fbpx
Conecte-se conosco

Geral

No feriado do Dia do Católico, 280 estudantes do Colégio Militar Dom Pedro 2º colam grau com festa no quartel do Corpo de Bombeiros

Publicado

em

Série de homenagens e honrarias marcou cerimônia, com a participação dos pais de alunos e autoridades em Segurança Pública e da Secretaria de Educação

Foi uma despedida com gosto de vitória e a certeza da saudade, nesta sexta-feira, 20, no feriado do Dia dos Católicos. Olhos marejados de crianças e adolescentes de um lado, lágrimas de emoção de outro no rosto de educadores, praças e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), no que foi a primeira cerimônia de colação de grau do Colégio Militar Dom Pedro 2º, desde a sua fundação na primeira gestão do governador Gladson Cameli. A instituição é administrada pelos Bombeiros com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre.

Estudantes do Colégio Dom Pedro 2º, do Corpo de Bombeiros, perfilados na cerimônia de colação de grau, nesta sexta-feira, 20. Foto: Diego Gurgel/Secom

Pelo menos 280 estudantes dos ensinos fundamental e médio concluíram a formação, cuja celebração se deu no pátio do quartel-geral do CBMAC, na estrada da Invernada. Eles são 150 que terminaram o 3º ano do ensino médio e estarão aptos a fazer o Enem para ingressar numa faculdade, e outros 130 concluíram o 9º ano do fundamental 2, entrando em 2023 no ensino médio.

Cerimônia de formatura dos estudantes do ensino Fundamental e Médio do Colégio Dom Pedro 2º. Foto: Diego Gurgel/Secom

As palavras da estudante Camila Nobre, oradora do 9º ano resumiram a gratidão e a honradez pelo corpo técnico da escola.

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles da Silva Santos, parabeniza professor do Colégio Dom Pedro 2º, homenageado com diploma de honra ao mérito pelos serviços prestados à instituição. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Desses últimos quatro anos, levamos não apenas o ensinamento científico que ninguém tira da gente, a não ser se for por um Alzheimer”, brincou a jovem, arrancando gargalhadas dos pais, integrantes dos Bombeiros e autoridades presentes. “Nós estamos levando também as lições de amor, de cuidado e carinho que nossos mestres tiveram com a gente ao longo dessa etapa. A eles os nossos mais sinceros agradecimentos”, completou Camila.

Estudante Camila Nobre, da turma do 9º ano, em discurso de agradecimento pelo fim de um ciclo escolar. Foto: Diego Gurgel/Secom

A celebração começou com o desfile dos estudantes entoando, com a Banda de Música da Polícia Miliar a canção Fibras de Heróis, seguido da incorporação do Pavilhão Nacional pelo estudante João Batista da Silva.

Tenente Akauany Ferraz Pereira, uma das instrutoras do Colégio Militar Dom Pedro 2º se emociona ao ser surpreendida com homenagens em discurso dos estudantes. Foto: Diego Gurgel/Secom

Em seguida, o tenente-coronel Valdemar Fernandes de Souza, comandante do Colégio Dom Pedro 2º, fez uma breve mensagem de agradecimento aos presentes e uma prece a Deus em agradecimento. Desse ponto em diante, uma série de homenagens a professores, homens e mulheres voluntários em serviços em favor do colégio e aos melhores estudantes da escola foi realizada.

Autoridades em Segurança Pública da Sejusp, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado do Acre presentes na cerimônia. Foto: Diego Gurgel/Secom

Nas palavras do comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, coronel Charles da Silva Santos, a missão de formar jovens em retidão de princípios e com responsabilidade é o principal objetivo.

Comandantes de batalhões, coordenadores do colégio militar e estudantes na tradicional flexão, ao final da cerimônia de colação de grau. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Esta é a prova de que o governo do Estado do Acre, e em especial hoje, o Corpo de Bombeiros, estão no caminho na oferta de oportunidades de uma vida cidadã, plena de significado e em retidão com o bem para nossas crianças e adolescentes. E fico muito feliz por isso”, afirmou o comandante-geral dos Bombeiros.

Estudantes que colaram grau se divertem com a chuvarada do caminhão-pipa, encerrando mais um ciclo de estudos. Foto: Diego Gurgel/Secom

Também participaram da solenidade o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Acre, coronel Luciano Fonseca, além do coronel Glayson Dantas, que representou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, na celebração. Se fizeram presentes também representantes da Secretaria de Estado de Educação, oficiais militares da Polícia Militar e dos Bombeiros, pais, amigos, professores e o corpo técnico da escola militar.

Estudantes do Colégio Dom Pedro 2º se abraçam após a cerimônia de colação de grau. Ao menos 280 jovens concluíram mais uma etapa do ensino fundamental e do ensino médio. Foto: Diego Gurgel/Secom

Após a entrega simbólica dos certificados, os oficiais e praças dos Bombeiros com os estudantes do colégio fizeram o tradicional exercício de flexões no solo. Depois, uma ducha d’água pelo caminhão-pipa da corporação marcou o encerramento da celebração.

Comentários

Continue lendo

Geral

“Diabo Branco” é preso em operação da PM no Acre

Publicado

em

Apontado como criminoso de alta periculosidade, ele é suspeito de quatro assassinatos e sequestros violentos em Rio Branco

Apontado pelas forças de segurança como um dos criminosos mais perigosos do Acre, Gelcicley Alves de França, 29 anos, conhecido como “Diabo Branco”, foi preso na noite de quarta-feira (13) durante um cerco policial na Cidade do Povo, em Rio Branco. A ação foi conduzida por equipes do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Contra o suspeito havia um mandado de prisão preventiva. Após ser capturado, ele foi levado para a Delegacia de Flagrantes (Defla) e, em seguida, transferido para o Complexo Penitenciário da capital.

Nos últimos dias, “Diabo Branco” era alvo de buscas por envolvimento em dois sequestros recentes. O primeiro ocorreu em 17 de julho, quando, atuando como disciplinador de uma facção criminosa, atacou Helitor Altamar Cassimiro Leão da Silva, levado para uma área de mata, agredido e baleado na mão como forma de “punição”. A vítima conseguiu escapar e procurou a polícia.

O segundo crime foi registrado em 18 de julho, quando o motorista de aplicativo Valdisclei Souza da Silva foi rendido e forçado a dirigir em alta velocidade. Durante a fuga, o carro colidiu com uma motocicleta que transportava Giliard da Silva Martins e sua filha de nove anos, deixando ambos feridos. O motorista foi encontrado amarrado no porta-malas do veículo, abandonado no Ramal São José.

Informações recebidas pela polícia na quarta-feira indicaram que o suspeito estava novamente na Cidade do Povo. Na primeira tentativa, ele conseguiu escapar, mas acabou cercado e preso após reforço policial. Além da prisão preventiva, deverá responder por outros crimes em investigação.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem foragido pelo crime de homicídio é preso pela PRF durante fiscalização na BR-364

Publicado

em

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (14), um homem procurado pela Justiça do Acre durante fiscalização de trânsito no km 138 da BR-364, em Rio Branco.

Segundo a polícia, a abordagem ocorreu quando os policiais deram ordem de parada a uma motocicleta Honda. Na verificação dos documentos, foi constatado que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que havia contra ele um mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado, crime previsto no artigo 121, §2º, do Código Penal.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Flagrantes de Rio Branco para os procedimentos legais, enquanto a motocicleta foi levada para a unidade policial, de onde poderá ser retirada por um condutor habilitado.

A PRF destacou que mantém atuação constante para garantir a segurança nas rodovias e o cumprimento das decisões judiciais, trabalhando de forma integrada com outros órgãos de segurança pública.

 

Com informações da PRF

Comentários

Continue lendo

Geral

PF realiza operação de combate a crimes contra à administração pública no Acre

Publicado

em

Seis mandados judiciais foram cumpridos em Rio Branco

A Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (14/8), deflagrou a Operação Exame Viciado, com o objetivo de apurar a prática de crimes contra a administração pública no âmbito de contratos firmados pelo Município de Tarauacá/AC no ano de 2020.

As investigações tiveram início a partir de análise de documentação fiscal e contratos administrativos relacionados à aquisição, com recursos federais, de testes rápidos para detecção da dengue, cujo valor unitário aparentava superar significativamente os praticados no mercado.

Durante a fase investigativa foram produzidas provas que confirmaram possível ocorrência de sobrepreço, em mais de 100%, direcionamento contratual e conluio entre agentes públicos e representantes da empresa fornecedora, além de um prejuízo à administração pública estimado em R$ 282 mil.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de sequestro de veículo, todos em Rio Branco/AC, expedidos pela Justiça Federal em Cruzeiro do Sul/AC.

Os envolvidos poderão responder por crimes de licitação e associação criminosa, entre outros.

Comentários

Continue lendo