Cotidiano
Com visitas suspensas há mais de 50 dias, presos no AC recebem cartas de familiares durante o isolamento social
Visitas estão suspensas desde o dia 17 de março, quando governo decretou situação de emergência devido a pandemia. Cartas podem ser entregues no NAF.

Com visitas suspensas há mais de 50 dias, presos no AC recebem cartas de familiares durante o isolamento social — Foto: Asscom/Iapen
Por Iryá Rodrigues
Com a suspensão das visitas nos presídios do Acre como medida de prevenção ao novo coronavírus, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) autorizou o envio de cartas de familiares aos internos. A ideia é respeitar as medidas de isolamento, mas garantir o vínculo familiar dos presos.
As cartas podem ser levadas pelos familiares no mesmo dia da entrega de materiais de higiene e outros itens no Núcleo de Apoio à Família (NAF). Antes de ser entregue aos presos, assim como os demais itens, as cartas passam por uma análise das equipes técnicas e de segurança.
Inicialmente, somente os familiares vão poder enviar carta aos detentos, mas o Iapen informou que estuda a possibilidade de que os internos possam encaminhar as cartas aos parentes.
A chefe do Departamento de Reintegração Social, Liliane Moura, disse que as cartas começaram a ser recebidas na última segunda-feira (4) e que já foram entregues mais de mil somente na primeira semana. Segundo ela, essa é uma forma de contribuir com a saúde dos presos que vão poder ter notícias de seus familiares.
“A gente percebeu que, devido à falta de visitas, os presos ficam mais ansiosos e preocupados e a família também. E aí a gente resolveu fazer uma força-tarefa e autorizar que levassem essas cartas. Pedimos que as famílias colocassem no texto notícia da saúde deles, da situação como está em casa e levar palavras de esperança e de conforto para eles [internos]. Depois, eles vão estar podendo responder essas cartas”, disse Liliane.
Para evitar contaminação pelas cartas, elas são deixadas por um período de três a quatro dias em um local aberto antes de serem manuseadas pelos técnicos e entregue aos presos.

Cartas passam por protocolo de segurança — Foto: Asscom/Iapen-AC
Visitas suspensas
As visitas tanto familiares como íntimas estão suspensas desde o dia 17 de março, quando o governador Gladson Cameli decretou situação de emergência por conta da pandemia de Covid-19. A medida já foi prorrogada por duas vezes, sendo que o prazo de validade da última termina neste domingo (10).
A reportagem questionou o Iapen se a suspensão deve ser mantida após essa data e foi informado de que uma nova definição deve ser divulgada na segunda-feira (11).
O órgão deve seguir decisão do governo do estado que, por conta do aumento dos casos de Covid-19, prorrogou o decreto de isolamento social até 17 de maio.
Além da suspensão das visitas, o último decreto do Iapen-AC definiu novas medidas para tentar frear o avanço da Covid-19 dentro das unidades do estado.
Entre elas se destacam o uso de máscaras pelos presos; o reforço na limpeza dos pavilhões, celas e outros locais e a determinação do banho de sol em todos os dias da semana.
Ações divulgadas pelo Iapen-AC para combater a Covid-19 nos presídios estão:
- Nomeação de presos para limpeza de alas, celas, pavilhões, blocos e áreas comuns com equipamentos de proteção individual;
- Campanha para recebimento de materiais de limpeza como: água sanitária e detergentes e também de proteção individual dos presos;
- Limpeza regular com borrifação de água sanitária em celas, pavilhões, alojamentos, alas, guaritas, muralhas, áreas comuns, guarda e outras áreas;
- Os presos passam a tomar banho de sol nos dias seria de visitas;
- Testes rápidos em servidores que apresentaram sintomas do novo coronavírus;
- Bloco educacional da Unidade de Regime Fechado, em Rio Branco, também vai ser usado para o isolamento de presos infectados com a doença;
- Reformas e melhorias nas salas que devem ser usadas nas videoconferências.
Covid-19 no sistema prisional
O Iapen-AC é o setor da Segurança mais afetado pela doença. Segundo boletim divulgado pelo Iapen com dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sescre) dessa sexta-feira (8), 58 servidores testaram positivo para Covid-19, sendo 55 policiais penais e 3 servidores administrativos. Outros 57 casos foram descartados e 18 permanecem em análise.
Segundo o Iapen, 25 servidores não apresentam mais os sintomas da doença e já foram considerados curados, sendo eles 23 policiais penais e 2 servidores administrativos. Destes, 18 já retornaram ao serviço normal.
Ao todo, 170 servidores estão afastados de suas funções, sendo 122 do grupo de risco, 58 confirmados com Covid-19 e 18 casos suspeitos que estão em análise.
No caso dos presos, 50 são considerados suspeitos. Destes, sete foram confirmados com a doença e seis foram descartados. Outros 37 permanecem em análise. Segundo o Iapen, dois presos já foram considerados curados.
Em todo o estado do Acre, 347 presos fazem parte do grupo de risco, de acordo com dados do Iapen. Sendo que somente no maior presídio do estado, no Complexo Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco, são 134.
Comentários
Cotidiano
Acre ocupa a 27ª posição em ranking de acesso à energia elétrica no país

O Acre aparece na 27ª e última colocação no ranking dos estados brasileiros com maior acesso à energia elétrica, segundo dados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, 97,9% dos domicílios acreanos possuem acesso à energia elétrica, seja por meio da rede geral ou por fontes alternativas. Apesar do índice elevado, o percentual ficou abaixo do registrado nas demais unidades da federação, o que posicionou o estado na última colocação do ranking nacional.
No topo da lista, quatro estados alcançaram 100% de cobertura energética nos domicílios. São eles: Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, que dividem a primeira posição no indicador.
O ranking considera o percentual de domicílios com acesso à energia elétrica como um dos critérios para avaliar a competitividade dos estados brasileiros. O indicador reflete o alcance do serviço e a capacidade de garantir infraestrutura básica à população.
Comentários
Cotidiano
Caique Gomes chega para ser o camisa 9 do Independência

Foto arquivo pessoal: Caique Gomes estava atuando no futebol do Rio de Janeiro
O atacante Caique Gomes, ex-Resende, foi integrado ao elenco do Independência e é mais um reforço para a disputa da temporada de 2026. O atleta de 29 anos chega no Marinho Monte para ser o camisa 9.
“Estamos avaliando todos os atletas com bastante rigor e o Caique é uma grande contratação. Vamos ter um atacante com muita qualidade”, declarou o técnico Ivan Mazzuia.
Trabalho técnico
O elenco do Independência faz mais um trabalho técnico nesta terça, 23, no Marinho Monte.
“Esse é o início da preparação e os atletas estão bem empenhados. A ideia é construir um grupo forte para ter um time capaz de conquistar grandes resultados”, avaliou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Mulher é presa após agredir ex-companheiro a mordidas e arranhões em Cruzeiro do Sul
Vítima, que já havia registrado ocorrência anterior, estava trancada em apartamento quando a PM foi acionada; suspeita foi detida em flagrante

Segundo a Polícia Militar, a própria vítima acionou a equipe ao local. Ele estava trancado em seu apartamento, enquanto Suzane foi encontrada na via pública. Foto: ilustrativa
Uma mulher de 36 anos, identificada apenas como Suzane, foi presa em flagrante pela Polícia Militar após agredir o ex-companheiro no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul (AC). A vítima acionou a polícia ao ficar trancada no apartamento enquanto a agressora tentava entrar à força.
Segundo relato, Suzane iniciou uma discussão e, ao ser retirada do imóvel, retornou alegando que havia outra pessoa com o ex-companheiro. Na nova investida, ela o agrediu com arranhões e mordidas. A vítima informou já ter registrado boletim de ocorrência anterior contra a mulher.
Com lesões visíveis e relato consistente, a PM prendeu Suzane em flagrante. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil e alegou manter contato com a vítima na expectativa de reatar o relacionamento, que durou três anos.

Você precisa fazer login para comentar.