fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Conmebol anuncia nova fase mata-mata na Sul-Americana 2023

Publicado

em

Taça seguirá modelo da Liga Europa | Foto: Marcelo Endelli / AFP / CP

Correio do Povo

Novo formato colocará segundos colocados dos grupos contra eliminados da Libertadores

A Conmebol anunciou nesta segunda-feira alterações no regulamento da Copa Sul-Americana 2023. A principal alteração se dá pelo acréscimo de uma fase no mata-mata do torneio. Antes das oitavas de final, haverá confronto, em jogos de ida e volta, entre os segundos colocados dos grupos da Sul-Americana e os terceiros das chaves da Libertadores.

O formato é semelhante ao que ocorre na Liga Europa, que também reúne no mata-mata equipes eliminadas da Liga dos Campeões.

A nova fase criada pela Conmebol foi batizada de playoffs das oitavas de final. As equipes que avançarem terão os primeiros colocados dos grupos da Sul-Americana como adversários.

A novidade interfere diretamente na vida das equipes brasileiras classificadas para os torneios continentais: São Paulo, América-MG, Santos, Botafogo, Goiás e Red Bull Bragantino.

Outra alteração se dará na fase prévia, que envolve equipes de todos os países, exceto Argentina e Brasil, que estão classificadas diretamente para a fase de grupos. Esta etapa preliminar opõe equipes do mesmo país. Antes elas se enfrentavam em jogos de ida e volta. A partir de 2023, haverá partida única para definir o classificado para a fase de grupos.

As mudanças anunciadas nesta segunda-feira mantêm o número total de jogos da Copa Sul-Americana. No entanto, uma equipe poderá fazer mais jogos para ser campeã. Um time brasileiro, por exemplo, terá de cumprir 15 partidas para faturar o título, passando por fase de grupos (6 jogos), playoffs (2), oitavas (2), quartas (2), semifinal (2) e final (1). O São Paulo, finalista da última edição, entrou em campo 13 vezes pelo torneio.

Com isso, o apertado calendário do futebol brasileiro também precisará ser ajustado para incorporar mais duas datas. O sorteio que define os confrontos das fases preliminares da Sul-Americana e da Libertadores acontece nesta quarta-feira, dia 21, às 12h. Os grupos só serão conhecidos em 22 de março.

Recopa

Definidas as datas do Mundial de Clubes, sediado no Marrocos, a Conmebol se viu obrigada a mudar a data dos confrontos da Recopa Sul-Americana entre Flamengo e o equatoriano Independiente del Valle. Agora, a partida de ida acontece no Equador em 22 de fevereiro, enquanto a volta foi deslocada para 1º de março, com mando de campo rubro-negro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jotas vence a AABB e conquista o título do Estadual Sub-16

Publicado

em

Foto FEAV: Jotas segue com a tradição de conquistar títulos no vôlei acreano

A Jotas derrotou a AABB por 3 sets a 0, com parciais 25×7, 25×12 e 25×8, nesta terça, 23, no ginásio do Meta, e conquistou o título do Campeonato Estadual Sub-16 de Vôlei Feminino.

“Fechamos o primeiro evento da temporada. A intenção é movimentar as categorias de base no primeiro semestre porque na sequência teremos as competições escolares”, declarou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), Delmerson Abreu.

Próximo torneio

De acordo com Delmerson Abreu, a próxima competição da temporada indoor será o Estadual Sub-18.

“Vamos realizar o congresso técnico do Sub-18 e programar o início. Essas competições também servirão de base para a formação das seleções para a disputas dos torneios nacionais”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência fecha preparação e Eric Rodrigues vai manter equipe

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Eric e o auxiliar Faísca querem conter a ansiedade dos atletas.

Com um treino leve na manhã desta quarta, 24, no Marinho Monte, o Independência fechou a preparação para o jogo contra o São Francisco. A partida será disputada nesta quinta, 25, a partir das 17h30, no Florestão e se vencer o Tricolor voltará a ser campeão acreano depois de 25 anos.

A equipe será a mesma do clássico contra o Rio Branco com o atacante Lequinho atuando como volante ao lado de Cabeludo.

“Vamos manter a equipe. Fizemos um bom treinamento e agora é descansar para tentar conquistar o título”, disse Eric Rodrigues ao phdesporteclube.com.br

Reclamou da tabela

Mesmo muito próximo de conquistar o título, Eric Rodrigues fez duras críticas a Federação de Futebol do Estado Acre (FFAC) por causa da tabela do segundo turno.

“A tabela foi feita para beneficiar o Rio Branco e o Humaitá. Realizamos grandes partidas e chegamos na última rodada dependendo somente do nosso resultado. Rio Branco e Humaitá serão obrigados a realizar um jogo onde algum ficará sem calendário”, declarou o treinador do Tricolor de Aço.

Manter a tranquilidade

Para o atacante Lequinho, o Independência precisa manter a tranquilidade no jogo decisivo.

“Essa é uma partida importante para todos no Independência. Trabalhamos duro para chegarmos neste momento e não podemos vacilar”, afirmou Lequinho.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade promove Campeonato Acreano de Handebol em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foto PHD: Competição escolar terá mais de 20 equipes no Sub-14 e 17

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) promove neste fim de semana no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Cruzeiro do Sul, o Campeonato Acreano Escolar de Handebol. A competição será promovida nas categorias Sub-14 e 17 e mais de 20 equipes estão confirmadas no evento.

“Vamos realizar a sétima competição na temporada e mais uma vez estamos levando o esporte escolar para o interior. Temos um bom número de equipes confirmadas”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Congresso na sexta

João Renato Jácome confirmou para sexta, 26, a realização do congresso técnico da competição.

“É sempre importante citar as participações das escolas. Teremos um grande evento e o apoio dos diretores incentivando os alunos/atletas também é fundamental para o desenvolvimento de práticas saudáveis”, afirmou o dirigente.

Comentários

Continue lendo