fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Após crise com imigrantes, caminhoneiros se amontoam na fronteira com o Peru

Publicado

em

Uma comissão formata por caminhoneiros e represetantes de transportadoras estiram com o prefeito de Assis Brasil, para pedir ajuda – Fotos: Raylanderson Frota

Parece que a crise na fronteira do Acre com o Peru não tem data para acabar e só tende a aumentar ainda mais. Depois que os imigrantes foram barrados na ponte da amizade desde do ano passado e tentaram entrar a força, as coisas só pioraram.

Com o bloqueio total da ponte, mais um problema está aparecendo relacionado aos caminhoneiros que estão desde o conflito acontecido a cerca de duas semanas, parados na Aduana brasileira e peruana sem ter como passar.

O lado brasileiro, são cerca de 40 veículos de vários tipo de transporte, como combustível, produtos para construção e até alimentos. Boa parte disso, tenta chegar no lado boliviano de Pando, que faz divisa com Brasiléia e Epitaciolândia.

O prefeito da pequena Assis Brasil, que tem menos oito mil habitantes, sofre com o aumento de imigrantes na cidade. Desde o ano passado, alguns foram acomodados em um escola e vem sendo alimentados pelo Município e recebem pouco auxílio do governo federal.

Foi informado que o prefeito está acionando a Justiça para que removam os imigrantes de cima da ponte, pois estão causando transtornos de várias formas e agora, com o caminhoneiros que estão a cada dia, aumentando na fronteira.

A cada dia parados na fronteira é um prejuízo além do perigo desses caminhões que transportam combustível oferecem. Se junta a esse problema, o eminente desabastecimento na cidade de Cobija e já causa preocupação às autoridades pandinas.

Barracas de imigrantes dificultam a passagem dos veículos pesados para ambos os lados – Foto: Raylanderson Frota.

Uma comissão envolvendo caminhoneiros e representantes de transportadoras, juntamente com representantes da PRF e o prefeito de Assis Brasil, se reuniram no gabinete para tentar buscar uma solução sobre o caso, que depende exclusivamente das autoridades do Peru.

Também foi informado que a quantidade de imigrantes tem diminuído, mas, um grupo de aproximadamente 100 pessoas ainda estão acampados sobre a ponte na esperança de poder passar, impedindo a passagem dos veículos.

Veja vídeo reportagem com Almir Andrade.

Comentários

Continue lendo

Extra

Gestão municipal de Rio Branco é destaque e recebe troféu Impacto na Educação durante evento da Mind Lab em São Paulo

Publicado

em

A educação é uma prática social, política e cultural que vai além do ambiente escolar, envolvendo a formação integral do indivíduo e a transformação da sociedade. Ela é um direito fundamental e um processo contínuo de aprendizagem que ocorre em diversos espaços e contextos.

É com esse pensamento que a gestão municipal de Rio Branco tem inovado e revolucionado a forma de fazer educação e uma das ferramentas para isso é o programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab, que se refere à capacidade de pensar de forma criativa, original e com soluções novas para problemas.

Como forma de reconhecer o impacto de quem transforma a educação pública no Brasil, foi realizado nesta quinta-feira (31), em São Paulo, o evento Mind Lab – Acreditadores, onde a rede municipal de Rio Branco foi reconhecida por diversas iniciativas que promovem o desenvolvimento da educação no município, entre elas a aplicação do Programa MenteInovadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais por meio de jogos de raciocínio, mediação pedagógica e formação continuada de educadores.

“Nós estamos muito felizes por termos sido classificados em segundo lugar no IDEB, em nível nacional, e isso graças a todo o trabalho que nossa equipe vem fazendo. A interação entre família e escola e, principalmente, por causa do Mind Lab, que é exatamente o programa que trouxe para a gente essa interação entre família e escola. Como professor de matemática, eu sempre soube que nunca tínhamos mais de 30% dos alunos que gostavam de matemática. Neste momento, chegamos na sala de aula e perguntamos: quem gosta de matemática? Incrível, mas quase 100% das crianças respondem da mesma forma. Isso para mim é fundamental como professor de matemática, que viveu por mais de 30 anos dentro da sala de aula”, afirmou o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

A iniciativa marca o início de um novo ciclo da Mind Lab, que reafirma seu compromisso com a construção de soluções de impacto social por meio de parcerias público-privadas e programas educacionais que transformam realidades. Mais do que apresentar resultados, a Mind Lab quer dar voz a quem vive, na prática, a transformação da educação pública. Por isso, o evento homenageou redes municipais que se destacaram pela gestão educacional inovadora e pelos avanços alcançados com a implementação dos programas da Mind Lab.

“A gente percebe que os alunos, através dessa ferramenta da MenteInovadora, desenvolvendo o raciocínio lógico, passaram a ter um gosto maior pela matemática, tanto que nosso resultado foi excelente no IDEB de 2023, ano em que iniciamos todo o processo de aplicação dessa ferramenta, da MenteInovadora, Mind Lab. Percebemos que eles passaram a gostar muito mais da matemática, através dos jogos, interagindo, inclusive, com as famílias. Vimos também, através das famílias, que a parte socioemocional, com as famílias indo à escola e interagindo com seus filhos por meio dos jogos, envolveu de forma socioemocional toda essa família”, explicou Alysson Bestene, secretário municipal de Educação.

A premiação celebra não apenas os resultados alcançados, mas também o impacto cotidiano vivenciado por professores, alunos e famílias.

Comentários

Continue lendo

Extra

Trabalhador morre ao cair de árvore enquanto trabalhava na zona rural de Rio Branco

Publicado

em

Carlos Souza, de 55 anos, foi atingido por galho e caiu de aproximadamente 20 metros; ele morreu antes da chegada do socorro

O trabalhador rural Carlos Souza da Silva, de 55 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (31) após cair de uma árvore enquanto realizava a derrubada de galhos no Ramal do Medeiros, no km 11 da Rodovia AC-10 (Estrada de Porto Acre), zona rural de Rio Branco.

De acordo com informações da esposa da vítima, o casal, residente na área urbana da capital, estava há três dias no local, onde Carlos havia sido contratado para executar o corte de árvores. Durante o serviço, ao cortar um dos galhos, ele foi atingido e caiu de uma altura de cerca de 20 metros. A motosserra que utilizava ficou presa no topo da árvore por uma corda.

Na queda, Carlos bateu a cabeça em um dos galhos que já havia cortado, sofrendo ferimentos graves na região do rosto, o que o deixou parcialmente desfigurado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por familiares e enviou uma ambulância de suporte básico, seguida por uma unidade avançada, mas os socorristas constataram o óbito ao chegarem.

A Polícia Militar isolou a área para os trabalhos da perícia técnica. Após os procedimentos, o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos. A Polícia Civil investigará as circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil representa pela prisão de homem suspeito de estuprar a própria neta em Porto Acre

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Porto Acre, demonstrou mais uma vez seu compromisso no combate aos crimes de violência sexual ao representar pela prisão preventiva de F. dos Santos, suspeito de estuprar a própria neta, uma menina de apenas 9 anos.

A ação é resultado de uma investigação rápida e minuciosa conduzida pelo delegado Judson Barros, que reuniu provas, ouviram testemunhas e buscaram garantir a responsabilização do suspeito diante da gravidade dos fatos.

De acordo com Barros, responsável pelo caso, o pedido de prisão preventiva foi fundamentado na necessidade de proteger a vítima, preservar a ordem pública e impedir qualquer tipo de influência ou intimidação que pudesse comprometer as investigações.

“O nosso dever é proteger os mais vulneráveis e agir com firmeza diante de qualquer violência, especialmente quando há envolvimento de familiares que deveriam zelar pela integridade da vítima”, destacou o delegado Judson Barros.

Comentários

Continue lendo