Conecte-se conosco

Cotidiano

Paciente do Acre ganha na Justiça direito a retirada de excesso de pele por operadora de plano de saúde

Publicado

em

Com o emagrecimento, a mulher, que tem aproximadamente 40 anos, ficou com excesso de pele, principalmente nos olhos, o que tem dificultado a visão

Plano de saúde precisa fazer cirurgia de retirada de excesso de pele em paciente, determina Justiça — Foto: Divulgação/HRBA/Arquivo

Por Aline Nascimento

Uma moradora de Rio Branco ganhou na Justiça o direito à retirada de excesso de pele devido a uma cirurgia bariátrica feita em 2019.

A mulher precisou entrar com uma ação após a Unimed, operadora do plano de saúde, que é de Porto Velho (RO), negar o procedimento. A decisão ainda cabe recurso.

O Juízo da 4ª Vara Cível de Rio Branco deferiu uma tutela de urgência para obrigar a operadora do plano a realizar o procedimento na paciente. A Justiça deu prazo de 15 dias para autorização das cirurgias, sob pena de incidência de multa diária de R$ 500.

A Unimed informou que ainda não foi citada. “Além disso, as cirurgias eletivas estão suspensas por conta do decreto de isolamento restritivo, devido ao estado de calamidade pública, publicado pelo Governo de Rondônia”, informou a assessoria.

O advogado da paciente, Marcos Paulo Pereira Gomes, explicou que a cliente tinha quadro de obesidade mórbida e perdeu 37 quilos depois da cirurgia de redução. Com o emagrecimento, a mulher, que tem aproximadamente 40 anos, ficou com excesso de pele, principalmente nos olhos, o que tem dificultado a visão, e queda nas mamas.

“Ela é de Rio Branco, mas o plano de saúde é de lá [Porto Velho] e vai fazer o procedimento aqui. Ficou com excesso de pele que está dificultando até a visão, na pálpebra. A Unimed alegou que era um procedimento estético que eles não cobrem”, destacou.

Gomes acrescentou que casos como o da cliente, se os planos de saúde devem ou não realizar procedimentos estéticos, são debatidos no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Enquanto isso, os juízes concedem os pedidos liminarmente em favor dos pacientes.

“Esse tema vai ser decidido pelo STJ para o Brasil. Mesmo estando no STJ, os juízes estão deferindo as liminares e autorizando. Por enquanto, a Unimed tem que fazer. Essa cirurgia ainda não foi feita, mas tem um prazo para fazer”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo