Conecte-se conosco

Flash

Vereadores de Brasiléia apresentam prestação de contas da ex prefeita Ana Leila Galvão e o veto total do poder executivo ao Projeto Lei Nº 007/2022

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (20), foi realizada a décima nona Sessão Ordinária de 2023 da 15ª Legislatura da Câmara Municipal de Brasiléia na sala de sessões José Cordeiro Barbosa e contou com a presença do Presidente Marquinhos Tibúrcio (MDB) e dos vereadores Arlete Amaral (PP), Elenilson Cruz (Sem Partido), Leomar Barbosa (PSD), Leonir de Castro (PP), Lessandro Jorge (Sem Partido), Jurandir Queiroz (PROS), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS).

Grande expediente:

Durante o uso da tribuna os vereadores fizeram indicações de melhorias para a infraestrutura urbana e rural, saúde e educação.

Vereadora Arlete Amaral (PP)

Vereadora Arlete Amaral (PP): No uso de suas atribuições iniciou a sua fala cumprimentando a todos presentes no recinto, os servidores desta casa legislativa, os que assistem pelas redes sociais. A parlamentar mencionou sobre os imigrantes que todos os dias se encontram na ponte, ressaltando que foi aprovado o projeto que dá apoio aos mesmos, e indica que esta casa legislativa envie um documento ao ministério público e ao conselho tutelar solicitando explicações do que está acontecendo com os imigrantes que estão chegando no município, o vereador Elenilson Cruz solicitou para se associar a esta indicação e parabenizou a vereadora por ter trago esta pauta tão importante para a tribuna; o vereador Leomar Barbosa complementou que todos os imigrantes que chegam no país estão sujeitos a lei do Brasil e que existe uma lei que protege as crianças, o ECA, e deixa uma observação de que as autoridades competentes possam agir no vigor da lei. A edil mencionou que não realiza tanto o uso da tribuna, não por falta de pedidos e sim por falta de respostas e atendimentos. A vereadora Marinete Mesquita fez menção de que a edil que é hoje da base e líder da prefeita não é ouvida e não tem seus pedidos alcançados imagina a situação da oposição e a parabenizou pela pauta traga a tribuna. A edil mencionou sobre a inauguração da OCA de Brasiléia, e acredita na implantação do IML no munícipio. O vereador Jurandir Queiroz indagou sobre o que estar errado, se é as parcerias, se é o executivo, com relação a indicação da edil e solicitou para se associar ao seu pedido. A parlamentar finalizou a sua oportunidade agradecendo a Deus por estar nesta casa legislativa com todos colegas e que o nosso senhor Jesus venha abençoar e dá saúde para que possam continuar lutando pela população.

Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido)

Vereador Elenilson Cruz (Sem Partido): No uso de suas atribuições iniciou a sua fala cumprimentando a todos presentes na galeria da sala de Sessões José Cordeiro Barbosa, o presidente Marquinhos Tibúrcio, os demais funcionários e a todos aqueles que acompanham pelas redes sociais. O parlamentar demonstrou a sua felicidade mediante a inauguração da OCA de Brasiléia e mencionou que este dia é muito importante não somente para Brasiléia mais também para os municípios vizinhos e de oportuno agradeceu a prefeita Fernanda Hassem pela parceria e ter disponibilizado o prédio do Antigo Centro Cultural, o governador Gladson Camelli por entender a necessidade da implantação deste serviço no município e em especial a diretora da OCA de Rio Branco, Fran Brito, por sempre atender os parlamentares para discutir sobre a implantação da OCA. O parlamentar realizou a indicação de que o secretário de obras, Lima, a prefeita e toda sua equipe realize a recuperação da rua Marechal Rondon, no trecho que vai do Marcelão até o Renato Gastro Bar, com um paliativo e que ague todos os dias com os carros pipas e assim melhorando a trafegabilidade, enquanto a emenda da deputada Vanda Millani não chegue e construa a Orla. O edil indicou que o vice-prefeito, Carlinhos do Pelado, venha retomar os serviços na Avenida Geni Assis e concluir os tapas buracos. O vereador agradeceu ao secretário Lima e toda a equipe pela recuperação da iluminação das ruas Pedro Cristiano e Marinho de Castro no bairro Samaúma. O parlamentar solicitou que seja encaminhado pelo executivo a esta casa legislativa o PCCR para que possa avançar na discussão do mesmo. O vereador finalizou a sua oportunidade agradecendo a Deus e mencionando que seu mandato está à disposição da população e que não possui o poder da execução mais pode estar lutando e reivindicando e buscando melhorias para o município.

Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO)

Vereador Lessandro Jorge (SEM PARTIDO): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando os senhores vereadores, o público que acompanha na plenária. O parlamentar mencionou a situação da aprovação do PCCR e solicita ao poder executivo que esteja recebendo os representantes do sindicato para discutir deste assunto e que dê uma posição referente a esta situação, esclarecendo para os servidores público que o PCCR não chegou nesta casa legislativa e que se encontra no poder executivo e assim não sendo votado e aprovado pelos parlamentares. O edil informou sobre o veto do projeto Lei Nº 007/2022, que conforme o art. 175, no parágrafo 2º, informa que após a câmara receber o veto, o mesmo será encaminhado a comissão de Justiça e Redação para que siga os tramites regimentar desta casa legislativa. O vereador finalizou a sua oportunidade agradecendo a todos.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)

Vereadora Marinete Mesquita (PT): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a todos que se fazem presentes, ao publico que acompanham pelas redes sociais. A parlamentar se associou as palavras do vereador Lessandro Jorge, em tudo que se diz respeito ao PCCR das categorias. De oportuno a edil se pronunciou e demonstrou a sua indignação e pesar ao veto total ao projeto Lei nº 007/2022, de autoria da vereadora Neiva Badotti e do vereador Leomar Barbosa por parte do executivo, assim como também a Lei de Gestão que está sendo modificada. A vereadora solicitou a secretaria de obras, quando iniciarem os serviços mais próximos a cidade realizem melhorias nos ramais do Polo e ressalta que precisa se  de governo e município atuando dentro do ramal do Polo, no ramal do km 13 assim como nos ramais mais  próximos. A parlamentar menciona sobre a notícia plantada sobre que o Partido dos Trabalhadores não terá candidatura própria e que apoiara outra chapa e como filiada e vereadora informa que o PT terá nome a concorrer para o pleito seguinte. A vereadora comunica aos servidores da educação que já existe um excedente batendo a casa dos dois milhões de reais e que há possibilidade de ter abono e de oportuno lembrou que existe um projeto que foi aprovado por unanimidade para melhoria da categoria da educação (PCCR) e assim bem como o vereador Lessandro Jorge colocara foi esquecido, assim como o projeto para a semana dos fazedores da cultura. A vereadora finalizou a sua oportunidade agradecendo e desejando uma ótima semana a todos.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando a nobre presidente interina Arlete Amaral, os nobres colegas vereadores, os amigos presentes. O parlamentar abordou sobre o projeto de lei Nº 007/2022 que é desrespeitoso e repudia o veto total da parte do poder executivo e parabeniza o discurso do vereador Lessandro Jorge onde o mesmo foi profundo e feliz em suas colocações referentes a este assunto. O edil de oportuno mencionou sobre o PCCR e enfatizou que esses assuntos só são importantes para o executivo nos períodos pré-eleitoral. O vereador mencionou que não dá para compreender as ações deletérias do poder executivo, que age muitas vezes com a sua força de prefeitura não para direcionar politicas publicas para aquelas pessoas que dependem do incentivo e que chegue às melhorias do poder executivo e sim priorizar seu projeto pessoal no campo politico. O parlamentar informou que todo o dia recebe reclamações, sejam elas da educação, da saúde, da assistência social de que há operações suspeitas e que nesta casa não tem ninguém com olhos fechados. O parlamentar finalizou a sua oportunidade deixando o seu inteiro repudio e a solidariedade às famílias que precisando do incentivo, da lei para que possa ter um melhor acompanhamento, uma melhor informação em relação ao projeto que trata do Autismo e do Lúpus na nossa cidade.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)

Vereadora Neiva Badotti (PSB): No uso de suas atribuições iniciou a sua fala cumprimentando a todos presentes. A parlamentar se solidarizou com o pessoal da educação pelo PCCR engavetado, pela falta de respeito com os profissionais, pelos precatórios da educação que até hoje não foram pagos e de oportuno informou que o executivo não se pronunciou até o momento sobre piso nacional da enfermagem. A edil se pronunciou sobre o veto total da prefeita do projeto sobre o Lúpus que é falta de respeito a todos colegas que disseram sim a esse projeto, sim as pessoas que sofrem com lúpus e que perderam familiares com esta doença, com a população. A vereadora mencionou que a gestão não conseguiu colocar o aparelho de ultrassonografia para fazer ultrassom das grávidas (pré natal) deste município, o colposcópio adquirido com emenda parlamentar até hoje não conseguiram colocar para funcionar. A vereadora mencionou que lamenta a falta de respeito do executivo para com cada um dos parlamentares e espera que consigam derrubar o veto da prefeita e trazer benefícios as pessoas portadoras de lúpus. A parlamentar finalizou a sua oportunidade se solidarizando com todos os portadores de lúpus e seus familiares.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)

Vereador Rogerio Pontes (PROS): No uso de suas atribuições iniciou sua fala cumprimentando o presidente Marquinhos Tibúrcio, os colegas vereadores, os funcionários desta casa, os que se encontram presentes neste recinto. O parlamentar se pronunciou sobre o veto da prefeita Fernanda Hassem em relação ao projeto do Lúpus, e mencionou que a câmara de vereadores é independente e que depende de cada vereador no dia da votação. O edil mencionou que se sente feliz com a inauguração da OCA de Brasiléia e agradeceu o empenho do Governador Gladson Camelli e da gestora Fernanda Hassem pelo empenho de sua instalação no município e enfatizou que quem ganha é a população. O vereador repudiou a matéria realizada nas redes sociais denegrindo o seu nome e parabenizou os repórteres que tem ética de criticar de forma verdadeira. O parlamentar finalizou a sua oportunidade deixando um abraço a toda a população de Brasileia e que estão juntos e misturado para fazer o melhor para o município.

Ordem do dia

Veto apresentado referente ao projeto de lei 007/2022 de autoria da vereadora Neiva Aparecida Badotti e do vereador Leomar Barbosa: Projeto Lei Nº 007/2022, que: “Institui a Politica Municipal de Conscientização e Orientação sobe o Lúpus e dá outras providencias”.  Sendo unanime a aprovação pelos parlamentares desta casa Legislativa ao projeto. Será encaminhado para a comissão de Justiça e redação

Prestação de contas apresentada referente ao exercício de 2012 da ex prefeita Ana Leila Galvão Maia Moreira: Será encaminhada para a comissão de Finanças, Orçamento, Produção, Comercio, Obras e Serviços Públicos, para que seja gerado o parecer e será encaminhado cópias para todos os vereadores.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Presidente Nicolau Júnior recebe representantes dos Poderes na abertura dos trabalhos legislativos de 2026

Publicado

em

Antes da sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos legislativos de 2026, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior, recebeu representantes dos Poderes Executivo e Judiciário durante uma coletiva de imprensa realizada no Salão Nobre da Casa. O gesto institucional reforçou o respeito, a harmonia e o diálogo entre as instituições, momentos antes do início oficial da solenidade.

A iniciativa evidencia o compromisso da atual gestão da Aleac em fortalecer a relação entre os Poderes constituídos, conforme estabelece a Constituição, garantindo um ambiente democrático pautado pelo equilíbrio, pela cooperação e pela independência institucional. Para o presidente, o diálogo permanente é essencial para que o Legislativo cumpra seu papel de mediador entre os demais Poderes e a sociedade acreana.

Ao conduzir esse momento de integração institucional, Nicolau Júnior reafirmou a posição da Assembleia como um espaço aberto ao diálogo e à construção conjunta de soluções para o Estado, mantendo o Parlamento próximo tanto dos Poderes quanto da população. A postura adotada na abertura do ano legislativo reforça a intenção de uma atuação baseada no respeito mútuo, na responsabilidade política e na escuta das demandas sociais.



Durante a coletiva, Nicolau Júnior também destacou a importância da abertura do ano legislativo como um momento estratégico para alinhar as pautas do Parlamento às diretrizes do governo estadual. Ele pontuou que as terças e quartas-feiras seguem como dias centrais de sessões ordinárias na Casa, enquanto as quintas-feiras são destinadas às sessões solenes. “É um dia muito importante para a Assembleia e para o governo, para destacar os avanços já alcançados e aqueles que virão em 2026. O governo trabalhou intensamente em 2025 e iniciou 2026 no mesmo ritmo, inclusive durante o período de inverno, mostrando o compromisso em concluir obras, o que fortalece a economia e a construção civil no Estado”, afirmou.

O presidente reforçou ainda que a Aleac continuará sendo a casa do povo, aberta ao diálogo e ao respeito institucional, desejando um ano produtivo não apenas ao Parlamento, mas também ao Executivo, ao Judiciário e à imprensa. Ele ressaltou que, mesmo sendo um ano eleitoral, os deputados estaduais manterão a responsabilidade de trabalhar durante todo o período legislativo.



O governador Gladson Cameli (PP) participou da abertura dos trabalhos legislativos, marcando sua última leitura da mensagem governamental no Parlamento. O momento simbolizou o encerramento de um ciclo iniciado em 2019, com a apresentação de um balanço das ações do Executivo e a reafirmação do diálogo institucional entre os Poderes.

Em sua fala, Gladson destacou o sentimento de realização ao participar da solenidade e ressaltou os avanços alcançados ao longo de sete anos de gestão. “Foram sete anos de muitas conquistas e realizações. Iniciamos obras que ainda serão entregues durante o meu mandato e fomos o governo que mais contratou servidores públicos na história do Acre. Saio com a consciência tranquila de que cumpri a missão que assumi em 2019”, afirmou. O chefe do Executivo também demonstrou otimismo quanto à continuidade dos projetos com a futura sucessão. “Quando eu renunciar e a Mailza assumir, tenho confiança de que ela dará continuidade a tudo o que planejamos e executamos.”



Ao comentar o significado de comparecer pessoalmente à Assembleia para a leitura da mensagem governamental, Gladson Cameli ressaltou o respeito ao Poder Legislativo e às instituições democráticas. “A minha presença aqui representa o respeito que tenho por esta Casa. Os Poderes precisam estar unidos para diminuir diferenças e aproximar o Estado de Direito da população. Aquilo que consegui fazer, eu fiz. O que não foi possível concluir, o tempo não permitiu”, declarou, acrescentando que deixa o governo com o sentimento de dever cumprido.

A vice-governadora Mailza Assis (PP) também desejou sucesso ao Parlamento estadual e destacou a continuidade do trabalho conjunto entre os Poderes. Em sua fala, afirmou que 2026 será um ano de conquistas, muito trabalho e crescimento para o Acre, desejando aos deputados, em nome do presidente da Aleac, Nicolau Júnior, uma gestão produtiva e comprometida com as pessoas. Ela ressaltou que o ritmo de trabalho iniciado em 2025 seguirá firme em 2026, com muitas entregas, obras e ações voltadas à população, reafirmando o compromisso do governo com uma gestão pautada na transparência, responsabilidade e compromisso com os acreanos.

Texto: Andressa Oliveira
Fotos: Sérgio Vale e Ismael Medeiros

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo e parceiros apresentam agenda de integração internacional e comércio exterior do Acre para 2026

Publicado

em

Ampliar o fluxo de negócios do Acre com outros países, solidificar a economia com geração de empregos a partir das exportações e fortalecer o trabalho conjunto para aumentar o volume da balança comercial. Foi com esses objetivos que o governo do Estado, por meio de diversos órgãos, o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, além de instituições parceiras, apresentaram na segunda-feira, 2, a agenda de integração internacional e comércio exterior do Acre para 2026. O encontro detalhou ações para fortalecer a área e desafios a serem superados.

O ato, realizado em Rio Branco, reuniu membros de várias instituições quais sejam: secretarias de Estado de Indústria,  Ciência e Tecnologia (Seict), Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplan), Agência de Negócios (Anac), Instituto de Defesa Agropecuária e  Florestal (Idaf), federações das Indústrias (Fieac), Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa) e da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Conferenciastas debateram acerca de estratégias para aumentar volume de exportações do Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Também estiveram presentes representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AC) e Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas (Setacre). As instituições contribuem com suporte técnico, orientação regulatória e articulação logística no trabalho de ampliação do comércio exterior do Acre. Os elementos são considerados estratégicos para ampliar a competitividade das empresas acreanas e dar maior segurança às operações comerciais dos vários setores econômicos.

De acordo com o levantamento da Seplan, o Acre mantém trajetória consistente de crescimento no âmbito de vendas internacionais para diversos países em vários continentes. Entre 2019 e 2025, a unidade federativa superou a marca de R$ 2,1 bilhões em exportações acumuladas, com recordes sucessivos alcançados nos últimos anos. Apenas em 2025, por exemplo, o volume de exportações do estado chegou a US$ 98,9 milhões, maior avanço proporcional da Região Norte, impulsionado principalmente pelos setores de carnes, grãos e produtos florestais com alto valor agregado.

Dados de vendas do estado para outros países foram abordados no encontro. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Para 2026, a agenda apresentada pelo governo do Estado prevê ações integradas de promoção comercial em outros países, apoio técnico às empresas locais, fortalecimento da infraestrutura logística em diferentes regionais do Acre e a ampliação da participação acreana em feiras, missões empresariais e rodadas de negócios internacionais. O planejamento inclui ainda iniciativas voltadas à qualificação de pequenas e médias empresas para exportação e importação, além da articulação com órgãos federais e instituições para entraves operacionais e burocráticos.

Ações estratégicas

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o comércio exterior já se consolidou como um eixo estratégico da economia e agora exige avanços estruturais, como o trabalho nos órgãos federais para reduzir vários entraves de operação. “O Acre vem batendo recordes sucessivos de exportação, isso demonstra maturidade dessa pauta. O desafio agora é ampliar os efeitos positivos, incluir mais pequenas empresas e gerar mais valor econômico. O papel do governo é criar ambiente, articular atores e alinhar ações para que o setor avance com mais segurança”, declarou.

Presidente da Fieac e deputado federal, José Adriano Ribeiro, ressaltou que o alinhamento institucional é decisivo para consolidar os próximos passos. “Não podemos tratar comércio exterior sem enfrentar com seriedade os gargalos de infraestrutura. É preciso clareza de dados, planejamento e articulação para que o setor produtivo tenha previsibilidade. A mobilização liderada pelo governo, além de louvável, é fundamental para termos novas conquistas. Precisamos avançar com soluções logísticas que sustentem, na prática, esse discurso de expansão e ajudem a superar os desafios”.

Titular da Seict Assurbanípal Mesquita detalhou ações previstas para a área neste ano. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Já a presidente da Anac, Waleska Bezerra, enfatizou que a reunião marca o início de um planejamento mais rigoroso para novas conquistas no setor. “Estamos falando de uma construção coletiva, que reúne governo, federações e entidades empresariais para organizar ações de forma estratégica, eficiente e com resultados concretos. O Acre já mostrou capacidade de crescimento nas exportações e, agora, o foco é potencializar esse resultado com mais organização e integração entre os atores envolvidos. Fico feliz de ver que todos estão comprometidos nesse objetivo”, afirmou.

Para o presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, Assuero Veronez, o estado apresenta um potencial exportador cada vez mais consistente, especialmente no agronegócio. “Essa pauta alcançou um novo patamar nos últimos anos como nunca foi visto antes. A nossa carne bovina, soja e carne suína estão ganhando cada vez mais mercados, o que fortalece a economia. Isso mostra evolução, mas ainda temos desafios logísticos importantes. O avanço passa por resolver esses gargalos e ampliar a inclusão de pequenos produtores nesse processo”.

Waleska Bezerra, presidente da Anac, citou planejamento rigoroso para novos avanços no setor. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A presidente da Acisa, Patrícia Dossa, avaliou o encontro como estratégico por ter sido realizado logo no início de 2026. Para ela, o esforço institucional conjunto é mais do que necessário para provocar um forte desenvolvimento socioeconômico em todo o Acre. “É fundamental começar o ano discutindo dados e estratégias de comércio exterior para se ter resultados reais. Os empresários precisam dessas oportunidades para importar, exportar e movimentar a economia. Esse alinhamento inicial cria expectativas positivas e fortalece o ambiente de negócios”, destacou.

Representante da Apex Brasil, a coordenadora do Programa de Qualificação da Exportação, Maria Aparecida Lopes, ressaltou o potencial das pequenas empresas do Acre em setores estratégicos no cenário internacional. “O Acre possui oportunidades relevantes em áreas como bioeconomia, artesanato e pequenas indústrias. Nosso foco é preparar essas empresas para acessar novos mercados e isso só funciona com articulação institucional. Parcerias como a do governo do Estado são essenciais para transformar potencial em exportação efetiva e geração de renda no estado”.

The post Governo e parceiros apresentam agenda de integração internacional e comércio exterior do Acre para 2026 appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Flash

Gladson Camelí apresenta balanço do governo e abre trabalhos legislativos de 2026 na Aleac

Publicado

em

Sessão solene reuniu autoridades dos três poderes e destacou investimentos em saúde, educação, infraestrutura e valorização dos servidores públicos

O governador do Acre, Gladson Camelí, participou na manhã desta terça-feira, 3, da sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) para o ano de 2026. Realizada no plenário da Casa, a cerimônia marcou a leitura da mensagem governamental, momento em que o chefe do Executivo estadual apresentou um balanço das ações desenvolvidas ao longo da gestão e as perspectivas para o novo ano legislativo.

A solenidade contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis, deputados estaduais, autoridades dos demais poderes, servidores públicos e representantes da imprensa. Em sua manifestação, Mailza destacou o desejo de um ano produtivo entre os poderes e ressaltou os esforços realizados em 2025. “Trabalhamos muito e pretendemos ir sempre além neste novo ano”, afirmou.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, foi o primeiro a discursar e reconheceu a postura institucional do governador. Segundo ele, Gladson Camelí é o único governador que esteve presente em todas as aberturas dos trabalhos legislativos, o que demonstra compromisso com o diálogo e a harmonia entre os poderes.

Ao iniciar seu pronunciamento, Gladson Camelí saudou os parlamentares, autoridades e a população acreana, reforçando a importância da parceria entre Executivo e Legislativo. O governador destacou que sua presença na Aleac simboliza respeito ao Parlamento e compromisso com o diálogo democrático. “As portas do Palácio do Governo continuam abertas para a construção de uma relação de respeito e colaboração”, declarou.

Durante a leitura da mensagem governamental, Camelí apresentou um amplo balanço da gestão, enfatizando a valorização dos servidores públicos, com pagamento em dia, muitas vezes antecipado, e a realização de concursos que beneficiaram mais de 8 mil profissionais. “O Estado é, antes de tudo, a presença humana e o cuidado com as pessoas”, ressaltou.

Na área da saúde, o governador citou investimentos em infraestrutura e atendimento, como a entrega e recuperação de unidades, a implantação da UTI do Hospital do Juruá, a conclusão da reforma do Hospital de Urgências de Rio Branco e a previsão da primeira etapa da nova Maternidade Estadual. Também destacou a ampliação da telemedicina, os convênios para tratamento fora do domicílio e os mutirões que já ultrapassaram 65 mil atendimentos.

Em infraestrutura e mobilidade, Camelí mencionou obras como recuperação de ramais e rodovias, construção de pontes e projetos estratégicos em execução, a exemplo do viaduto da Avenida Ceará, do Anel Viário e da Orla do Quinze, em Rio Branco, que, segundo ele, impulsionam a economia e geram emprego e renda.

Na educação, o governador destacou a construção e reforma de mais de 200 escolas, o programa Prato Extra, a entrega de fardamento e tablets aos estudantes, a contratação de novos professores e o pagamento do maior bônus da história da rede estadual. Também citou avanços na educação profissionalizante, intercâmbio estudantil e os primeiros passos para a criação da Faculdade Estadual.

O discurso ainda abordou ações nas áreas de segurança pública, meio ambiente, produção rural, industrialização e política social. Camelí ressaltou a redução dos índices de violência, o fortalecimento das forças de segurança, a diminuição do desmatamento e das queimadas, além do recorde de exportações registrado em 2025. Programas sociais como CNH Social, regularização fundiária, Feirão do Emprego e Juntos pelo Acre também foram mencionados, com destaque para a atuação da vice-governadora Mailza Assis.

Ao encerrar, o governador agradeceu aos servidores, secretários, parlamentares e à população acreana, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do estado. “Desejo a todos um ano produtivo, de harmonia entre os poderes e de novos avanços para o Acre”, concluiu.

Comentários

Continue lendo