Extra
Após crise com imigrantes, caminhoneiros se amontoam na fronteira com o Peru

Uma comissão formata por caminhoneiros e represetantes de transportadoras estiram com o prefeito de Assis Brasil, para pedir ajuda – Fotos: Raylanderson Frota
Parece que a crise na fronteira do Acre com o Peru não tem data para acabar e só tende a aumentar ainda mais. Depois que os imigrantes foram barrados na ponte da amizade desde do ano passado e tentaram entrar a força, as coisas só pioraram.
Com o bloqueio total da ponte, mais um problema está aparecendo relacionado aos caminhoneiros que estão desde o conflito acontecido a cerca de duas semanas, parados na Aduana brasileira e peruana sem ter como passar.
O lado brasileiro, são cerca de 40 veículos de vários tipo de transporte, como combustível, produtos para construção e até alimentos. Boa parte disso, tenta chegar no lado boliviano de Pando, que faz divisa com Brasiléia e Epitaciolândia.
O prefeito da pequena Assis Brasil, que tem menos oito mil habitantes, sofre com o aumento de imigrantes na cidade. Desde o ano passado, alguns foram acomodados em um escola e vem sendo alimentados pelo Município e recebem pouco auxílio do governo federal.
Foi informado que o prefeito está acionando a Justiça para que removam os imigrantes de cima da ponte, pois estão causando transtornos de várias formas e agora, com o caminhoneiros que estão a cada dia, aumentando na fronteira.
A cada dia parados na fronteira é um prejuízo além do perigo desses caminhões que transportam combustível oferecem. Se junta a esse problema, o eminente desabastecimento na cidade de Cobija e já causa preocupação às autoridades pandinas.

Barracas de imigrantes dificultam a passagem dos veículos pesados para ambos os lados – Foto: Raylanderson Frota.
Uma comissão envolvendo caminhoneiros e representantes de transportadoras, juntamente com representantes da PRF e o prefeito de Assis Brasil, se reuniram no gabinete para tentar buscar uma solução sobre o caso, que depende exclusivamente das autoridades do Peru.
Também foi informado que a quantidade de imigrantes tem diminuído, mas, um grupo de aproximadamente 100 pessoas ainda estão acampados sobre a ponte na esperança de poder passar, impedindo a passagem dos veículos.
Veja vídeo reportagem com Almir Andrade.
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
- Foto: Raylanderson Frota
Comentários
Extra
Fronteira do amor: Casal é flagrado em ato sexual em plena avenida comercial de Brasiléia
Um casal em situação de vulnerabilidade social foi flagrado mantendo relações sexuais em via pública na noite desta sexta-feira (11), em Brasiléia, na fronteira do Acre. A cena ocorreu na calçada de um prédio comercial na Avenida Manoel Marinho Montes, considerada uma das mais movimentadas da cidade e principal polo comercial do município.
Imagens feitas por populares mostram o casal em pleno ato, sem qualquer preocupação com o movimento intenso de veículos e pedestres. O local onde o caso ocorreu é conhecido por ser frequentado por usuários de substâncias entorpecentes, situação que já havia sido denunciada anteriormente por moradores e comerciantes da região.
O vídeo, que circulou amplamente em grupos de aplicativos de mensagens, gerou indignação nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a ausência de políticas públicas voltadas à saúde mental, ao tratamento de dependência química e ao acolhimento de pessoas em situação de rua no município.
Até o momento, não há confirmação se o caso foi formalmente comunicado às autoridades policiais ou ao Ministério Público. A expectativa da população é que o poder público tome providências para coibir esse tipo de situação em via pública.
MATÉRIA RELACIONADA:
Vídeo: Onda de usuários de drogas preocupa comerciantes e moradores em Brasiléia
Comentários
Extra
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae – AVISO DE LICITAÇÃO
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae
AVISO DE LICITAÇÃO
Pregão Eletrônico SRP nº 22/2025
1. OBJETO
Registro de Preços para aquisição de equipamentos eletrônicos e de informática, sob demanda, para modernização e ampliação da infraestrutura da tecnologia da informação do ÓRGÃO GE- RENCIADOR DO REGISTRO DE PREÇOS em conforme condições especificadas neste edital e seus anexos.
2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresas.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 18 de julho de 2025 às 10:45h;
Início da sessão de disputa de preço: 18 de julho de 2025 às 11:00h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.
3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.
Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: cpl@ac.sebrae.com.br, aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.
Rio Branco-AC, 11 de julho de 2025.
Comentários
Extra
Prefeito Sérgio Lopes celebra importante conquista para os moradores da Reserva Chico Mendes
O Prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, anunciou nesta semana mais uma grande conquista para os moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes. Após uma articulação iniciada em abril deste ano, durante visita oficial a Brasília, o gestor municipal comemorou a publicação de uma portaria que transfere a competência para emissão de autorizações para construção de tanques de criação de peixes na reserva.
Na ocasião, o prefeito esteve na sede do ICMBio e do Ibama para tratar da necessidade de alteração na legislação ambiental, visando facilitar e agilizar o acesso dos moradores a essas autorizações, fundamentais para o fortalecimento da piscicultura como alternativa de renda dentro da unidade de conservação.
O resultado veio no último dia 18 de junho de 2025, com a publicação da portaria que oficializa a transferência dessa responsabilidade do IBAMA para o ICMBio. “Assim como conquistamos a liberação de autorizações para destocas de até dois hectares, agora os moradores poderão solicitar diretamente ao ICMBio a autorização para a construção de tanques de criação de peixes dentro das colocações na reserva. É uma vitória de todos nós, fruto da luta coletiva”, destacou Sérgio Lopes.
A conquista contou com o apoio de importantes parceiros, entre eles representantes do Ibama, lideranças das associações locais como Romário, da AMPREAB, e Açúcar, da AMNOPRELANDIA, além do deputado federal Roberto Duarte, que também se somou a esse pleito.
“Essa é mais uma ação que demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida das famílias que vivem na Reserva Chico Mendes. Seguimos juntos, lutando por mais avanços e dignidade para nossa gente”, finalizou o prefeito.
Você precisa fazer login para comentar.