Cotidiano
Vasco empata amistoso com a Seleção do Abunã e vai fazer mais jogos

Foto PHD: Erick Rodrigues quer aproveitar o espaço na tabela para realizar amistosos
O Vasco empatou com a Seleção do Abunã neste domingo, 6, na Vila Extrema, Rondônia, por 3 a 3, em um duelo amistoso como parte da preparação para a disputa da segunda fase do Campeonato Estadual Sub-20.
“Foi um amistoso importante por vários aspectos. A meta é entrosar ainda mais a equipe para a fase decisiva do Estadual”, comentou o técnico Erick Rodrigues.
Pacheco marca 3 vezes
O atacante Pacheco foi o destaque do amistoso marcando os três gols vascaínos.
“O Pacheco sofreu com lesão no início do Estadual, mas vem evoluindo e será importante para o Vasco”, avaliou o treinador.
Contra o São Francisco
O Vasco faz mais um amistoso nesta segunda, 7, a partir das 14 horas, contra o São Francisco, no Carlos Simão.
Comentários
Cotidiano
Elenco do Santa Cruz inicia treinos para o Estadual Sub-20

O elenco do Santa Cruz iniciou nessa segunda, 12, no CT do Cupuaçu, a preparação visando a disputa do Campeonato Estadual Sub-20, competição programada para o mês de abril. A base da última temporada será mantida.
“Perdemos o título em 2025 e esse foi um duro golpe. Fizemos um planejamento para a atual temporada e vamos trabalhar em busca do objetivo”, declarou o técnico do Santa Cruz, Pedro Balu.
Monitoramento da Copa São Paulo
O presidente do Santa Cruz, Léo Raches, confirmou um trabalho de monitoramento da Copa São Paulo.
“A nossa comissão técnica vem acompanhando os jogos da Copa São Paulo e avaliando os atletas. Vamos trazer reforços para o Estadual”, afirmou o dirigente.
Em abril
Os jogadores do Santa Cruz irão trabalhar por 3 meses para a disputa do Estadual. A competição começa no mês de abril e vale as vagas do futebol acreano na Copa São Paulo e na Copa do Brasil em 2027.
Comentários
Cotidiano
Wendell Barbosa recebe a faixa preta e os desafios serão maiores

Wendell Barbosa recebeu no domingo, 11, na academia Atitude a faixa preta de jiu-jitsu. O paratleta começou a caminhada dentro dos tatames depois do acidente de moto.
“Depois de oito anos, receber a faixa preta de jiu-jitsu é uma vitória esportiva, mas principalmente na vida pessoal. O acidente poderia ter mudado completamente a minha vida e o esporte por intermédio do jiu-jitsu abriu várias portas e sou muito grato a Deus”, declarou Wendell Barbosa.
Maiores desafios
Wendell Barbosa voltará às competições nacionais e internacionais em 2026 como o faixa preta e os desafios nas competições serão maiores.
“Os desafios serão mais difíceis. Muitos atletas têm oito anos e até mais como faixa prepara e esse é o meu tempo dentro do esporte. Vou treinar mais porque vou em busca de mais títulos importantes para o Acre”, afirmou o paratleta.
Comentários
Cotidiano
Colisão contra postes: Abalroamentos de postes deixaram 92 mil consumidores sem luz no Acre em 2024, diz Energisa
Dados da Energisa mostram que acidentes no final do ano geram impacto severo; reparos podem levar até 8 horas e afetam comércios, escolas e unidades de saúde

No caso de um abalroamento com poste, e recomenda que, se possível, aguarde dentro do carro, não toque em partes metálicas e fios, espere a equipe da concessionária. Foto: captada
Colisões de veículos contra postes deixaram 92 mil consumidores sem energia elétrica no Acre, segundo dados da Energisa. Foram 113 ocorrências ao longo do ano de 2024, entre novembro e dezembro 21 ocorrências foram registradas — leve redução em relação a 2023 —, mas o número de clientes afetados dobrou ano passado, indicando impactos mais severos. Os meses com mais registros foram janeiro, abril, maio e dezembro, períodos de maior fluxo nas estradas e, no final do ano, de chuvas que reduzem a visibilidade.
De acordo com o coordenador da Energisa Acre, Jhony Poças, a substituição de um poste danificado pode levar de 4 a 8 horas, dependendo do acesso e da extensão dos danos. “Mesmo com manobras para transferir a carga e nossa tecnologia de proteção, a região próxima ao acidente fica sem energia por segurança durante o reparo”, explicou.
A concessionária alerta para os riscos de choque elétrico e para os transtornos causados a escolas, unidades de saúde e comércio. A rede possui sistema que desativa o fornecimento automaticamente em caso de interferência, mas a interrupção local é inevitável durante os reparos.
Meses com maior incidência:
-
Janeiro, abril, maio e dezembro – períodos de maior fluxo de veículos (férias, feriados) e, em dezembro, de condições climáticas adversas (chuvas fortes, redução de visibilidade).
Impacto nas comunidades:
-
Escolas, unidades de saúde e comércios podem ficar sem energia por horas;
-
Risco de choque elétrico para envolvidos no acidente;
-
Tempo de reparo: Substituição de um poste leva de 4 a 8 horas, dependendo da localidade e da extensão dos danos.
Procedimentos da distribuidora:
De acordo com o coordenador da Energisa Acre, quando ocorre uma colisão:
-
A rede é desativada automaticamente por sistemas de proteção;
-
Manobras de transferência são feitas para restabelecer energia ao maior número possível de clientes;
-
A área próxima ao poste atingido permanece desligada por questões de segurança durante os reparos.
Tecnologia e limites:
A empresa reforça que as redes possuem proteção que desliga o fornecimento ao detectar interferências, mas danos graves podem exigir a troca de múltiplos postes e afetar bairros inteiros.
Os dados reforçam a vulnerabilidade da infraestrutura elétrica em vias de grande movimento e a necessidade de campanhas de conscientização sobre direção segura, especialmente em períodos chuvosos.
A Empresa/Energisa estuda reforçar a sinalização em trechos críticos e ampliar a comunicação com condutores. Enquanto isso, a população pode reportar postes danificados pelo telefone 0800 647 0120.
O aumento no número de afetados por ocorrência – mesmo com menos acidentes – sugere que as colisões têm ocorrido em pontos cada vez mais centrais da rede, onde um único poste atende a centenas ou milhares de consumidores

Você precisa fazer login para comentar.