fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura lança ordem de serviço para construção da ponte do Caipora e prefeito visita obras no ramal Barro Alto

Publicado

em

Infraestrutura levará melhorias significativas para a comunidade (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Foi emitida, nesta quarta-feira (4), a tão aguardada ordem de serviço para a construção da ponte sobre o Igarapé Caipora, na zona rural de Rio Branco. A infraestrutura levará melhorias significativas para a comunidade, que hoje convive com uma ponte precária, que há 20 anos não recebia manutenção.

“É de uma grande importância essa obra aqui, sabe por quê? Tem outro acesso ali pela balsa, só que o acesso da balsa é das seis da manhã às seis da tarde e aqui, quando a pessoa está doente, a gente tem que sair por aqui que é 24h. Então é uma obra muito importante, grande mesmo”, avalia o produtor rural, José Lima.

É fundamental esse empreendimento aqui. Quero dizer que não é só esse daqui, tem mais duas pontes aqui na frente que a gente vai autorizar a fazer. Já autorizamos fazer também de alvenaria, ou seja, essa ligação aqui do Moreno Maia até a Transacreana, vai rodar, se Deus quiser, de inverno a verão, já a partir deste inverno”, anuncia o prefeito Tião Bocalom.

Como já destacou o prefeito, a ponte será construída em concreto armado e aço, o que segundo o secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, representa um marco importante no desenvolvimento da infraestrutura, já que em gestões passadas as pontes eram construídas de madeira.

“O vigamento e a estrutura são de concreto e aço. Por isso que nós chamamos de ponte mista, e esse é o compromisso com o homem do campo, como o prefeito falou, não é somente com a zona urbana.”

O valor da obra é de 20 milhões. São recursos próprios e emenda parlamentar da então deputada federal Mara Rocha.

“Estou feliz de estar aqui representando a Mara nesse momento importante pra comunidade, em que uma emenda de quase três milhões de reais vai materializar o sonho da comunidade de ter uma ponte definitiva e acabando essa história de, a cada dois anos, ter que refazer a ponte”, ressalta o ex-deputado federal Wherles Rocha.

As obras terão início ainda esta semana, com prazo de conclusão de oito meses. Os moradores estão ansiosos pelo início das obras e aguardam com expectativa a conclusão dessa importante etapa de progresso para a região.

“É a primeira vez que uma gestão realiza obras com essa qualidade no local” (Foto: Evandro Derze)

Após o lançamento da ordem de serviço, o prefeito se dirigiu até o Barro Alto, no trecho do quilômetro 14 para ver de perto os serviços de terraplanagem e concretagem. São mais de 90 quilômetros de serviços. Mais uma vez o prefeito destaca que é a primeira vez que uma gestão realiza obras com essa qualidade no local.

“A prefeitura está fazendo um trabalho que nunca foi feito e se não fizer não vai resolver nunca, trabalho que está custando caríssimo. Foi feita uma troca de solo, a pista era muito estreita, teve que trocar o solo fazer alargamento normal e estamos concretando fazendo a principal reivindicação de todos os moradores aqui do Barro alto que era essa ladeira, estamos conseguindo realizar o sonho dos moradores que é ter acesso de inverno a verão até a BR.”

Para quem já sofreu tanto com os transtornos desse ramal, a obra é um alento. “Quando chovia ninguém saía não, não passava. Fiquei atolado. Era boi, cavalo para puxar e não puxava. Agora vai ficar cem por cento”, avalia Pedro Néri, produtor rural da região.

Comentários

Continue lendo

Geral

Filho espanca mãe idosa em Cruzeiro do Sul e é preso pela Polícia Militar

Publicado

em

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC e Polícia Militar deflagram Operação Hemostasia contra o Comando Vermelho

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nas primeiras horas desta quarta-feira (8) a Operação Hemostasia, em ação conjunta com a Polícia Militar do Estado do Acre.

A operação tem como objetivo cumprir 26 mandados de busca e apreensão, e três mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara Estadual do Juiz das Garantias da Comarca de Rio Branco contra investigados ligados à facção criminosa Comando Vermelho.

Cerca de 80 policiais militares, além de promotores de Justiça e servidores do MPAC, participam da ação, que visa desarticular núcleos operacionais da facção atuantes em diferentes regiões de Rio Branco.

As investigações, conduzidas pelo Gaeco, tiveram início a partir da análise de dados periciais extraídos de aparelhos celulares apreendidos com integrantes do Comando Vermelho, o que permitiu identificar a atuação coordenada de membros da organização criminosa, incluindo responsáveis por repasses financeiros e pela distribuição de drogas.

Segundo o coordenador-geral do Gaeco, promotor de Justiça Bernardo Albano, a operação representa “mais um passo na estratégia integrada de enfrentamento ao crime organizado no Acre, unindo inteligência, cooperação institucional e ação firme do Ministério Público em defesa da sociedade”.

O major da PM Vladisney Silva destacou o caráter técnico e integrado da ação. “A Operação Hemostasia é o resultado direto da integração entre inteligência e força operacional. A Polícia Militar atuou com planejamento, técnica e respeito à legalidade, garantindo a execução segura dos mandados e a proteção da sociedade. Essa união com o Ministério Público reforça que o Estado está presente, firme e vigilante na contenção das facções e na garantia da tranquilidade nas comunidades de Rio Branco e do Acre como um todo”, ressaltou.

Operação Hemostasia

A ação recebeu esse nome em referência ao termo médico que significa “interrupção de uma hemorragia”, simbolizando o estancamento da expansão e das ações do Comando Vermelho por meio de uma atuação coordenada, técnica e precisa das instituições.

A operação integra o plano estratégico de combate ao crime organizado do MPAC, que atua em parceria com as forças de segurança pública no eixo de integração e inteligência.

Investigador Cidadão

É um canal de denúncias não emergenciais voltado ao combate de organizações criminosas no estado. A iniciativa permite o envio de informações anônimas através do número de WhatsApp (68) 99993-2414, garantindo sigilo absoluto do informante.

 

Agência de Notícias do MPAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Operação de trânsito em Cruzeiro do Sul aplica 90 multas e flagra 12 motoristas sem habilitação

Publicado

em

Ação conjunta da Polícia Militar e do Detran removeu 13 veículos e faz parte das atividades práticas do 3º Curso de Trânsito Aplicado, com duração de 30 dias.

Uma operação de trânsito realizada nesta terça-feira (7) em Cruzeiro do Sul resultou na aplicação de 90 autos de infração, remoção de veículos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e flagrantes de pessoas conduzindo sem habilitação.

Na última sexta-feira (3), ações semelhantes coordenadas pela Polícia Militar e por agentes de trânsito já haviam apreendido nove motocicletas, dois carros e duas carretinhas — totalizando 13 veículos — além de diversas autuações por documentação vencida e condução irregular.

As operações contam com a participação de 40 policiais militares e agentes de trânsito do Estado e do Município, que integram o 3º Curso de Trânsito Aplicado (CTA), iniciado no dia 29 de setembro e com duração aproximada de 30 dias. A capacitação é promovida pelo Detran e inclui atividades teóricas e práticas de fiscalização.

De acordo com o capitão Alessandro Martins, da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, as ações terão continuidade.

“Os 40 alunos desse curso, a fim de atividades práticas, foram utilizados também na operação. Nós vemos um número considerável de veículos removidos. Existem muitas pessoas transitando com veículos irregulares e com carteiras vencidas. Foram contabilizados 12 não habilitados, o que representa um risco grande para a sociedade, pois o cidadão pode até saber conduzir, mas não conhece as regras e sinais de trânsito”, destacou o oficial.

As fiscalizações seguem ocorrendo em diferentes pontos da cidade, com foco na redução de acidentes e na conscientização dos condutores.

Comentários

Continue lendo