Conecte-se conosco

Cotidiano

The Best 2022: Lionel Messi é eleito o melhor do mundo da Fifa pela sétima vez

Publicado

em

Campeão da Copa do Catar com a seleção argentina, craque desbancou os franceses Kylian Mbappé e Karim Benzema para ser coroado com o troféu

Lionel Messi levou a Argentina ao tricampeonato mundial na Copa do Catar

Lionel Messi recebeu da Fifao prêmio de melhor jogador do mundo na cerimônia The Best 2022, realizada na noite desta segunda-feira, 27, em Paris, na França. Campeão da Copa do Catarcom a seleção argentina, o craque do Paris Saint-Germain desbancou os franceses Kylian Mbappé e Karim Benzemapara ser coroado com o troféu. Desta forma, o “Extraterrestre” dispara como maior vencedor da premiação, agora com sete taças – anteriormente, o astro também já havia ganhado em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019. Nesta edição, os atletas foram avaliados no período de 8 de agosto de 2021 a 18 de dezembro de 2022. Inicialmente, um grupo de especialistas da Fifa escolheu 14 jogadores para concorrer ao troféu, sendo os brasileiros NeymarVinicius Júniordois deles. Dessa lista, foram escolhidos os três finalistas, pelo júri internacional composto por técnicos de seleções, capitães dessas equipes nacionais, jornalistas da área e torcedores que votaram através do site da entidade.

Oscilando em sua primeira temporada no time de Paris, Messi conseguiu seu sétimo prêmio da Fifa graças ao desempenho mostrado com a seleção argentina. Ainda em 2022, o craque levou seu país ao título da Finalíssima, torneio que reúne os atuais vencedores da Copa América e da Eurocopa. Depois, entre novembro e dezembro do ano passado, o astro fez algo ainda mais especial: guiou a Argentina ao tricampeonato mundial. Com gols, assistências impressionantes e atuações de gala, o “hermano” foi extremamente decisivo na Copa do Catar. Considerando todo o período avaliado pela entidade, o jogador de 35 anos somou 45 gols e 34 assistências em 74 partidas. Fora as conquistas com a Albiceleste, Messi também ganhou o Campeonato Francês e a Supercopa da França com o PSG.

Agora, Lionel Messi amplia sua vantagem para Cristiano Ronaldo, português detentor de cinco prêmios da Fifa – Entre as mulheres, Martapermanece como maior ganhadora, com seis taças. A entidade criou a premiação de melhor jogador em 1991, enquanto a de principal jogadora apenas em 2001. Desde 2016, ano de estreia do The Best, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. Em 2022, como a Copa do Mundo foi realizada entre novembro e dezembro, a edição teve um período maior de avaliação. A honraria, vale lembrar, chegou a ser unida à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela revista “France Football”, entre 2010 e 2015. Hoje, no entanto, as duas premiações são separadas e têm formatos diferente de votação. O atual vencedor da Bola de Ouro é Karim Benzema, enquanto o maior ganhador é Lionel Messi, também com sete taças.

Único brasileiro com possibilidade de ganhar um troféu no The Best 2022, o atacante Richarlison não ficou com o Prêmio Puskás, entregue ao autor do gol mais bonito. Apesar da pintura marcada na vitória da seleção brasileira sobre a Sérvia, na rodada de abertura da Copa do Mundo, o Pombo foi superado. O grande ganhador foi o polonês Marcin Oleksy, jogador do Warta Poznan e que tem a perna esquerda amputada. Assista acima.
A Fifa também prestigiou os melhores goleiros no The Best 2022. Na categoria masculina, o também argentino Emiliano Martínez foi o grande vencedor. Herói na conquista da Copa do Mundo, o arqueiro Aston Villa superou Thibaut Courtois, fundamental na conquista do Real Madrid na Liga dos Campeões. O marroquino Yassine Bounou, quarto colocado do Mundial com o Marrocos, ficou na terceira posição. No feminino, a britânica Mary Earps, jogadora do Manchester United, leva prêmio de melhor goleira. A goleira inglesa também esteve na equipe da Inglaterra no título da Eurocopa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Galvez confirma as contratações de Marcos Júnior e Caíque

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Marcos Júnior chega no Imperador como uma grande contratação

O presidente do Galvez, Igor Oliveira, confirmou nesta sexta, 26, as contratações do meia Marcos Júnior, ex-São Bernardo de São Paulo, e do atacante Caíque, ex-Humaitá. Os dois atletas devem desembarcar em Rio Branco na primeira semana de janeiro e são as últimas contratações antes do início do Campeonato Estadual.

“O Marcos Júnior fez a base no São Paulo e jogou na Ponte Preta. O Caíque vem do Amazonas e atuou no Rio Branco e no Humaitá”, declarou Igor Oliveira.

Dois períodos

O elenco do Galvez trabalha neste sábado, 27, em dois períodos no CT do Imperador. O técnico Maurício Carneiro começa a realizar trabalhos táticos e a meta é a montagem da equipe. O Imperador estreia no Estadual contra o São Francisco, no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.

Amistoso na terça

Depois de enfrentar o Independência, o Galvez fará o segundo amistoso visando o Campeonato Estadual na terça. 30, contra o Vasco, na Fazendinha.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo