fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Operação Coin Pursuit é deflagrada para coibir derrame de dinheiro falso em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, hoje (4), a Operação Coin Pursuit, com a finalidade de investigar crimes de moeda falsa e associação criminosa, notadamente no que concerne a reunião de pessoas que adquiriam as cédulas inautênticas e as repassavam no comércio de Rio Branco.

A investigação foi iniciada ainda em dezembro de 2022 quando da prisão em flagrante de um dos integrantes do grupo, o qual foi surpreendido quando introduzia no comércio, 2 (duas) cédulas de R$ 200,00 (duzentos reais) falsificadas, sendo que uma destas já havia sido repassada para uma comerciante local, que, após desconfiar do dinheiro acionou policiais militares, que conduziram o suspeito à sede da PF.

Fato é que, após a prisão em flagrante, mediante técnicas especiais de polícia judiciária, concluiu-se que havia um outro responsável por entregar as cédulas falsas aos membros da quadrilha para que realizassem a troca dos valores contrafeitos por cédulas autênticas, causando gravíssimos prejuízos ao comércio local.

Foram mobilizados 08 policiais federais, que cumpriram 01 Mandado de Busca e Apreensão.

Os investigados poderão responder pelos crimes do Art. 288 (Associação criminosa) e Art. 289, § 1º (moeda falsa) cujas penas podem alcançar até 15 (quinze) anos de reclusão.

O material apreendido será submetido à análise da equipe de investigação e à perícia criminal, podendo surgir novos fatos e pessoas investigadas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Programa ‘Meu Pai Tem Nome’ abre inscrições no Acre; saiba como participar

Publicado

em

Por

Inscrições podem ser feitas até o dia 19 de julho. Mutirão de reconhecimento de paternidade ocorre em todo o país no dia 17 de agosto.

Projeto teve mais de 540 atendimentos em 2023 — Foto: Arquivo/Asscom DPE-AC

O programa Meu Pai Tem Nome, organizado por ação conjunta das Defensorias Públicas Estaduais, está com inscrições abertas no Acre. Segundo a Defensoria Pública do Acre (DPE-AC), os participantes podem se inscrever no mutirão de reconhecimento de paternidade até o dia 19 de julho por meio deste link.

Os atendimentos ocorrerão no dia 17 de agosto na sede da DPE-AC na Avenida Antônio da Rocha Viana, das 8h às 16h, e contam com apoio do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e Ministério Público do Acre (MP-AC).

O Dia D, como é denominada a ação, ocorre de forma presencial, mas é possível participa remotamente, desde que seja possível fechar acordo extrajudicial, ou seja, que as partes desejem alterar a certidão.

Segundo a DPE-AC, foram feitos 2.753 registros com pais ausentes na certidão, sendo a maioria em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Entre as ações, estão investigação de paternidade, reconhecimento de paternidade/maternidade socioafetiva; audiências; exames de DNA e certidões de nascimento. Em 2023, o mutirão fez 549 atendimentos deste tipo.

Comentários

Continue lendo

Geral

Deputados divergem sobre livrar partidos de multa por descumprir repasse a candidatos negros

Publicado

em

Por

No primeiro turno, foram 344 votos a favor e 89 contrários. Já no segundo turno, foram 338 votos a favor e 83 contra

A proposta, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados, passou por dois turnos de votação

Cinco deputados do Acre votaram a favor e três foram contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode livrar os partidos políticos de multas por descumprirem a regra que estabelece repasses mínimos para candidaturas de pessoas negras.

A proposta, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados, passou por dois turnos de votação. No primeiro turno, foram 344 votos a favor e 89 contrários. Já no segundo turno, foram 338 votos a favor e 83 contra. O texto aprovado também cria um programa de refinanciamento de dívidas das siglas partidárias e permite a utilização de recursos do Fundo Partidário para pagar multas eleitorais

Votaram a favor da PEC no 1º turno:

– Eduardo Veloso (União Brasil)

– Meire Serafim (União Brasil)

– Roberto Duarte (Republicanos)

– Socorro Neri (PP)

– Zezinho Barbary (PP)

Votaram contra a PEC no 1º turno:

– Antônia Lúcia (Republicanos)

– Coronel Ulysses (União Brasil)

– Gerlen Diniz (PP)

No segundo turno da votação, quase todos os parlamentares mantiveram seus votos do primeiro turno. A exceção foi Antônia Lúcia, que desta vez votou a favor da PEC.

Atualmente, a regra sobre os repasses a candidaturas negras não está na Constituição, mas segue um entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respaldado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de que os recursos destinados a pessoas pretas e pardas devem ser proporcionais ao número total de candidatos desse perfil no pleito. Para entidades, o percentual definido na nova proposta pode representar uma diminuição dos repasses feitos às candidaturas negras.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Solidariedade promove evento de capacitação para presidentes do partido no Acre

Publicado

em

Mês passado, foi realizado uma qualificação para todos os candidatos do Solidariedade no Acre e hoje nós estamos levando a informação para os presidentes do partido que vão conduzir as eleições neste ano. Então assim, quando você se propõe a fazer alguma coisa, você tem que fazer com carinho e com dedicação.

Everaldo Gomes, ex-prefeito de Brasiléia e atual dirigente partidário do Solidariedade no município, falou sobre a importância do evento. Foto: assessoria

Na manhã deste sábado, 13, o Partido Solidariedade promoveu um evento de treinamento para os líderes partidários da sigla de todo o Acre, com o intuito não apenas de mantê-los motivados, como também informar acerca de detalhes contábeis e administrativos das ações durante o período eleitoral.

Na sede do Solidariedade, em Rio Branco, o contador Leonardo Nora, conhecido por sua expertise em campanhas eleitorais, protagonizou uma palestra onde forneceu orientações válidas acerca dos gastos durante a pré-campanha, durante e após.

“O candidato fará a administração financeira de sua campanha, diretamente ou por pessoa por ele designada. Também é solidariamente responsável com a pessoa designada e com o profissional de contabilidade pela veracidade das informações financeiras da campanha.” Disparou Nora.

Everaldo Gomes, ex-prefeito de Brasiléia e atual dirigente partidário do Solidariedade no município, falou sobre a importância do evento. “É que o encontro dos presidentes municipais, do Solidariedade, que inicialmente é o primeiro que a gente está fazendo, para mim é uma honra e também de grande valia. Acredito que aqui é um grande passo a ser dado e a ser seguido porque aqui se inicia um grande projeto e também com a perspectiva da gente estar levando o Solidariedade em todos os municípios para à rua, ou seja, nessa eleição de 2024 para que a gente tenha bons resultados.” Pontuou.

“Política é coisa séria. E aí quando você se propõe a fazer partido, fazer política, você tem que ter zelo, você tem que ter esmero, você tem que ter tudo. Dizem que o futuro do Brasil são as crianças, a juventude. Então a gente precisa preparar as crianças, a juventude, para dirigir o país quando se fala de política. Então você precisa educar, você precisa qualificar. É isso um pouco que a gente está fazendo aqui. Mês passado, nós fizemos um qualifica para todos os candidatos do Solidariedade no Acre e hoje nós estamos levando a informação para os presidentes do partido que vão conduzir as eleições neste ano. Então assim, quando você se propõe a fazer alguma coisa, você tem que fazer com carinho e com dedicação.“ Disparou o presidente estadual, o deputado Afonso Fernandes.

Comentários

Continue lendo