fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Policiais Militares do Acre formam em curso de motopatrulhamento tático no estado do Ceará

Publicado

em

Após mais de 45 dias de curso, 22 militares concluíram a formação. Foto: Cedida.

Ter o domínio e utilizar a motocicleta de forma eficiente na atuação policial exige do profissional de Segurança Pública dedicação e treinamento constante. Com o intuito de aprimorar seus conhecimentos, o 1º Tenente Kleyton Nunes e o Soldado Alexandre Oliveira deixaram o Estado do Acre por mais de 45 dias para realizarem o Curso Especial de Policiamento com Motocicletas, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que terminou nesta sexta-feira, 1° de outubro.

Com início do dia 23 de agosto, no Comando de Policiamento Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO), um dos berços do moto patrulhamento tático no país, o curso começou com 33 postulantes ao título de “Cavaleiros de Aço” – como são conhecidos os policiais formados nesse tipo de especialização. Ao término, apenas 22 policiais militares conquistaram o tão sonhado brevê, entre eles, os dois acreanos, que agora entram no seleto grupo.

Os mais de 45 dias de curso foram divididos entre instruções teóricas e práticas nas disciplinas de Pilotagem Tática de Motocicletas, Técnicas Policiais Especiais e Tiro Policial Defensivo, entre outras, aliadas a carga física e psicológica. Os militares encerram o curso habilitados e capacitados nas técnicas de pilotagem on e off road, bem como em técnicas de abordagem características da modalidade de policiamento em duas rodas.

O 1° tenente Kleyton Nunes entrou para o seleto grupo de “Cavaleiros de Aço”. Foto: Cedida.

O 1º Tenente Kleyton Nunes ingressou nas fileiras da corporação em 2017, após aprovação no concurso público para Oficial da Polícia Militar. O militar que é lotado no 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) relata as dificuldades e as expectativas.

“A maior dificuldade é está longe da família e do seu Estado, mas buscamos superar as dificuldades e agora, após a conclusão, buscaremos ainda mais a consolidação da doutrina de motopatrulhamento tático no Acre”, disse.

O Soldado Alexandre Oliveira é oriundo da turma de Soldados de 2019 e desde a conclusão da sua formação tem atuado no Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO). O militar relata a importância da conclusão do curso para sua carreira profissional. “Todo dia, o curso te exige uma superação física e psicológica, mas sabia da importância de conclui-lo para estar preparado e qualificado para o desempenhar do trabalho de motopatrulhamento tático com eficiência”, disse.

O soldado A Oliveira, integrante do GIRO, é um dos 22 concludentes. Foto: Cedida.

Com uma doutrina já consolidada no motopatrulhamento tático, com mais de 17 anos de atuação no Estado do Ceará, o CPRAIO já havia formado mais três acreanos em edições anteriores do curso, são eles: o sargento Josicley Souza e os soldados Roberto Viana e João Vinicius, todos lotados no GIRO. Sendo assim, uma das bases doutrinárias para consolidação da modalidade de policiamento em todo o Estado do Acre.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar apreende arma de fabricação caseira durante patrulhamento em Rio Branco

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira, 25, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio de uma guarnição do 1º Batalhão, apreendeu uma arma de fogo de fabricação artesanal no bairro Nova Esperança, em Rio Branco.

A ocorrência teve início durante patrulhamento preventivo na Estrada do Calafate, nas proximidades de um supermercado. Os policiais visualizaram o condutor de uma motocicleta Honda/CG 160, de cor amarela, que ao perceber a presença da guarnição demonstrou nervosismo, mudou repentinamente de rota e acelerou o veículo.

Após a abordagem, os militares localizaram uma arma de fogo caseira calibre .22, que estava escondida sob o assento da motocicleta. Os policiais também constataram que o condutor apresentava sinais de alteração psicomotora, como fala desconexa, olhos avermelhados, dificuldade de equilíbrio e roupas desalinhadas. Questionado, ele recusou o teste do etilômetro, mas admitiu ter consumido drogas ilícitas, entre elas maconha, crack e cocaína.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os procedimentos cabíveis. A motocicleta também foi apreendida e encaminhada à unidade policial.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar apreende drogas e materiais de tráfico no bairro Montanhês

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira, 25, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio de guarnição do 3º Batalhão, apreendeu entorpecentes e diversos materiais utilizados no tráfico de drogas no bairro Montanhês, em Rio Branco.

A ação teve início após denúncia de um cidadão, que informou a presença de um indivíduo comercializando drogas na Travessa das Palheiras. Ao chegar ao local, a guarnição avistou o suspeito, que tentou fugir, abandonando uma mochila e pulando cercas em direção a quintais da região.

Durante a perseguição, o homem acabou entrando em uma residência sem saída, onde foi abordado pelos militares. Questionado, ele informou que parte da droga estava na mochila descartada e o restante em uma residência utilizada para esconder os entorpecentes.

Na mochila, foram encontrados 66 papelotes de maconha (143g), 123 invólucros de pasta base de cocaína (123g) e 14 invólucros de pasta base de cocaína (15g), além de balanças de precisão, embalagens plásticas, dois celulares, potes utilizados para dividir a droga, uma balaclava e uma pochete.

Na residência indicada, os policiais localizaram ainda aproximadamente 136g de maconha pronta para o preparo. Todo o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Flagrantes (Defla). O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi apresentado à autoridade policial competente para os devidos procedimentos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil cumpre mandado de internação contra jovem envolvido em crime de tortura em Xapuri

Publicado

em

Jovem envolvido em tortura é apreendido e encaminhado à Justiça no Alto Acre. Foto: cedida

Na última segunda-feira, 25, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de investigadores da Delegacia-Geral de Xapuri, deu cumprimento a um mandado de internação contra R. dos S. A., atualmente maior de idade.

De acordo com as investigações, o jovem esteve envolvido em um crime de tortura ocorrido em 2024, no bairro Sibéria, em Xapuri. Na época, R. dos S. A. era menor de idade, mas, por meio de um trabalho minucioso de investigação, os policiais conseguiram reunir provas que confirmam a sua participação no delito, praticado juntamente com outros indivíduos.

Durante o cumprimento da ordem judicial, o jovem foi localizado em uma residência de familiares, também no bairro Sibéria. Ele foi apreendido, conduzido à delegacia para os procedimentos de praxe e, em seguida, encaminhado para a Pousada do Menor do Alto Acre, onde ficará à disposição da Justiça.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo