Conecte-se conosco

Cotidiano

The Best 2022: Lionel Messi é eleito o melhor do mundo da Fifa pela sétima vez

Publicado

em

Campeão da Copa do Catar com a seleção argentina, craque desbancou os franceses Kylian Mbappé e Karim Benzema para ser coroado com o troféu

Lionel Messi levou a Argentina ao tricampeonato mundial na Copa do Catar

Lionel Messi recebeu da Fifao prêmio de melhor jogador do mundo na cerimônia The Best 2022, realizada na noite desta segunda-feira, 27, em Paris, na França. Campeão da Copa do Catarcom a seleção argentina, o craque do Paris Saint-Germain desbancou os franceses Kylian Mbappé e Karim Benzemapara ser coroado com o troféu. Desta forma, o “Extraterrestre” dispara como maior vencedor da premiação, agora com sete taças – anteriormente, o astro também já havia ganhado em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019. Nesta edição, os atletas foram avaliados no período de 8 de agosto de 2021 a 18 de dezembro de 2022. Inicialmente, um grupo de especialistas da Fifa escolheu 14 jogadores para concorrer ao troféu, sendo os brasileiros NeymarVinicius Júniordois deles. Dessa lista, foram escolhidos os três finalistas, pelo júri internacional composto por técnicos de seleções, capitães dessas equipes nacionais, jornalistas da área e torcedores que votaram através do site da entidade.

Oscilando em sua primeira temporada no time de Paris, Messi conseguiu seu sétimo prêmio da Fifa graças ao desempenho mostrado com a seleção argentina. Ainda em 2022, o craque levou seu país ao título da Finalíssima, torneio que reúne os atuais vencedores da Copa América e da Eurocopa. Depois, entre novembro e dezembro do ano passado, o astro fez algo ainda mais especial: guiou a Argentina ao tricampeonato mundial. Com gols, assistências impressionantes e atuações de gala, o “hermano” foi extremamente decisivo na Copa do Catar. Considerando todo o período avaliado pela entidade, o jogador de 35 anos somou 45 gols e 34 assistências em 74 partidas. Fora as conquistas com a Albiceleste, Messi também ganhou o Campeonato Francês e a Supercopa da França com o PSG.

Agora, Lionel Messi amplia sua vantagem para Cristiano Ronaldo, português detentor de cinco prêmios da Fifa – Entre as mulheres, Martapermanece como maior ganhadora, com seis taças. A entidade criou a premiação de melhor jogador em 1991, enquanto a de principal jogadora apenas em 2001. Desde 2016, ano de estreia do The Best, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. Em 2022, como a Copa do Mundo foi realizada entre novembro e dezembro, a edição teve um período maior de avaliação. A honraria, vale lembrar, chegou a ser unida à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela revista “France Football”, entre 2010 e 2015. Hoje, no entanto, as duas premiações são separadas e têm formatos diferente de votação. O atual vencedor da Bola de Ouro é Karim Benzema, enquanto o maior ganhador é Lionel Messi, também com sete taças.

Único brasileiro com possibilidade de ganhar um troféu no The Best 2022, o atacante Richarlison não ficou com o Prêmio Puskás, entregue ao autor do gol mais bonito. Apesar da pintura marcada na vitória da seleção brasileira sobre a Sérvia, na rodada de abertura da Copa do Mundo, o Pombo foi superado. O grande ganhador foi o polonês Marcin Oleksy, jogador do Warta Poznan e que tem a perna esquerda amputada. Assista acima.
A Fifa também prestigiou os melhores goleiros no The Best 2022. Na categoria masculina, o também argentino Emiliano Martínez foi o grande vencedor. Herói na conquista da Copa do Mundo, o arqueiro Aston Villa superou Thibaut Courtois, fundamental na conquista do Real Madrid na Liga dos Campeões. O marroquino Yassine Bounou, quarto colocado do Mundial com o Marrocos, ficou na terceira posição. No feminino, a britânica Mary Earps, jogadora do Manchester United, leva prêmio de melhor goleira. A goleira inglesa também esteve na equipe da Inglaterra no título da Eurocopa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo