Cotidiano
Secretário pede respeito para evitar aglomerações e cita guerra de “gato e rato” pelas medidas de isolamento
“O estado está sufocado, com diversas frentes extraordinárias de ação, e boa parte de sua capacidade de respostas está estrangulada”.

Ele diz que é fundamental “fazer surgir no seio da população o senso de coletividade, ou seja, que vivemos em sociedade e o comportamento inadequado de qualquer um gera danos ao coletivo”
A Tribuna
O Secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Santos, publicou desabafo em suas redes contra as aglomerações que continuam a acontecer em todo o estado, mesmo com decreto de emergência e a proibição em vigor, além e dizer que só o fechamento do comércio não vai mitigar a contaminação. Para Paulo Cézar, “percebo que o Estado está só nesta guerra e regras que limitem apenas o funcionamento regular de empresas e/ou estabelecimentos comerciais não mitigarão o índice de contaminação”.
Em termos fortes, o secretário classificou a situação como uma guerra de “gato e rato” na fiscalização feita pelas forças de segurança do Estado durante a bandeira vermelha e disse que o maior desafio é provocar empatia nas pessoas. Ele diz que é fundamental “fazer surgir no seio da população o senso de coletividade, ou seja, que vivemos em sociedade e o comportamento inadequado de qualquer um gera danos ao coletivo”
Ressalta que esse tipo de fiscalização já é uma atividade extraordinária, que não faz parte da ação cotidiana do policial. E é feita no sentido de auxiliar os que na verdade, têm o poder de polícia e de fiscalização dos estabelecimentos”.
O coronel ressalta que, embora parte da sociedade estar cumprindo as medidas de distanciamento e os protocolos sanitários, outra parcela da população ignora as orientações. Diz que “o Estado está sufocado, com diversas frentes extraordinárias de ação, e boa parte de sua capacidade de respostas está estrangulada”.
Ele ainda registra que, nos eventos de aglomeração registrados na Gameleira nos últimos dias, o coronel revela que os cidadãos driblam os bloqueios. “O local foi fechado pela RBTrans e pelo Batalhão de Trânsito, mas as pessoas deixavam os carros até no Bairro XV, depois voltavam a pé e ocupavam o passeio público”.
Eis a íntegra do desabafo do secretário de Segurança Paulo Cezar dos Santos:
“Percebo que o Estado está só nesta guerra e regras que limitem apenas o funcionamento regular de empresas e/ou estabelecimentos comerciais não mitigarão o índice de contaminação. Temos que fazer surgir no seio da população o senso de coletividade, ou seja, que vivemos em sociedade e o comportamento inadequado de qualquer um gera danos ao coletivo. Acredito que esse é o maior desafio nesse momento, pois a fiscalização tem sido uma guerra de gato e rato, bem como a observância de parcela significativa da sociedade sem máscara ou qualquer outro cuidado sanitário tem sido regra. Existem diversos esforços concomitante à fiscalização, que já é uma atividade extraordinária, pois não faz parte da ação cotidiana do policial. A fiscalização das forças de segurança é no sentido de auxiliar aqueles que na verdade têm o poder de polícia e de fiscalização dos estabelecimentos. Não percebo a sociedade preocupada, ou parcela dela, pois não podemos generalizar e culpar a todos. O Estado está sufocado, com diversas frentes extraordinárias de ação, e boa parte de sua capacidade de respostas está estrangulada. Para você ter uma ideia, o Calçadão da Gameleira foi fechado pela RBTrans e pelo Batalhão de Trânsito, mas as pessoas deixavam os carros até no Bairro XV, depois voltavam a pé e ocupavam o passeio público”.
Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.
Comentários
Cotidiano
Fafs confirma final do Campeonato Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia empataram o primeiro jogo em Senador Guiomard
O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) confirmou para sábado, 27, às 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, a decisão do Campeonato Estadual de Futsal da Série A entre Brasileia e Quinari. O primeiro jogo entre as duas equipes, em Senador Guiomard, terminou empatado por 4 a 4 e por isso quem vencer a segunda partida fica com o título e a vaga do Acre na Taça Brasil de 2026.
“Fechamos todos os detalhes para a final. A partida decide o título mais importante e fecha a temporada”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
Sem mudanças em 2026
Segundo Rafael do Vale, existe a intenção de realizar ajustes no regulamento do Estadual para 2026.
“Permitimos muitas mudanças nas datas dos jogos e isso aumentou o prazo de realização da Série A. Tínhamos planejado fechar a competição no fim de outubro e essas alterações precisam ser reavaliadas”, explicou o dirigente.

Você precisa fazer login para comentar.