fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Fundhacre atualiza equipamento para diagnosticar doenças do fígado

Publicado

em

A Fundação Hospital do Estado do Acre (Fundhacre) adquiriu uma atualização do sistema utilizado na realização do exame de elastografia hepática, responsável por medir o grau de fibrosidade do fígado dos pacientes. O objetivo foi torná-lo mais preciso para o diagnóstico. O médico infectologista e hepatologista, Thor Dantas, explicou sobre a modernização realizada recentemente.

“A máquina precisava ser atualizada para que ela pudesse continuar dando o diagnóstico de forma precisa”, explica Thor.

Fundhacre realiza atualização de equipamento para favorecer a população que necessita do exame de elastografia hepática. Foto: cedida

Ter o maquinário atualizado é de suma importância, já que o número de pacientes com problemas no fígado no estado do Acre é elevado. Com esse incremento, serão três gerações de máquinas fazendo esse exame no estado. “É um avanço, onde podemos otimizar o serviço de maneira muito inteligente. A gestão está de parabéns em se empenhar nessa atualização tão relevante, pois são poucos os estados do Brasil que têm um equipamento desse no Sistema Único de Saúde”, revela o hepatologista.

A aquisição do novo software ocorreu por meio de recursos próprios e deve começar a atender a população em breve. Foto: Gleison Luz

A aquisição do novo software, que ocorreu por meio de recursos próprios no montante de R$ 24 mil, deve começar a atender a população em breve. O presidente da Fundhacre, João Paulo Silva, falou sobre a relevância do exame. “A atualização é importante para podermos atender todos os pacientes com boa qualidade técnica, em especial àqueles que possuem mais dificuldades de examinar”, ressaltou o presidente.

O exame é usado para o diagnóstico e avaliação da gravidade dessas e outras patologias, e pode substituir a biópsia, que requer a retirada de uma parte do fígado do paciente. Foto: cedida

Entenda o exame

A elastografia hepática é um exame de imagem, realizado para observar as fibroses do fígado, que são as cicatrizes derivadas de lesões contínuas, que podem surgir no órgão, devido a diversas situações como hepatite, gordura no fígado, cirrose e câncer no fígado, por exemplo. O exame é usado para o diagnóstico e avaliação da gravidade dessas e outras patologias, e pode substituir a biópsia, que requer a retirada de uma parte do fígado do paciente.

O processo se assemelha a um ultrassom abdominal, e leva em torno de 30 minutos para a sua realização, sendo necessários um jejum de 6 horas, e a não ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas 24 horas antes da realização do exame. Os seus principais benefícios são os seguintes: não provoca dor, não oferece riscos à saúde, não é invasivo e não existem contraindicações ao método.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jotas vence a AABB e conquista o título do Estadual Sub-16

Publicado

em

Foto FEAV: Jotas segue com a tradição de conquistar títulos no vôlei acreano

A Jotas derrotou a AABB por 3 sets a 0, com parciais 25×7, 25×12 e 25×8, nesta terça, 23, no ginásio do Meta, e conquistou o título do Campeonato Estadual Sub-16 de Vôlei Feminino.

“Fechamos o primeiro evento da temporada. A intenção é movimentar as categorias de base no primeiro semestre porque na sequência teremos as competições escolares”, declarou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), Delmerson Abreu.

Próximo torneio

De acordo com Delmerson Abreu, a próxima competição da temporada indoor será o Estadual Sub-18.

“Vamos realizar o congresso técnico do Sub-18 e programar o início. Essas competições também servirão de base para a formação das seleções para a disputas dos torneios nacionais”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência fecha preparação e Eric Rodrigues vai manter equipe

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Eric e o auxiliar Faísca querem conter a ansiedade dos atletas.

Com um treino leve na manhã desta quarta, 24, no Marinho Monte, o Independência fechou a preparação para o jogo contra o São Francisco. A partida será disputada nesta quinta, 25, a partir das 17h30, no Florestão e se vencer o Tricolor voltará a ser campeão acreano depois de 25 anos.

A equipe será a mesma do clássico contra o Rio Branco com o atacante Lequinho atuando como volante ao lado de Cabeludo.

“Vamos manter a equipe. Fizemos um bom treinamento e agora é descansar para tentar conquistar o título”, disse Eric Rodrigues ao phdesporteclube.com.br

Reclamou da tabela

Mesmo muito próximo de conquistar o título, Eric Rodrigues fez duras críticas a Federação de Futebol do Estado Acre (FFAC) por causa da tabela do segundo turno.

“A tabela foi feita para beneficiar o Rio Branco e o Humaitá. Realizamos grandes partidas e chegamos na última rodada dependendo somente do nosso resultado. Rio Branco e Humaitá serão obrigados a realizar um jogo onde algum ficará sem calendário”, declarou o treinador do Tricolor de Aço.

Manter a tranquilidade

Para o atacante Lequinho, o Independência precisa manter a tranquilidade no jogo decisivo.

“Essa é uma partida importante para todos no Independência. Trabalhamos duro para chegarmos neste momento e não podemos vacilar”, afirmou Lequinho.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade promove Campeonato Acreano de Handebol em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foto PHD: Competição escolar terá mais de 20 equipes no Sub-14 e 17

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) promove neste fim de semana no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Cruzeiro do Sul, o Campeonato Acreano Escolar de Handebol. A competição será promovida nas categorias Sub-14 e 17 e mais de 20 equipes estão confirmadas no evento.

“Vamos realizar a sétima competição na temporada e mais uma vez estamos levando o esporte escolar para o interior. Temos um bom número de equipes confirmadas”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Congresso na sexta

João Renato Jácome confirmou para sexta, 26, a realização do congresso técnico da competição.

“É sempre importante citar as participações das escolas. Teremos um grande evento e o apoio dos diretores incentivando os alunos/atletas também é fundamental para o desenvolvimento de práticas saudáveis”, afirmou o dirigente.

Comentários

Continue lendo