Cotidiano
TRE decide que Leo de Brito e Pedro longo fiquem com as vagas de deputados cassados
A decisão era esperada desde o início da semana e atrasou por problemas de sincronismo entre os bancos de dados do TRE acreano e do TSE, mas que foram, resolvidos na manhã dessa sexta-feira.

A posse de Pedro Longo e Leo de Brito deve acontecer na próxima semana – Foto: montagem
A Tribuna
O Tribunal Regional Eleitoral acreano acabou de confirmar os nomes de Pedro Longo (PV) e Leo de Brito (PT) para assumirem, respectivamente, Na Assembleia Legislativa e na Câmara federal os mandatos de Dra. Juliana e Manoel Marcos, retirados do cargo pelo TSE
A decisão era esperada desde o início da semana e atrasou por problemas de sincronismo entre os bancos de dados do TRE acreano e do TSE, mas que foram, resolvidos na manhã de hoje. O Ministério Público eleitoral havia feito reclamação pela demora da decisão e ontem o TRE havia comunicado à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal a cassação do mandato dos dois parlamentares condenados.
________________
A posse de Pedro Longo e Leo de Brito deve acontecer na próxima semana. Ficam prejudicadas as pretensões de Tião Bocalom, que não atendeu aos critérios do novo quociente eleitoral recalculado.
_________________
A decisão foi anunciada presidente do TRE do Acre, Desembargadora Denise Bonfim, durante a 77ª Sessão Plenária da Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, nesta sexta-feira (2).
Nenhum do principais personagens que acionaram a justiça eleitoral para cassar os agora ex-parlamentares, ficou com mandato. O candidato a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, chegou a declarar que não tinha dúvidas de que a vaga seria sua em caso de anulação dos votos de Manuel Marcos. Quem também achou que poderia ficar com o mandato na Câmara Federal foi o vereador Railson Correia, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não reformou a decisão da justiça eleitoral acreana e os votos não foram devolvidos à coligação. Com isso, quem também perdeu a chance de voltar a ser deputado estadual foi André da Droga Vale (PRB).
Para não perder tempo, a Desembargadora marcou para a tarde desta sexta-feira, 2, a diplomação de Pedro Longo e Léo de Brito, como novos deputado estadual e federal, respectivamente.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Denise Bonfim, determinou o afastamento imediato do deputado federal Manoel Marcos e da deputada estadual Juliana Rodrigues.
Ambos do Republicanos, condenados por crimes eleitorais após a Operação Santinhos.
Na semana retrasada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a condenação dos acusados, que já haviam sido julgados pelo TRE no ano passado. Eles tiveram os votos anulados pela justiça.
Comentários
Cotidiano
Hospital do Câncer do Acre fica sem morfina oral após problemas em licitação; Saúde iniciou novo processo
Saúde do Acre informou que iniciou o processo de uma nova licitação diretamente com o fabricante

Em nota, o governo informou que já iniciou o processo de uma nova licitação diretamente com o fabricante e aguarda a entrega dos medicamento. Foto: internet
A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou nessa terça-feira (1º) que está sem morfina oral na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Rio Branco. A falta do medicamento foi causada por problemas na licitação.
Em nota, o governo informou que já iniciou o processo de uma nova licitação diretamente com o fabricante e aguarda a entrega dos medicamento.
Ainda conforme a gestão, nenhum paciente ficou desassistido porque a unidade disponibiliza a ‘morfina injetável para garantir o controle da dor quando necessário, assim como outras alternativas terapêuticas para aqueles pacientes’.
“A gestão estadual reafirma seu compromisso com a assistência oncológica e está atuando para normalizar o abastecimento o mais breve possível’, disse a nota assinada pelo secretário de Saúde Pedro Pascoal.
Veja nota da Saúde na íntegra
“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), esclarece que a falta temporária da morfina oral na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ocorreu devido ao fracasso do medicamento na licitação.
Diante disso, a Sesacre imediatamente iniciou um novo processo de aquisição diretamente com o fabricante, e aguarda a entrega dos medicamentos. Importante ressaltar que nenhum paciente ficou desassistido, pois a morfina injetável segue disponível no hospital para garantir o controle da dor quando necessário, assim como outras alternativas terapêuticas para aqueles pacientes.
A gestão estadual reafirma seu compromisso com a assistência oncológica e está atuando para normalizar o abastecimento o mais breve possível.
Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde do Acre.”
Comentários
Cotidiano
Empresa acreana leva cupuaçu em pó para a Índia
A Alimento Instantâneo da Amazônia (AIA), empresa acreana conhecida pelo sucesso na produção de tacacá, açaí e cupuaçu em pó, levou amostras do cupuaçu em pó para a Índia. O produto, prático e com validade de um ano, pode ser utilizado no preparo de sucos, cremes e vitaminas.
Nas redes sociais, o pesquisador e idealizador dos produtos, Daniel Alves Figueiredo, compartilhou sua experiência ao levar o item para o país asiático.
“Nossa viagem à Índia foi muito interessante. Chegando lá, os indianos prepararam um creme de cupuaçu delicioso e adoraram o sabor. Foi um grande sucesso!”, afirmou.
Os estudos para transformar alimentos amazônicos em pó tiveram início em 2013, durante o doutorado de Figueiredo na Universidade Federal do Acre (UFAC).
O primeiro produto desenvolvido foi o tacacá em pó, que rapidamente conquistou o público. Em seguida, a empresa lançou o vatapá em pó e, mais recentemente, o açaí e o cupuaçu.
Segundo a AIA, os produtos em pó preservam até 90% da similaridade com o sabor original. Para alcançar esse resultado, os alimentos passam por processos de liofilização ou criodessecação, técnicas que envolvem o congelamento e a remoção da umidade sob vácuo, mantendo as características essenciais dos ingredientes.
A inovação destaca o potencial da gastronomia amazônica e oferece aos consumidores uma forma prática e versátil de apreciar os sabores típicos da região.
Comentários
Cotidiano
Acreano vai disputar a Copa Brasil de Muay Thai 2025

Foto: Cedida
O lutador Thauan Victor do Nascimento, 30 anos, vai representar o Acre neste mês de abril, durante competição da Copa Brasil de Muay Thai de 2025. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6, em São Paulo.
O acreano, que pratica o muay thai há cerca de 10 anos, vai disputar na categoria de 81 kg. “Recebi essa oportunidade de representar o estado, sendo o primeiro e único representante do Acre, a nível nacional, da Copa Brasil de Muay Thai. Assim que eu recebi esse convite da organização, já fiz logo a minha inscrição. Depois eu fui buscar apoio de alguns órgãos públicos, e pelo governo do Estado eu consegui, por meio da Secretaria de Esportes, essa ajuda pra me levar até o evento, e vou pra lá com essa chance de trazer a medalha para o nosso estado”, disse o atleta à Agência de Notícias do Acre.

Foto: Cedida
Thauã começou a competir em 2019 e hoje vive do esporte. “O meu trabalho é dar aula. Eu dou aula na Academia de Atitude e também atendo particular. O restante do dia, nos horários vagos, eu treino, treino para competir. Então, a minha vida inteira é baseada no esporte”, relatou Thauan.
Você precisa fazer login para comentar.