Cotidiano
A pouco mais de 15 dias do fim da campanha, Acre vacinou apenas 22% da faixa etária contra o sarampo
Dados do PNI apontam que dentro da faixa etária de 20 a 49 anos são mais de 326,9 mil pessoas para receber a vacina. Porém, apenas 74,5 mil foram imunizadas.

Faltando pouco mais de 15 dias para o fim da campanha, apenas 74,5 mil foram imunizadas.
Por Alcinete Gadelha
A campanha de vacinação contra o Sarampo encerra no final deste mês e segue com o foco de vacinação no grupo de pessoas entre 20 a 49 anos de idade e vacinou menos da metade da população que compõe esta faixa etária.
_____________
A cobertura foi de apenas 22%.
_____________
Dados do Núcleo do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) apontam que dentro da faixa etária são mais de 326,9 mil pessoas para receber a vacina. Porém, faltando pouco mais de 15 dias para o fim da campanha, apenas 74,5 mil foram imunizadas.
“A gente entende que o ano de 2020 tem sido um ano difícil principalmente em relação a imunização”, disse a gerente do núcleo do PNI no Acre, Renata Quiles.
Renata disse ainda que há a possibilidade de a campanha que encerrou em agosto e foi estendida até o final de outubro ser prorrogada mais uma vez.
“Essa campanha já vem sendo prorrogada há vários meses. O Ministério da Saúde estabeleceu que no dia 31 de outubro é o encerramento, mas, devido à baixa cobertura vacinal, ainda corre o risco de dar prosseguimento nessas campanhas, tanto nessa como na de pólio”, contou.
Ainda de acordo com os dados, a capital acreana, Rio Branco, tem o pior índice de cobertura do estado. De uma população de mais de 164 mil pessoas com idades entre 20 a 49 anos, pouco mais de 3,7 mil foram imunizadas.
Comentários
Cotidiano
Independência recebe o Águia e vai tentar a 1ª vitória no Brasileiro

Foto John Silva: Polaco ganha uma vaga e começa a partida como titular
O Independência enfrenta o Águia de Marabá neste domingo, 27, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta, em um duelo válido pela 2ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tricolor empatou fora de casa na estreia e o Águia, em casa, conquistou uma vitória.
Ulisses mexeu na equipe
Com as lesões do zagueiro Jô e do atacante Juan, Ulisses Torres foi obrigado a realizar mudanças no Independência. Léo Oliveira e Polaco começam a partida entre os titulares.
“Fomos obrigados a mexer na equipe. Vamos enfrentar uma equipe qualificada e precisamos ter uma atuação segura”, comentou o treinador.
Quem seguir 100%
Depois de bater o GAS, em Marabá, o Águia chega para o duelo com o Independência sem desfalques.
“A meta é fazer sete vitórias e sete empates, numa conta de primeiro lugar do grupo, numa conta e invencibilidade, numa conta de ajuste de números para fortalecer dentro da competição e chegar forte lá na frente”, comentou o técnico do Águia, Sílvio Criciúma.
Trio de arbitragem
Guilherme Francisco Maciel, de São Paulo, apita Independência e Águia de Marabá. Os acreanos Antônio Neilson e Roseane Amorim serão os auxiliares.
Comentários
Cotidiano
Crise no INSS: Lula é aconselhado a afastar Lupi
O governo federal enfrenta uma crise no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que pode resultar no afastamento do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Informações obtidas pela CNN revelam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi aconselhado a tomar medidas em relação ao ministro, após indícios de sua possível omissão diante de irregularidades no órgão.
A situação se agravou na última quarta-feira (23), quando uma operação da Polícia Federal desvendou um esquema de fraudes no INSS. Nesse mesmo dia, Lula se reuniu com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. Durante o encontro, o presidente foi alertado sobre a provável omissão de Lupi em relação às fraudes.
Pressão para afastamento
Fontes próximas ao governo informam que Lula discutiu o assunto com sua equipe de comunicação e outros ministros, sendo aconselhado a considerar o afastamento de Carlos Lupi. A decisão inicial foi aguardar mais informações antes de tomar qualquer medida drástica, optando pela demissão imediata apenas do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
No entanto, a divulgação de atas que indicam que Lupi foi alertado em junho de 2023 sobre indícios de irregularidades em descontos na folha de pagamento de aposentados aumentou a pressão sobre o governo.
A proximidade das eleições de 2026 e a preocupação com a imagem do governo em relação a suspeitas de corrupção são fatores que pesam na decisão sobre o futuro do ministro.
O Palácio do Planalto já demonstrou rapidez na resposta à crise, suspendendo todos os descontos autorizados ou não dos aposentados e prometendo a devolução dos valores descontados indevidamente. Agora, espera-se uma decisão igualmente ágil sobre a permanência de Lupi no cargo, considerando o impacto político que o caso pode ter na credibilidade do governo Lula.
Comentários
Cotidiano
São Paulo sofre com ex-Corinthians, mas joia garante empate contra o Ceará
Ceará e São Paulo empataram por 1 a 1 na Arena Castelão, na noite de hoje, na Arena Castelão, em jogo válido pela 6ª rodada do Brasileirão.
Pedro Henrique, ex-Corinthians, abriu o placar para o Vozão logo aos 3 minutos do 1º tempo. No entanto, a estrela de Ryan Francisco brilhou e a joia empatou o jogo para o São Paulo.
Zubeldía escalou um time bem modificado, mas o São Paulo não sofreu contra o Ceará. Nomes como Ryan Francisco, Lucas Ferreira, Bobadilla e Sabino começaram como titulares.
O Tricolor manteve sua invencibilidade no Brasileirão. Agora são seis jogos com cinco empates e uma vitória na competição.
Você precisa fazer login para comentar.