Conecte-se conosco

Geral

Governo do Acre conclui concretagem do viaduto do Complexo Viário da Avenida Ceará

Publicado

em

Registro histórico dos trabalhadores após a conclusão da concretagem. Foto: Luis Oliveira/Seop

De forma histórica e planejada, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), concluiu na madrugada de quarta-feira, 31, os serviços de concretagem do viaduto que integra o Complexo Viário da Avenida Ceará, a maior obra de mobilidade urbana atualmente em execução no estado. A obra segue para as próximas fases de construção do equipamento.

A etapa foi finalizada por volta das 2h30 da manhã, após quatro dias consecutivos de trabalho intenso, com equipes atuando durante a manhã, tarde, noite e madrugada. Os serviços ocorreram mesmo diante de condições adversas, como sol forte e chuva, garantindo a qualidade e a segurança da estrutura.

Ao todo, foram utilizados aproximadamente 650m³ de concreto, com mais de 100 viagens de caminhões betoneira, em uma operação que exigiu planejamento técnico, logística e dedicação das equipes envolvidas.

Obras do viaduto do Complexo Viário são realizadas no cruzamento das Avenida Ceará e Getúlio Vargas . Foto: Luis Oliveira/Seop

O gestor da pasta de Obras Públicas, Ítalo Lopes, destacou que a conclusão dessa fase representa um marco histórico para a obra e ressaltou o empenho do governador Gladson Cameli para que o projeto avançasse.

“Por determinação e compromisso do governador Gladson Camelí, conseguimos concluir a concretagem do viaduto. Foram quatro dias de pouco sono e muito trabalho, com equipes atuando de forma contínua, de manhã, à tarde, à noite e até de madrugada. Essa é uma etapa histórica, que marca o avanço de uma obra estratégica para a mobilidade urbana do nosso estado”, afirmou Lopes.

O Complexo Viário inclui, ainda, o alargamento de faixas entre a Rua Floriano Peixoto e a Quarta Ponte, além de melhorias no sistema viário da região central, com finalização prevista para dezembro de 2026.

Com obras públicas, Estado amplia oportunidades de trabalho e renda para milhares de operários da construção civil. Foto: Luis Oliveira/Seop

A concretagem é a conclusão dos serviços preparatórios, que incluíram escavações, execução das fundações, montagem das armaduras e das formas.

O principal objetivo do Complexo Viário é garantir um corredor de ônibus para que os usuários do transporte público possam transitar entre o Terminal Urbano e a ligação da Avenida Ceará com a Avenida Getúlio Vargas de forma direta, o que diminuirá o tempo do usuário no coletivo. Com esse corredor de ônibus, quem utiliza os veículos de passeio também será beneficiado com maior fluidez e segurança no trânsito.

Participar da construção de uma grande obra é motivo de orgulho para os trabalhadores, principalmente porque poderá ser usada por quem contribuiu para erguê-la.

“Fico muito grato. É uma alegria trabalhar em uma obra de grande importância para o nosso estado. Todos se empenharam dia e noite nesta obra que vai servir, em breve, para a população. Me sinto maravilhado pela idade que tenho de participar desse feito histórico”, disse o operário Manoel Silva, de 66 anos.

Investimentos

O Complexo Viário é fruto de convênio entre o governo do Acre, por meio da Seop, e o governo federal, via Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Complexo Viário visa transformar mobilidade urbana de Rio Branco. Ilustração: Marcos Haluen/Seop

O investimento total supera R$ 30 milhões, sendo mais de R$ 17 milhões provenientes de emenda parlamentar e o restante como contrapartida do Estado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Barco encalha à beira de precipício de barragem na África do Sul

Publicado

em

Reprodução/Redes sociai

Um barco a motor ficou preso à beira de um precipício de 40 metros em uma barragem de Grootdraai, em Mpumalanga, na África do Sul. Ao todo, quatro pessoas foram resgatadas. O caso ocorreu na última segunda-feira (29/12). Veja:

This is the moment four men were rescued from boat at it teetered precariously on the edge of a 130ft drop off the side of a dam.

National Sea Rescue Institute (NRSI) crews were dispatched to the Grootdraai Dam in Mpumalanga, South Africa, on Monday (29 December) after the… pic.twitter.com/tYAygJgdsp

— The Independent (@Independent) January 1, 2026

Nas imagens, é possível ver o momento em que o barco fica à beira do precipício, com quatro pessoas segurando a embarcação enquanto aguardam o resgate. A operação foi realizada durante a noite.

O Serviço de Resposta a Emergências N17 informou que os “quatro homens podem ter sofrido uma falha mecânica no motor de sua lancha e foram levados pela correnteza até a beira da barragem – no vertedouro – que ameaçava arrastá-los”.

A equipe de resgate precisou se aproximar cautelosamente da barragem para ajudar os homens. Durante a operação, eles enfrentaram ventania.  O resgate foi realizado com o uso de uma corda e uma boia de resgate flexível.

Eles foram liberados após avaliação dos paramédicos, sem ferimentos: “Ao atingirem uma distância segura da borda da barragem, a NSRI conseguiu resgatar os quatro homens e levá-los para a embarcação de resgate, onde os serviços de emergência aguardavam”, informou a equipe de resgate.

Fonte: Conteúdo republicado de METROPOLES - INTERNACIONAL

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Acre mantém vazante e segue abaixo da cota de alerta em Rio Branco

Publicado

em

Nível chegou a 12,62 metros ao meio-dia desta quinta-feira (2), aponta Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em tendência de vazante em Rio Branco nesta quinta-feira (2), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h25, o rio marcou 12,91 metros, apresentando queda em relação aos registros anteriores. Ao meio-dia, uma nova aferição confirmou a continuidade da vazante, com o nível atingindo 12,62 metros, permanecendo abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros.

A atualização prevista para às 9h não pôde ser realizada. Segundo a Defesa Civil, a medição foi prejudicada devido a dificuldades encontradas durante uma missão na zona rural do município.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva, com volume acumulado de 0,00 mm, fator que contribui para a estabilidade e o recuo do nível do rio.

A cota de transbordo do Rio Acre é de 14 metros e, no momento, o cenário não apresenta risco iminente de alagamentos na capital acreana.

Comentários

Continue lendo

Geral

Sexta-feira será quente, ventilada e com sol entre nuvens em todo o Acre

Publicado

em

A sexta-feira (2) será marcada por tempo quente, porém com boa ventilação, em todo o Acre. A previsão indica predomínio de sol com variação de nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e pontuais ao longo do dia, principalmente no período da tarde. O cenário climático se repete em áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru. Em algumas localidades fora do Acre, especialmente em Goiás e no Distrito Federal, há possibilidade de chuvas mais intensas.

No leste e sul do estado, que compreendem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece quente, mas bastante ventilado. O dia terá sol, nuvens e pancadas isoladas de chuva, com baixa probabilidade de temporais. A umidade relativa do ar mínima varia entre 40% e 50% durante a tarde, enquanto a máxima fica entre 85% e 95% ao amanhecer. Os ventos sopram de fracos a moderados, com rajadas ocasionais, predominando da direção noroeste, com variações do norte e do oeste.

Já no centro e oeste do Acre, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo segue quente e abafado, com sol, aumento de nuvens e chuvas pontuais. Também há baixa probabilidade de chuva forte. A umidade mínima oscila entre 50% e 60% no período da tarde, e a máxima varia de 85% a 95% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram de fracos a calmos, com rajadas moderadas, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.

As temperaturas continuam elevadas em todas as regiões do estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as mínimas variam entre 22ºC e 24ºC, com máximas entre 32ºC e 34ºC. Em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, os termômetros marcam mínimas entre 21ºC e 23ºC e máximas entre 33ºC e 35ºC. Plácido de Castro e Acrelândia registram mínimas de 22ºC a 24ºC e máximas de 32ºC a 34ºC.

Em Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, as temperaturas mínimas ficam entre 22ºC e 24ºC, com máximas entre 32ºC e 34ºC. Tarauacá e Feijó devem registrar mínimas de 22ºC a 24ºC e máximas entre 33ºC e 35ºC. Em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas variam entre 23ºC e 25ºC, enquanto as máximas chegam a 35ºC. Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, as mínimas oscilam entre 23ºC e 25ºC, com máximas entre 32ºC e 34ºC.

Comentários

Continue lendo