Cotidiano
Com visitas suspensas há mais de 50 dias, presos no AC recebem cartas de familiares durante o isolamento social
Visitas estão suspensas desde o dia 17 de março, quando governo decretou situação de emergência devido a pandemia. Cartas podem ser entregues no NAF.

Com visitas suspensas há mais de 50 dias, presos no AC recebem cartas de familiares durante o isolamento social — Foto: Asscom/Iapen
Por Iryá Rodrigues
Com a suspensão das visitas nos presídios do Acre como medida de prevenção ao novo coronavírus, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) autorizou o envio de cartas de familiares aos internos. A ideia é respeitar as medidas de isolamento, mas garantir o vínculo familiar dos presos.
As cartas podem ser levadas pelos familiares no mesmo dia da entrega de materiais de higiene e outros itens no Núcleo de Apoio à Família (NAF). Antes de ser entregue aos presos, assim como os demais itens, as cartas passam por uma análise das equipes técnicas e de segurança.
Inicialmente, somente os familiares vão poder enviar carta aos detentos, mas o Iapen informou que estuda a possibilidade de que os internos possam encaminhar as cartas aos parentes.
A chefe do Departamento de Reintegração Social, Liliane Moura, disse que as cartas começaram a ser recebidas na última segunda-feira (4) e que já foram entregues mais de mil somente na primeira semana. Segundo ela, essa é uma forma de contribuir com a saúde dos presos que vão poder ter notícias de seus familiares.
“A gente percebeu que, devido à falta de visitas, os presos ficam mais ansiosos e preocupados e a família também. E aí a gente resolveu fazer uma força-tarefa e autorizar que levassem essas cartas. Pedimos que as famílias colocassem no texto notícia da saúde deles, da situação como está em casa e levar palavras de esperança e de conforto para eles [internos]. Depois, eles vão estar podendo responder essas cartas”, disse Liliane.
Para evitar contaminação pelas cartas, elas são deixadas por um período de três a quatro dias em um local aberto antes de serem manuseadas pelos técnicos e entregue aos presos.

Cartas passam por protocolo de segurança — Foto: Asscom/Iapen-AC
Visitas suspensas
As visitas tanto familiares como íntimas estão suspensas desde o dia 17 de março, quando o governador Gladson Cameli decretou situação de emergência por conta da pandemia de Covid-19. A medida já foi prorrogada por duas vezes, sendo que o prazo de validade da última termina neste domingo (10).
A reportagem questionou o Iapen se a suspensão deve ser mantida após essa data e foi informado de que uma nova definição deve ser divulgada na segunda-feira (11).
O órgão deve seguir decisão do governo do estado que, por conta do aumento dos casos de Covid-19, prorrogou o decreto de isolamento social até 17 de maio.
Além da suspensão das visitas, o último decreto do Iapen-AC definiu novas medidas para tentar frear o avanço da Covid-19 dentro das unidades do estado.
Entre elas se destacam o uso de máscaras pelos presos; o reforço na limpeza dos pavilhões, celas e outros locais e a determinação do banho de sol em todos os dias da semana.
Ações divulgadas pelo Iapen-AC para combater a Covid-19 nos presídios estão:
- Nomeação de presos para limpeza de alas, celas, pavilhões, blocos e áreas comuns com equipamentos de proteção individual;
- Campanha para recebimento de materiais de limpeza como: água sanitária e detergentes e também de proteção individual dos presos;
- Limpeza regular com borrifação de água sanitária em celas, pavilhões, alojamentos, alas, guaritas, muralhas, áreas comuns, guarda e outras áreas;
- Os presos passam a tomar banho de sol nos dias seria de visitas;
- Testes rápidos em servidores que apresentaram sintomas do novo coronavírus;
- Bloco educacional da Unidade de Regime Fechado, em Rio Branco, também vai ser usado para o isolamento de presos infectados com a doença;
- Reformas e melhorias nas salas que devem ser usadas nas videoconferências.
Covid-19 no sistema prisional
O Iapen-AC é o setor da Segurança mais afetado pela doença. Segundo boletim divulgado pelo Iapen com dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sescre) dessa sexta-feira (8), 58 servidores testaram positivo para Covid-19, sendo 55 policiais penais e 3 servidores administrativos. Outros 57 casos foram descartados e 18 permanecem em análise.
Segundo o Iapen, 25 servidores não apresentam mais os sintomas da doença e já foram considerados curados, sendo eles 23 policiais penais e 2 servidores administrativos. Destes, 18 já retornaram ao serviço normal.
Ao todo, 170 servidores estão afastados de suas funções, sendo 122 do grupo de risco, 58 confirmados com Covid-19 e 18 casos suspeitos que estão em análise.
No caso dos presos, 50 são considerados suspeitos. Destes, sete foram confirmados com a doença e seis foram descartados. Outros 37 permanecem em análise. Segundo o Iapen, dois presos já foram considerados curados.
Em todo o estado do Acre, 347 presos fazem parte do grupo de risco, de acordo com dados do Iapen. Sendo que somente no maior presídio do estado, no Complexo Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco, são 134.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.