o secretário de finanças, Tadeu Hassem.

Finalizou abrindo um leque para duas vertentes, com a coerência no qual chegou até o legislativo e com a mesma coerência que irá sair exercendo até o último dia do mandato, manifestou que segue acreditando na gestão do poder executivo, enquanto não transitado ou julgado o secretário é inocente, pois é de fundamental importância não colocar o município em situação de interrogações,  a Parlamentar Ressalta que seguirá fazendo um trabalho coerente embora pertencendo à base, a mesma não deixa de ser população com o mandato totalmente participativo.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)

Vereadora Neiva Badotti (PSB): a Parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou falando a respeito do projeto de sua autoria apresentado para o poder executivo, no qual institui o dia municipal de doadores voluntários de sangue, e dispõe-se sobre incentivo de doações de sangue no âmbito do município.

A parlamentar solicitou para a prefeita de Brasiléia através da secretaria de obras a melhoria de lombadas que estão muito altas na ponte da comunidade do Nazaré, e ramal da Eletra, as lombadas estão danificando os veículos, na mesma indicação solicitou reposição de lâmpadas queimadas no bairro do Nazaré, solicitou para que o poder legislativo encaminhe um documento à Energisa, pois o ramal que dar acesso ao bairro está totalmente às escuras, ficando muito propício para a prática de furto e violência no local.

Agradeceu a prefeitura de Brasiléia através da secretaria de obras por terem solucionado o problema do bueiro no ramal da Eletra, pediu para que mais adiante seja solucionado o problema de um bueiro próximo à casa da dona Dita, Solicitou para que o executivo através do setor competente atenda o pedido de melhorias nos ramais do KM 47 e pão de açúcar, cobrou do secretário de obras o encaminhamento de um cronograma de trabalho com os ramais a serem contemplados.

Finalizou se solidarizando com a deputada estadual Maria Antônia (PROS) e seu esposo Francisco Vagner Amorim, “Deda”, pela forma sorrateira que tiraram o partido das mãos deles, “somos conhecedores de tudo o que a deputada fez em prol do estado do acre, com o seu esposo”.

Rogerio Pontes (PROS)

Rogerio Pontes (PROS): O Parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou solicitando ao poder executivo através da secretaria de obras, que seja realizado os trabalhos de melhorias do ramal do Ételvi KM 75 e a revitalização em uma ponte localizada no referido ramal próximo ao senhor Carlinhos, reinvindicação essa solicitada a mais de 20 dias, sem respostas do poder executivo, colocando em perigo a vida das pessoas que por ali trafegam.

O vereador ressaltou que não é erro algum, o veículo público de emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão, estar nas mãos do gabinete no executivo municipal, pois de várias outras gestões que administraram o município, a da Fernanda Hassem não é a primeira vez que ocorre o fato, tendo em vista que toda gestão poderá acontecer.

Finalizou dizendo que o poder executivo tem muita coisa para se fazer em prol da população, mais é preciso ter calma pois nem tudo que o legislativo solicita é atendido com velocidade pela prefeitura de Brasiléia, as demandas são muitas, e aos poucos as reinvindicações serão atendidas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Detran-AC notifica motoristas com risco de suspensão da CNH e exige defesa até 3 de janeiro

Publicado

em

Edital publicado no Diário Oficial desta quinta (4) convoca condutores autuados para apresentarem defesa prévia; ausência de manifestação pode resultar em julgamento à revelia e penalidades unificadas de multa e suspensão

O Detran informa que as defesas podem ser protocoladas pelo site oficial do órgão ou presencialmente, além das Ciretrans, dentro dos horários e prazos de atendimento. Foto: arquivo

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial do Estado, um edital de notificação que convoca motoristas autuados por infrações passíveis de suspensão do direito de dirigir a apresentarem defesa prévia até 3 de janeiro de 2026.

De acordo com o documento, proprietários, possuidores e principais condutores dos veículos listados devem protocolar a defesa por escrito ou indicar o real condutor infrator no prazo estabelecido. As autuações mencionadas geram processos administrativos que podem resultar, de forma unificada, nas penalidades de multa e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O órgão informa que as defesas podem ser enviadas pelo site oficial do Detran-AC ou protocoladas presencialmente na sede (Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera) ou nas Ciretrans, dentro dos horários de atendimento. O edital alerta sobre as consequências da ausência de manifestação no prazo legal:

  • A não apresentação de defesa resultará em julgamento do processo à revelia;

  • Caso o proprietário ou principal condutor (pessoa física) não indique o real condutor, será considerado o infrator;

  • Defesas não apresentadas, não conhecidas ou não acolhidas permitem ao Detran-AC aplicar as penalidades cabíveis;

  • O pagamento da multa não impede a aplicação da suspensão.

A convocação reforça a importância de os motoristas regularizarem suas situações para evitar a perda temporária do direito de dirigir.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Justiça Eleitoral absolve prefeito e vice de Porto Walter de acusação de compra de votos

Publicado

em

A 4ª Zona Eleitoral de Cruzeiro do Sul considerou improcedente ação que alegava captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2024; juíza entendeu que acusações não tinham provas materiais ou testemunhais robustas

A representação havia sido proposta por Alsineis José Gonçalves da Silva, então candidato a prefeito, e pela Coligação Unidos por Porto Walter, composta por PDT, PSB, MDB e Federação Brasil da Esperança (FE Brasil). Foto: captada 

A 4ª Zona Eleitoral de Cruzeiro do Sul decidiu, nesta quinta-feira (4), pela improcedência da ação que acusava o prefeito de Porto Walter, Sebastião Nogueira de Andrade, e o vice, Guarsonio Carlos Melo de Souza, de captação ilícita de sufrágio – a chamada compra de votos – nas eleições municipais de 2024. A representação havia sido proposta pelo ex-candidato a prefeito Alsineis José Gonçalves da Silva e pela Coligação Unidos por Porto Walter (PDT, PSB, MDB e FE Brasil).

Os autores alegavam que os eleitos teriam praticado compra de votos no período eleitoral. A defesa dos representados, porém, sustentou que as acusações eram genéricas, sem comprovação e baseadas em interpretações subjetivas de vídeos anexados ao processo. A contestação afirmou que as gravações não mostravam pedidos de votos, oferta de vantagens ou qualquer participação dos acusados em condutas irregulares.

Na decisão, a juíza eleitoral Rosilene de Santana Souza concordou com os argumentos da defesa e entendeu que as alegações careciam de respaldo probatório. Segundo ela, não havia elementos capazes de demonstrar a anuência dos réus com a compra de votos. A magistrada ressaltou a necessidade de provas materiais e testemunhais robustas para justificar a cassação de mandatos.

O advogado do prefeito, Yzaahu Paiva, comemorou a decisão:

— A decisão foi dentro do que esperávamos, não havia provas da participação do prefeito em qualquer ato ilícito. O Judiciário optou por respeitar a soberania do voto.

Com o resultado, Sebastião Nogueira e Guarsonio Melo seguem mantidos nos cargos para os quais foram eleitos em 2024.

Com o resultado, Sebastião Nogueira e Guarsonio Melo seguem mantidos nos cargos para os quais foram eleitos pela população de Porto Walter em 2024. Foto: internet 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em Tarauacá, Procon intensifica fiscalização e alerta sobre venda clandestina de fogos com estampido

Publicado

em

“O consumidor que identificar irregularidades pode denunciar pelo 151 ou pelo número (68) 3223-7000, que recebe tanto ligações quanto mensagens via WhatsApp”, destacou.

Procon reforçou orientações aos comerciantes e destacou a importância da prevenção. Foto: cedida

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) realizou uma ação educativa e repressiva para coibir a comercialização irregular de fogos de artifício com estampido no em Tarauacá, nesta semana. A operação foi executada pela equipe de fiscalização do Procon no município após denúncias de consumidores e busca garantir o cumprimento da legislação estadual que proíbe, em todo o Acre, a venda desse tipo de produto.

Durante as visitas aos estabelecimentos, nenhuma irregularidade foi confirmada. Ainda assim, o Procon reforçou orientações aos comerciantes e destacou a importância da prevenção. Segundo o chefe da Fiscalização, John Lynneker, a atuação contínua é essencial para proteger a população e preservar o bem-estar coletivo.

“Trata-se de uma ação de caráter educativo e também repressivo no que tange à venda de fogos com estampido. O Procon recebeu algumas denúncias, fizemos a fiscalização e até o momento não foi identificado qualquer irregularidade. É importante mencionar que o estado possui uma lei que proíbe a venda de fogos com estampido, principalmente para proteger os animais e as pessoas com sensibilidade ao barulho. O Procon trabalha para que essa prática não aconteça, coibindo qualquer tipo de irregularidade”, explicou Lynneker.

O chefe da Fiscalização também lembrou que os estabelecimentos que forem flagrados descumprindo a lei podem sofrer sanções administrativas severas: “O comércio que for pego vendendo fogos proibidos poderá sofrer desde advertências até multas, e no caso da venda de fogos com estampido trata-se de uma penalidade bem salgada. A venda desse tipo de produto está terminantemente proibida no estado do Acre. O consumidor que identificar irregularidades pode denunciar pelo 151 ou pelo número (68) 3223-7000, que recebe tanto ligações quanto mensagens via WhatsApp”, destacou.

O Procon/AC reforça que a fiscalização da lei é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar da população. Fogos barulhentos podem causar sofrimento a pessoas vulneráveis, como autistas, idosos, bebês e indivíduos sensíveis ao ruído. O impacto também atinge animais domésticos e silvestres, provocando estresse, fugas e até mortes.

Fogos barulhentos podem causar sofrimento a pessoas vulneráveis, como autistas, idosos, bebês e indivíduos sensíveis ao ruído. Foto: cedida

Além disso, o risco de acidentes e incêndios aumenta significativamente durante o período de estiagem. A orientação do órgão é clara: consumidores devem optar por fogos silenciosos, que proporcionam celebrações mais seguras e inclusivas, enquanto os comerciantes devem atentar às normas para evitar penalidades.

“O nosso objetivo não é apenas punir, mas conscientizar. A sociedade está cada vez mais atenta às consequências do uso de fogos com estampido, e a participação de todos é essencial para construirmos um ambiente mais seguro, saudável e respeitoso”, reforça o chefe da Fiscalização do Procon/AC, , John Lynneker.

Comentários

Continue lendo