Acre
Saúde do Acre participa, em Assis Brasil, de agenda interministerial sobre situação migratória
O Brasil tem experimentado, nos últimos anos, um aumento do fluxo migratório ao território nacional, enfrentando grandes desafios na oferta de políticas públicas qualificadas a essa população.
Com o intuito de garantir que os direitos humanitários sejam assegurados, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participou nesta quarta-feira, 5, em Assis Brasil, de reunião com a equipe interministerial do governo federal que veio conhecer a situação migratória na fronteira do estado.

Assis Brasil tem sido a principal porta de entrada de imigrantes ao Acre. Foto: Odair Leal/Sesacre
Participaram da visita 21 representantes dos ministérios da Defesa, dos Direitos Humanos, da Saúde, da Justiça e das Relações Exteriores, também da Secretaria Nacional da Assistência Social (Snas), da Força Nacional e da Casa Civil da Presidência da República, bem como membros da Organização das Nações Unidas (ONU), da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), além do Exército Brasileiro, Polícia Federal e Ministério Público do Acre.
Na reunião, realizada na prefeitura, o prefeito Jerry Correia relatou toda a situação vivida pela gestão desde 2010, além de apontar as necessidades do município com a crise política que o Peru vive atualmente, com a possibilidade de uma nova onda migratória.
“Precisamos de uma casa de passagem que comporte um número maior de migrantes, com atendimento qualificado e a necessidade de combate aos coiotes, esses criminosos que enganam tantos migrantes a cada dia”, destacou Correia.

O gestor destacou as necessidades do Município diante da problemática enfrentada. Foto: Odair Leal/Sesacre
A assessora do Ministério da Saúde, Micheline Campos da Luz, explicou que o objetivo da visita é conhecer as dificuldades nos serviços oferecidos aos migrantes: “Cada representante, dentro de sua competência, está conhecendo a realidade desse fluxo de refugiados, e estamos entendendo como se dão os atendimentos. Pretendemos contribuir com a resolução dos problemas”.
Os representantes dos ministérios conheceram o abrigo de Assis Brasil e continuam sua agenda nesta quinta-feira, 6, em Brasileia.
“Estamos gratos por essa visita ministerial e esperamos que, por meio de um planejamento conjunto, tenhamos a possibilidade de desenhar um fluxo ideal, que garanta atendimento humanizado para a população que chega ao nosso estado”, apontou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove tarde recreativa para crianças autistas em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, a Prefeitura de Assis Brasil realizou uma tarde especial de atividades recreativas voltadas para as crianças autistas do município. O evento foi promovido em parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
A ação contou com uma programação lúdica e inclusiva, que envolveu teatro de fantoche, pintura, brincadeiras e banho de piscina. Durante toda a tarde, as crianças participaram com alegria e entusiasmo, em um ambiente acolhedor e pensado especialmente para elas.
A iniciativa teve como objetivo proporcionar momentos de lazer, interação e estímulo sensorial, além de reforçar a importância do respeito, da empatia e da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todos os espaços da sociedade.
A Prefeitura de Assis Brasil segue comprometida em promover ações que garantam os direitos das crianças com deficiência e fortaleçam a rede de apoio às famílias. Eventos como este são fundamentais para construir uma cidade mais humana e inclusiva.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre continua em queda em Rio Branco e registra 9,83 metros nesta segunda

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre registrou nova queda em seu nível nas últimas 24 horas, conforme dados divulgados pela Defesa Civil de Rio Branco. Na madrugada deste domingo (06), o rio marcava 10,36 metros às 3h, mas apresentou redução progressiva ao longo do dia, chegando a 10,06 metros às 18h.
Nesta segunda-feira (07), a medição às 5h25 indicou 9,83 metros, mantendo a tendência de baixa. O volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas foi de 0,00 mm.
Segundo o boletim, a cota de alerta é acionada a partir dos 13,50 metros, enquanto o transbordo ocorre a partir dos 14,00 metros.
Comentários
Acre
Homem é empurrado de barranco após briga em Boca do Acre e é levado em estado grave para Rio Branco
Sebastião Vieira da Silva, 50 anos, sofre traumatismo craniano e passa por atendimento de urgência; suspeito fugiu e ainda não foi identificado
Na tarde deste domingo (6), Sebastião Vieira da Silva, 50 anos, foi agredido e empurrado de um barranco na Praia do Gado, em Boca do Acre (AM), após uma discussão com um homem ainda não identificado. Testemunhas relataram que o agressor fugiu do local sem prestar socorro.
Populares socorreram Sebastião e o levaram ao Hospital Regional Maria Geny Lima. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido de ambulância para o Pronto Socorro de Rio Branco (AC), onde foi diagnosticado com Traumatismo Cranioencefálico (TCE) moderado. Seu estado é considerado estável, mas com risco de piora.
A polícia deve investigar o caso para identificar e prender o suspeito. Até o momento, ninguém foi detido em relação à agressão.
Você precisa fazer login para comentar.