fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Para suspender empréstimos, servidores devem entrar em contato com bancos

Publicado

em

Os servidores interessados em suspender a cobrança de empréstimos consignados devem entrar em contato direto com a instituição financeira na qual tenham firmado o contrato. A recomendação está expressa no decreto nº 6.027 de 26 de maio de 2020, publicado na quarta-feira, 27, no Diário Oficial do Estado do Acre, que regulamenta a lei nº 3.632, de 26 de maio de 2020. O dispositivo legal dispõe sobre a suspensão do cumprimento de obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais.

A Secretaria de Planejamento e Gestão diz que desde o dia 25 de maio notificou mais de 140 instituições financeiras que possuem convênio com o Governo do Estado em relação aos empréstimos consignados. De acordo com o decreto, as parcelas suspensas deverão ser acrescidas ao final do contrato. O servidor público estadual que solicitar a postergação das parcelas do empréstimo deverá responsabilizar-se pelos encargos financeiros incidentes sobre a operação realizada em decorrência da aplicação lei nº 3.632.

As instituições financeiras deverão apresentar, de forma clara e objetiva, os eventuais encargos financeiros incidentes sobre a operação referente à suspensão dos descontos dos empréstimos consignados. A efetivação dessa suspensão deverá ser comunicada pela instituição financeira à Seplag.

Caso a comunicação ocorra depois do dia 2 de junho de 2020, a suspensão dos descontos somente será efetivada no mês seguinte, mantendo-se o alcance dos 90 dias previstos em lei. Os servidores que tiverem dificuldade junto às instituições financeiras devem comunicar a Seplag.

A lei que dispõe sobre a suspensão do cumprimento de obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais foi aprovada na Assembleia Legislativa do Acre e prevê a suspensão, por um período de 90 dias, da cobrança de empréstimos com desconto em folha, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar recupera motocicleta furtada em Feijó

Publicado

em

Screenshot

Veículo foi localizado em terreno baldio e suspeito fugiu deixando objetos suspeitos para trás

A Polícia Militar recuperou, nesta quinta-feira (2), uma motocicleta que havia sido furtada na madrugada do último dia 26 de abril. O veículo foi localizado em um terreno baldio no Bairro do Terminal, durante patrulhamento de rotina.

Durante a ação, o suspeito responsável pelo crime conseguiu fugir do local, abandonando objetos de origem duvidosa junto à motocicleta. O veículo foi recolhido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Feijó, onde será submetido aos procedimentos legais de devolução.

A PM reafirma seu compromisso com a segurança pública e destaca a importância da participação da comunidade no combate à criminalidade. Informações sobre crimes podem ser repassadas de forma anônima pelo telefone 190.

Comentários

Continue lendo

Geral

Sabores que contam histórias: conheça o Taquara Bistrô

Publicado

em

Jovem empreendedora traz inovação a culinária acreana em novo restaurante de Rio Branco

Assim como várias histórias de superação e conquistas, essa começou com um sonho. O empreendimento Taquara Bistrô (@taquara.ac), inaugurado no dia 12 de abril, conta de sua jornada até a inauguração, com uma trajetória de desafios e coragem.

Quem está à frente do negócio é a empreendedora Raíza Guimarães, de 26 anos. Mãe de dois filhos e Microempreendedora Individual (MEI), Raíza tem sua história marcada por obstáculos, vindo de uma família simples, mas que a motivou a alcançar seus objetivos. “Uma palavra que me define é coragem. Assim como a história de todos, a minha não foi e não é fácil. Sou de uma família humilde, mas com muita garra, essa garra que uso todos os dias para lidar com as mazelas da vida”, comenta ela.

A empreendedora explica que o restaurante chegou em um momento único e desafiador. Sendo mãe solo e determinada a conquistar uma vida melhor para ela e seus filhos, Raíza encontrou no empreendedorismo uma saída para a independência financeira e emocional. Foi a inspiração de um membro da família que deu o impulso para o nascimento do Bistrô: “Taquara Bistrô é o sonho de uma criança que cresceu com a lembrança da avó, que partiu muito cedo, mas deixou um legado para todos da família. Ela é a fonte de inspiração nas receitas e sabores”, afirma.

Com um cardápio diferenciado, recheado de ‘acreanices’ e com direito a receita de família, o Taquara se destaca no mercado pelo espaço acolhedor e sabores marcantes que remetem à qualidade da culinária acreana. “A exclusividade do meu negócio é o sabor, que remete à comida de vó. Um bom pato no tucupi, bem temperado e bem preparado, um bom tacacá acreano, um quibe de arroz e macaxeira, só se encontra no Taquara, sem contar a rabada no tucupi, que envolve um segredo de família.”, complementa.

Raíza afirma que os desafios ainda presentes fazem parte da sua jornada, dando o impulso necessário para seguir firme e superar seus obstáculos. Seu objetivo é crescer ainda mais no mercado, atraindo mais clientes e dando visibilidade ao seu trabalho ao mostrar que sofisticação e simplicidade podem andar lado a lado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso em flagrante por agredir esposa adolescente e tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Polícia Militar chegou ao local após denúncia anônima e flagrou o suspeito tentando se livrar de entorpecentes; agressão foi confirmada pela vítima ainda na porta da residência.

Um homem foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (1º) na comunidade Vila Lagoinha, zona rural de Cruzeiro do Sul (AC), após agredir a esposa, uma adolescente. Além da violência doméstica, ele também foi autuado por tráfico de drogas.

A prisão ocorreu após a Polícia Militar receber uma denúncia anônima indicando a ocorrência de agressão na residência. Ao chegar ao local, os policiais foram recebidos pela vítima, que confirmou a violência sofrida ainda em frente à casa.

Durante a abordagem, os militares flagraram o momento em que drogas eram arremessadas por uma das janelas do imóvel. Após identificar o agressor, a guarnição deu voz de prisão ao homem, que foi conduzido à delegacia. Ele permanece à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo