Cotidiano
Após data Fifa, Luis Suárez sonha com o título brasileiro em parceria de sucesso com o Grêmio
O astro foi anunciado no clube gaúcho em dezembro, conquistou títulos e se tornou ídolo da torcida e pilar importante do time

Após a data Fifa com a seleção do Uruguai, Luis Suárez retornou para o Grêmio determinado a fazer o clube gaúcho vencer o Brasileirão. Neste domingo (26), Luisito entra em campo para enfrentar o Atlético-MG, às 16h. Com contrato até dezembro deste ano, o craque briga para conquistar o último título possível nesta passagem pelo Brasil

1) Suárez chegou ao Grêmio conquistando títulos
No último dia de 2022, em 31 de dezembro, o Grêmio anunciou a chegada de Luisito Suárez. A contratação era uma das maiores da história do clube, e o jogador foi apresentado à torcida no dia 4 de janeiro. Duas semanas após a chegada, Suárez estreou com a camisa do Grêmio na Recopa Gaúcha e marcou três gols contra o São Luiz, garantindo o título à equipe. Em abril, venceu mais um título: o Campeonato Gaúcho

2) Pilar da equipe na busca do título no Brasileirão
Disputando com Botafogo, Palmeiras e RB Bragantino, o Grêmio é mais um time que pode levantar o troféu do Campeonato Brasileiro. Para chegar até aí, Suárez teve um papel essencial na busca de bons resultados. Ao todo, em 29 jogos, o uruguaio soma 14 gols (o que o coloca em terceiro lugar na artilharia) e deu dez assistências

3) Exemplo para os companheiros de time
Não são só os bons números que fazem com que ele seja procurado pelos companheiros. Além de ser o “cérebro” no time de Renato Gaúcho, o atacante é um exemplo para os outros jogadores.
Quando o time venceu a Recopa Gaúcha, outros atletas do Imortal rasgaram elogios ao uruguaio: “Jogador de nível superior”. Na ocasião, Renato Gaúcho disse: “É um jogador diferenciado e está acostumado a fazer isso, é bonito de ver jogar”

4) Ídolo da torcida
Quando foi apresentado à torcida, Suárez foi ovacionado pelos que marcaram presença na Arena Grêmio. O primeiro gol foi comemorado com os gremistas. Muito mais do que “apenas” um jogador, o uruguaio se tornou um ídolo do clube, e Renato Gaúcho afirmou que era de um atleta como ele que o time precisava: “O torcedor estava precisando de um ídolo que chamasse atenção e o torcedor comprasse o barulho”

5) Capacidade de se manter em alto nível
Aos 36 anos, Suárez sofre de uma artrose no joelho direito, o que faz com que ele sofra com dores intensas e passe por procedimentos para minimizar os sintomas da doença. Apesar da condição física complicada, o atacante consegue se manter em alto nível nos jogos, o que fica evidenciado nas participações de gols

6) Nível de profissionalismo
Além de se manter ativo no clube, apesar das dores no joelho, o astro uruguaio não deixa que questões extracampo atinjam o desempenho dentro dele. Nos últimos meses, circularam rumores de que o camisa 9 estaria perto de assinar com o Inter Miami, de Messi, para a próxima temporada. O jogador não fez comentários sobre a veracidade da informação e continua focado em dar o título brasileiro ao Grêmio

7) A volta para a seleção uruguaia
A liderança e os bons resultados conquistados por Luisito na dupla com o Grêmio deram a ele a oportunidade de retornar para a seleção uruguaia. Fora das convocações da equipe nacional desde a Copa do Mundo do Catar 2022, ele voltou a vestir a Celeste nos jogos contra a Argentina e a Bolívia. O time treinado por Marcelo Bielsa venceu nas duas partidas, e Suárez entrou em campo apenas no jogo contra os bolivianos
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.