Geral
Disputa acirrada na eleição do Brasil vira destaque em imprensa estrangeira
Mídia internacional chama a atenção para margem apertada entre os dois candidatos. Muitos falam de principal pleito no país em anos.
Jornais, sites e TVs do mundo inteiro acompanham de perto a eleição deste domingo (30) no Brasil. A proximidade das porcentagens das intenções de voto para Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro mostrada nas pesquisas é o principal destaque da mídia internacional.
Veja abaixo algumas das reportagens:

O jornal “New York Times” abriu um serviço de notícias ao vivo para acompanhar a eleição no Brasil, em 30 de outubro de 2022. — Foto: Reprodução
O jornal “New York Times” abriu um serviço de notícias ao vivo para acompanhar a eleição no Brasil, em 30 de outubro de 2022. — Foto: Reprodução
O “New York Times” abriu um serviço de notícias em tempo real para acompanhar o que chamou de “uma das eleições mais importantes na América Latina em décadas”. O jornal ressalta ainda que a disputa ocorre “entre dois dos maiores nomes na política moderna brasileira e entre suas visões polarizadas para o país”.
A publicação diz que o país escolherá entre um reeleger Jair Bolsonaro para um mandato de extrema direita ou eleger Lula novamente para “recolocar o Brasil no rumo da esquerda”.
Mas a reportagem ressalta que “o que está em jogo é muito mais do que simplesmente uma disputa entre a esquerda e a direita”.
“A eleição traz grandes consequências para a floresta amazônica, que é crucial para a saúde do planeta. Bolsonaro destruiu as agências encarregadas de proteger a floresta, levando ao aumento do desmatamento, enquanto Lula prometeu erradicar a extração ilegal de madeira e mineração”, diz o New York Times.

O jornal britânico “The Guardian” fala de uma eleição com ‘emoções à flor da pele’, em 30 de outubro de 2022. — Foto: Reprodução
O jornal britânico “The Guardian” fala de “emoções à flor da pele” e diz que o país chega este domingo para sua “eleição mais importante em anos, com o candidato da esquerda Luiz Inácio Lula da Silva como o favorito por uma margem aperta para colocar fim a quatro anos do governo destrutivo do presidente da extrema direita Jair Bolsonaro”.

O jornal francês “Le Monde” destacou a eleição no Brasil como a principal notícia do dia em seu site, em 30 de outubro de 2022. — Foto: Reprodução
O jornal francês “Le Monde” destacou a eleição no Brasil como a principal notícia do dia em seu site, em 30 de outubro de 2022. — Foto: Reprodução
O jornal francês “Le Monde” dá amplo destaque à eleição brasileira deste domingo, que ocupa a manchete principal de seu site. A publicação destaca que a votação será “muito mais apertada que o esperado”.
O jornal diz que um dos desafios de Lula é “conquistar parte dos votos dos evangélicos, que representam um terço do eleitorado do país e são predominantemente leais à extrema direita”.

O jornal espanhol “El País” também abriu um serviço de notícias ao vivo sobre o domingo eleitoral no Brasil, em 30 de outubro de 2022. — Foto: Reprodução
A proibição do Tribunal Superior Electoral (TSE) de que a Polícia Rodoviária Federal realize operações em ônibus de eleitores é o destaque do jornal espanhol “El País” também abriu um serviço de notícias em tempo real para acompanhar o domingo eleitoral no Brasil, onde, destaca a publicação, 156 milhões de cidadãos estão aptos a votar.
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.



Você precisa fazer login para comentar.