Brasil
Polícia encontra restos mortais de caseiro atacado por onça em fazenda de MS
Vítima de 60 anos foi arrastada para mata fechada após ataque no Rio Miranda. Buscas com drones e helicóptero localizaram partes do corpo seguindo rastros do felino

As equipes precisaram ser levadas de helicóptero até o local, e os trabalhos de busca se estenderam até o fim da tarde de segunda-feira, sendo retomados na manhã seguinte com apoio de drones para sobrevoo da área. Foto: cedida
Os restos mortais do caseiro Jorge Avalo, 60 anos, foram encontrados nesta terça-feira (22) pela Polícia Militar Ambiental (PMA) após um ataque de onça em uma fazenda isolada no Mato Grosso do Sul. O idoso, que trabalhava em uma propriedade rural próxima ao Rio Miranda, na região conhecida como Touro Morto, foi surpreendido pelo animal no início da semana.
As buscas começaram na tarde de segunda-feira (21) e se concentraram em uma área de mata fechada ao redor da casa onde Jorge vivia. Com dificuldade de acesso, as equipes foram transportadas de helicóptero e utilizaram drones para sobrevoar a região. Rastros do felino e marcas de arrasto no solo guiaram os policiais até os primeiros vestígios do corpo — as pernas da vítima foram localizadas seguindo o trajeto deixado pelo animal.

Com dificuldade de acesso, as equipes foram transportadas de helicóptero e utilizaram drones para sobrevoar a região. Foto: cedia
Autoridades ambientais alertam para a necessidade de cautela em zonas rurais com presença de fauna silvestre. O caso será investigado para determinar as circunstâncias exatas do ataque.
Veja vídeo:
Comentários
Brasil
Vice-prefeito Reginaldo Matins acompanha início da manutenção no Ramal do km 88
Com o início das obras, a expectativa é garantir melhores condições de acesso, escoamento da produção e mobilidade para os moradores da região
A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Assis Brasil, atendendo à determinação do governador, que tem se mostrado sensível às demandas das comunidades rurais. Com o início das obras, a expectativa é garantir melhores condições de acesso, escoamento da produção e mobilidade para os moradores da região.
“Esse trabalho é resultado de uma união de esforços. Agradecemos ao governador e à equipe do Deracre por atenderem nosso pedido. O Ramal do 88 é uma via muito importante para nossas famílias rurais, e estamos empenhados em melhorar cada vez mais a infraestrutura dessas comunidades”, destacou o vice-prefeito.
A Prefeitura segue acompanhando de perto os trabalhos, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da zona rural e com a valorização do homem do campo.
Comentários
Brasil
Prefeitura de Xapuri e Justiça Eleitoral unem esforços para garantir biometria de 100% dos eleitores do município
A Prefeitura reforça seu compromisso com a cidadania e convida toda a população que ainda não fez sua biometria a buscar o atendimento o quanto antes

Esta ação conjunta reafirma a parceria institucional entre a Prefeitura de Xapuri e o TRE-AC, visando garantir a plena participação democrática da população. Foto: cedida
A Prefeitura de Xapuri, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), está apoiando a campanha de divulgação sobre a coleta de dados biométricos dos eleitores do município, em cumprimento à meta de alcançar 100% do eleitorado com biometria cadastrada no estado do Acre.
Atualmente, Xapuri possui 12.989 eleitores aptos. Destes, 901 ainda não realizaram o cadastramento biométrico, o que representa 6,94% do total. O comparecimento desses eleitores é essencial para o encerramento do ciclo de recadastramento biométrico no município e para assegurar a regularidade de seus documentos eleitorais.
Atenção! A ausência da biometria pode gerar consequências sérias, como:
Cancelamento do título eleitoral;
Impedimento para emissão de certidões de quitação eleitoral;
Dificuldade para obter benefícios sociais, como a aposentadoria e pensão pelo INSS, que exigem documentação regularizada.
Para realizar o cadastro biométrico, os eleitores devem comparecer a um dos seguintes locais de atendimento:
Cartório Eleitoral
Endereço: Rua Coronel Brandão, 1972 – Bairro Aeroporto, Xapuri/AC
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 14h
OCA de Xapuri
Endereço: Rua 6 de Agosto, nº 12 – Bairro Centro, Xapuri/AC
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30
A Prefeitura reforça seu compromisso com a cidadania e convida toda a população que ainda não fez sua biometria a buscar o atendimento o quanto antes. Com a colaboração dos meios de comunicação municipais, estamos amplificando este importante chamado da Justiça Eleitoral.
Esta ação conjunta reafirma a parceria institucional entre a Prefeitura de Xapuri e o TRE-AC, visando garantir a plena participação democrática da população e a manutenção de direitos fundamentais.
Cidadania também se faz com responsabilidade. Faça sua biometria!
Comentários
Brasil
STJ autoriza mudança de registro civil para gênero neutro

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a mudança de registro civil para constar o gênero neutro na certidão de nascimento.
A decisão é inédita no país e foi autorizada pela Terceira Turma do STJ durante julgamento ocorrido nesta terça-feira (6).
A autorização vale para o caso específico de uma pessoa que pediu alteração para o gênero masculino após realizar tratamento hormonal, mas se arrependeu após não se sentir bem com o novo gênero.
Diante da situação, ela solicitou ao STJ a alteração para gênero neutro – quem não se identifica com o gênero masculino ou feminino.
Os detalhes do caso não foram divulgados, porque o processo está em segredo de Justiça.
Durante o julgamento, a ministra Nancy Andrighi destacou a situação vivida pela parte que solicitou a alteração.
“A questão é muito dramática. Esse ser humano deve estar sofrendo muito. Sofrer cirurgia, tomar hormônios, converter-se naquilo que seria bom para ela e depois se deu conta que não era também aquilo [que pensava]”, afirmou.
A ministra Daniela Teixeira também votou pela autorização por entender que a medida é necessária para garantir que conste na certidão o gênero no qual a pessoa se identifica e se apresenta à sociedade. Para a ministra, a pessoa tem “direito de ser quem é”.
“A pessoa trans precisa e merece ser protegida pela sociedade e pelo Judiciário. Dar a elas o direito à autoidentificação é garantir o mínimo de segurança”, completou.
Você precisa fazer login para comentar.