Extra
Após crise com imigrantes, caminhoneiros se amontoam na fronteira com o Peru

Uma comissão formata por caminhoneiros e represetantes de transportadoras estiram com o prefeito de Assis Brasil, para pedir ajuda – Fotos: Raylanderson Frota
Parece que a crise na fronteira do Acre com o Peru não tem data para acabar e só tende a aumentar ainda mais. Depois que os imigrantes foram barrados na ponte da amizade desde do ano passado e tentaram entrar a força, as coisas só pioraram.
Com o bloqueio total da ponte, mais um problema está aparecendo relacionado aos caminhoneiros que estão desde o conflito acontecido a cerca de duas semanas, parados na Aduana brasileira e peruana sem ter como passar.
O lado brasileiro, são cerca de 40 veículos de vários tipo de transporte, como combustível, produtos para construção e até alimentos. Boa parte disso, tenta chegar no lado boliviano de Pando, que faz divisa com Brasiléia e Epitaciolândia.
O prefeito da pequena Assis Brasil, que tem menos oito mil habitantes, sofre com o aumento de imigrantes na cidade. Desde o ano passado, alguns foram acomodados em um escola e vem sendo alimentados pelo Município e recebem pouco auxílio do governo federal.
Foi informado que o prefeito está acionando a Justiça para que removam os imigrantes de cima da ponte, pois estão causando transtornos de várias formas e agora, com o caminhoneiros que estão a cada dia, aumentando na fronteira.
A cada dia parados na fronteira é um prejuízo além do perigo desses caminhões que transportam combustível oferecem. Se junta a esse problema, o eminente desabastecimento na cidade de Cobija e já causa preocupação às autoridades pandinas.

Barracas de imigrantes dificultam a passagem dos veículos pesados para ambos os lados – Foto: Raylanderson Frota.
Uma comissão envolvendo caminhoneiros e representantes de transportadoras, juntamente com representantes da PRF e o prefeito de Assis Brasil, se reuniram no gabinete para tentar buscar uma solução sobre o caso, que depende exclusivamente das autoridades do Peru.
Também foi informado que a quantidade de imigrantes tem diminuído, mas, um grupo de aproximadamente 100 pessoas ainda estão acampados sobre a ponte na esperança de poder passar, impedindo a passagem dos veículos.
Veja vídeo reportagem com Almir Andrade.
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
Comentários
Extra
Vídeo: Jovem é executado com vários tiros em frente a distribuidora em Rio Branco
Vítima de 22 anos foi alvejada por pelo menos dez disparos; crime será investigado pela DHPP
Genilson Bomfim Mendonça Júnior, de 22 anos, foi morto a tiros na noite deste domingo (10), na Rua 15 de Novembro, bairro Belo Jardim 1, no Segundo Distrito de Rio Branco.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a vítima, parada sobre uma bicicleta em frente a uma distribuidora onde teria ido comprar cigarros, é surpreendida por um veículo modelo Gol, de cor prata.
O carro para ao seu lado, e dois atiradores descem efetuando ao menos dez disparos.
Mesmo ferido, Genilson tentou correr, mas caiu alguns metros à frente, em frente a uma residência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, porém, quando a equipe chegou, a vítima já estava sem vida. Ele foi atingido por tiros no braço, tórax e costas.
A Polícia Militar isolou o local, enquanto a Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil iniciou os levantamentos. Segundo informações policiais, Genilson tinha passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.
O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) após a realização da perícia. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ficará responsável pela investigação do crime.

Genilson B. Mendonça Júnior (20) ainda chegou a correr alguns metros, mas não resistiu.
Comentários
Extra
IV Semana Evangélica de Epitaciolândia reúne multidão em três dias de fé, louvor e comunhão
Com muita fé e devoção, a comunidade evangélica de Epitaciolândia viveu momentos de intensa adoração durante a IV Semana Evangélica, realizada nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no espaço de eventos do Bairro Aeroporto.
O evento, promovido pela Prefeitura de Epitaciolândia em parceria com a Associação de Ministros e Pastores de Epitaciolândia e Brasiléia (AMPEB), reuniu fiéis de diversas denominações, vindos não apenas do município, mas também de cidades vizinhas, da Bolívia e de outras regiões do Alto Acre.
A abertura, na quinta-feira (7), contou com a grande final do III Festival de Música Gospel – Adora Epitaciolândia e a ministração do Pastor Eliezer. Participaram da solenidade o prefeito Sérgio Lopes, a primeira-dama Alliny Saldanha, o presidente da Câmara Municipal Antônio Rosiclei, o vereador José Henrique, o presidente da AMPEB Pastor Mário Gilson, além de líderes religiosos de diversas igrejas da região.
Na sexta-feira (8), a programação foi marcada pela presença da cantora gospel Isadora Pompeo, uma das maiores referências do cenário gospel nacional. Milhares de pessoas lotaram o espaço para cantar, louvar e se emocionar. Entre as autoridades presentes, estiveram a deputada federal Antônia Lúcia, o deputado federal Roberto Duarte, o vice-prefeito de Epitaciolândia Sérgio Mesquita, o vice-prefeito de Brasiléia Amaral do Gelo, além de secretários e vereadores.
O encerramento, no sábado (9), contou com a participação do renomado pastor e cantor Antônio Cirilo, que conduziu um momento de intensa adoração e pregação, emocionando o público. A Feira Cultural Gospel integrou a programação com a terceira edição do Show de Talentos – Adora Epitaciolândia, apresentações musicais e pregações voltadas ao fortalecimento da fé cristã.
Para o prefeito Sérgio Lopes, o evento é um marco para a cidade: “A Semana Evangélica é um momento de união, fé e comunhão, que fortalece nossa comunidade e enche nossos corações de esperança. É uma alegria apoiar e participar desse encontro tão especial.”
O presidente da AMPEB, Pastor Mário Gilson, também celebrou os resultados: “Vivemos três noites de muita fé, comunhão e adoração. Em nome da associação, agradecemos a todos que nos ajudaram, em especial ao prefeito Sérgio Lopes e à deputada federal, que têm nos apoiado nas nossas realizações.”
A IV Semana Evangélica reafirmou o compromisso da gestão municipal com o incentivo às manifestações religiosas e culturais, oferecendo um espaço de louvor, comunhão e celebração para toda a população.
Comentários
Extra
Obra da orla do Rio Acre em Brasiléia é paralisada por falta de recursos federal
Moradores e empresários cobram retomada dos trabalhos orçados em R$ 18 milhões e executados pelo Governo do Acre
Moradores e empresários da área central de Brasiléia denunciaram, por meio de um manifesto, a paralisação das obras da orla do rio Acre, orçadas em R$ 18 milhões e financiadas com recursos destinados pelo senador acreano Márcio Bittar. A execução do projeto é de responsabilidade do Governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Nos últimos seis meses, o local recebeu diversas visitas técnicas do governador Gladson Cameli, da presidente do Deracre, Sula Ximenes, de engenheiros e de autoridades políticas para avaliar o andamento do projeto, que tem previsão de inauguração ainda este ano.
Em resposta, Sula Ximenes informou que o Estado aguarda a liberação de verbas para a continuidade dos trabalhos. “O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional disse que a liberação dos recursos está pronta para acontecer a qualquer momento. Nossa meta é concluir essa obra, que é prioridade”, afirmou.
O manifesto ressalta que a região central de Brasiléia, afetada por quatro enchentes nos últimos anos, ainda concentra grande atividade comercial e geração de empregos – incluindo a sede da Prefeitura e Câmara Municipal, e pede mais atenção de órgãos e representantes políticos para evitar que a obra seja abandonada.

Orla do Rio Acre em Brasileia é inspirada na Gameleira de Rio Branco. Foto: Cleiton Lopes/Secom
Você precisa fazer login para comentar.