Conecte-se conosco

Cotidiano

Fundhacre atualiza equipamento para diagnosticar doenças do fígado

Publicado

em

A Fundação Hospital do Estado do Acre (Fundhacre) adquiriu uma atualização do sistema utilizado na realização do exame de elastografia hepática, responsável por medir o grau de fibrosidade do fígado dos pacientes. O objetivo foi torná-lo mais preciso para o diagnóstico. O médico infectologista e hepatologista, Thor Dantas, explicou sobre a modernização realizada recentemente.

“A máquina precisava ser atualizada para que ela pudesse continuar dando o diagnóstico de forma precisa”, explica Thor.

Fundhacre realiza atualização de equipamento para favorecer a população que necessita do exame de elastografia hepática. Foto: cedida

Ter o maquinário atualizado é de suma importância, já que o número de pacientes com problemas no fígado no estado do Acre é elevado. Com esse incremento, serão três gerações de máquinas fazendo esse exame no estado. “É um avanço, onde podemos otimizar o serviço de maneira muito inteligente. A gestão está de parabéns em se empenhar nessa atualização tão relevante, pois são poucos os estados do Brasil que têm um equipamento desse no Sistema Único de Saúde”, revela o hepatologista.

A aquisição do novo software ocorreu por meio de recursos próprios e deve começar a atender a população em breve. Foto: Gleison Luz

A aquisição do novo software, que ocorreu por meio de recursos próprios no montante de R$ 24 mil, deve começar a atender a população em breve. O presidente da Fundhacre, João Paulo Silva, falou sobre a relevância do exame. “A atualização é importante para podermos atender todos os pacientes com boa qualidade técnica, em especial àqueles que possuem mais dificuldades de examinar”, ressaltou o presidente.

O exame é usado para o diagnóstico e avaliação da gravidade dessas e outras patologias, e pode substituir a biópsia, que requer a retirada de uma parte do fígado do paciente. Foto: cedida

Entenda o exame

A elastografia hepática é um exame de imagem, realizado para observar as fibroses do fígado, que são as cicatrizes derivadas de lesões contínuas, que podem surgir no órgão, devido a diversas situações como hepatite, gordura no fígado, cirrose e câncer no fígado, por exemplo. O exame é usado para o diagnóstico e avaliação da gravidade dessas e outras patologias, e pode substituir a biópsia, que requer a retirada de uma parte do fígado do paciente.

O processo se assemelha a um ultrassom abdominal, e leva em torno de 30 minutos para a sua realização, sendo necessários um jejum de 6 horas, e a não ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas 24 horas antes da realização do exame. Os seus principais benefícios são os seguintes: não provoca dor, não oferece riscos à saúde, não é invasivo e não existem contraindicações ao método.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo