fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Cidades do Acre ficam fora da lista de municípios aptos a receber novos cursos de medicina

Publicado

em

Por Raimari Cardoso

O governo federal autorizou a abertura de até 95 novos cursos de medicina, com 5,7 mil vagas, em 1.719 municípios do país. Nesta quarta-feira (4), o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançaram o edital para a obtenção de autorização de funcionamento de cursos de medicina.

Contudo, o Acre não aparece na lista de distribuição de cursos e vagas de formação prevista pelos ministérios da Saúde e da Educação, apesar de estar dentro da proporção de médico por habitante exigida como um dos critérios: média inferior a 2,5 médicos/1.000 habitantes – a média do Acre é 1,34 médicos/1.000 habitantes.

A medida ocorre no âmbito da retomada do programa Mais Médicos, que visa ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a descentralização da oferta de cursos e promoção da qualidade da formação médica.

As outras exigências são: existência de hospital com pelo menos 80 leitos – o que contribui para a formação prática dos médicos; capacidade para abrigar curso de Medicina, em termos de disponibilidade de leitos, com pelo menos 60 vagas; não ser impactado pelo plano de expansão de cursos de Medicina (aumento de vagas e abertura de novos cursos) nas universidades federais.

O Edital prevê, no máximo, 95 novos cursos no país, que poderão ser instalados no conjunto de municípios pré-selecionados, com a condição de haver apenas um curso por região de saúde. Isso considera a desconcentração e o impacto da abertura de curso de Medicina na infraestrutura preexistente.

Para o estabelecimento do número de cursos a serem abertos, optou-se pela média de médicos/mil habitantes, verificada em 2022 para países-membros da OCDE como um indicador a ser almejado pelo Brasil para os próximos 10 anos.

Considerou-se, nessa progressão, os demográficos do país e o ritmo de expansão da formação médica nacional.

A estimativa é que o Brasil chegue em 2025 com taxa de 2,91 médicos por 1.000 habitantes, quase três vezes maior que a taxa de 1980 (0,94 médico por 1.000 habitantes), e acima da taxa de 2015, que era de 2 médicos por 1.000 habitantes.

Apesar do aumento expressivo de vagas e cursos, a oferta de graduação em Medicina ainda se apresenta muito desigual no território nacional, o que impacta no acesso da população ao atendimento médico.

Em 2022, por exemplo, o Sudeste concentrava 150 cursos e 18.324 vagas, o que corresponde a 43,8% das vagas oferecidas no país. O Nordeste tinha o segundo maior número de vagas (10.468 ou 25% do total), seguido pelas regiões Sul (5.757; 13,8%), Norte (3.786 vagas; 9,1%) e Centro-Oeste (3.470; 8,3%).

Entre as UFs, São Paulo concentrava 22% das vagas (9.213). Minas Gerais vem em seguida, com 12% das vagas, antes do Rio de Janeiro, com 7,7% e Bahia, com 7,5%. Os estados com menor número de vagas eram Amapá (60), Roraima (110) e Acre (250) – juntos, têm apenas 1% das vagas existentes no país.

Comentários

Continue lendo

Geral

Três dias após fuga, forças de segurança mantêm buscas por detento em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

Adelcivane Gomes de Azevedo, último dos quatro que fugiram do presídio Manoel Néri da Silva, em Cruzeiro do Sul, foi visto no perímetro urbano do município. Outros três detentos foram capturados ainda na sexta-feira (12), dia da fuga, e sábado (13).

Adelcivane Gomes de Azevedo, foragido do presídio Manoel Néri, em Cruzeiro do Sul, é o único que ainda falta ser recapturado — Foto: Arquivo/Iapen-AC

Três dias após detentos fugirem do presídio Manoel Néri da Silva, em Cruzeiro do Sul, as forças de segurança mantém as buscas pelo último dos quatro fugitivos. De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Adelcivane Gomes de Azevedo foi visto no perímetro urbano do município.

Ele, também conhecido como ‘Vane’, é acusado de vários crimes e já fugiu do presídio em 2017, durante uma fuga de 16 detentos. Na época, Azevedo estava escondido na casa da mãe.

Ainda na sexta-feira (12), foram recapturados Dhon Everton Dos Santos Martins e Lucas Francisco da Rocha. Os dois também estavam em uma área de mata próxima ao presídio, onde as equipes de buscas concentraram os esforços inicialmente. Moisés Nascimento Cassiano foi encontrado um dia depois.

“A gente está com o apoio das forças de segurança, ampliamos as buscas e estamos trabalhando, principalmente nesse momento, com os núcleos de inteligência das forças de segurança, tendo em vista que o raio de ação se ampliou, tendo em vista que o foragido já foi visto em perímetro urbano”, resumiu o diretor do presídio, Elves Barros.

A fuga, descoberta por volta das 5h de sexta, ocorreu após os detentos conseguirem furar uma das paredes da cela em que estavam. Para isso, eles utilizaram a peça de ferro de um ventilador como ferramenta para abrir caminho.

Durante inspeção, um policial penal percebeu vestígios de fuga no alambrado ao redor do presídio. A equipe de plantão foi acionada e confirmou que a parede da cela havia sido comprometida, assim como a fuga dos quatro.

Dhon Everton (1º), Lucas Francisco (2º) e Moisés Nascimento (3º) fugiram do presídio Manoel Néri em Cruzeiro do Sul e foram recapturados em menos de 24h — Foto: Arquivo/Iapen-AC

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista morre esmagado por carreta

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (15), um trágico acidente no pátio de um frigorífico em Jaru, terminou na morte do motociclista Fabio Crismeque Gama dos Santos, de 38 anos. As circunstâncias do acidente ainda permanecem desconhecidas, mas relatos iniciais indicam que o motorista de uma carreta teria realizado uma manobra sem perceber a presença do motociclista, que acabou sendo esmagado entre os eixos do caminhão.

Equipes de emergência foram rapidamente acionadas, mas Fabio não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A perícia foi chamada para investigar as causas do acidente e esclarecer os detalhes da tragédia.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista é agredida durante roubo em Rio Branco e recebe atendimento no PS; criminoso foi preso

Publicado

em

Vítima estava parada aguardando o semáforo abrir no cruzamento da Avenida Antônio da Rocha Viana com a Isaura Parente, próximo a um posto de combustíveis no bairro do Bosque, quando foi abordada pelo criminoso Samuel

Criminoso Samuel tomou a motocicleta da mulher, mas ao subir no veículo, a vítima percebeu que a arma era de brinquedo e reagiu ao roubo.

Ithamar Souza, Na Hora da Notícia

O assaltante Samuel Igor de Souza Lima, 25 anos, foi preso em flagrante com uma motocicleta roubada, após agredir uma mulher durante um assalto na noite deste sábado (13), na rua Via Parque, no bairro Preventório, em Rio Branco.

Segundo informações do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), que é uma Companhia do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a vítima estava parada aguardando o semáforo abrir no cruzamento da Avenida Antônio da Rocha Viana com a Isaura Parente, próximo a um posto de combustíveis no bairro do Bosque, quando foi abordada por Samuel, que estava de posse de um simulacro (arma de brinquedo). Ele tomou a motocicleta, mas ao subir no veículo, a vítima percebeu que a arma era de brinquedo e reagiu ao roubo.

A mulher entrou em luta corporal com Samuel, mas foi agredida e ficou machucada. Após conseguir agredir a mulher e tomar a moto, o criminoso fugiu em direção ao Canal da Maternidade.

Militares do Giro deram apoio à vítima e a levaram até o pronto-socorro de Rio Branco para receber atendimento médico. Depois de medicada ela foi levada para a Defla.. Foto capturada 

Uma guarnição do Giro estava em patrulhamento pela região do bairro Bosque quando ouviu pelo rádio via Copom sobre o roubo e logo se empenhou na ocorrência. Rapidamente, os militares viram o assaltante passando na moto e houve uma perseguição policial. Na rua Via Parque, Samuel caiu com a moto e se entregou. Em seguida, recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Flagrantes (Defla), com a motocicleta para ser devolvida à proprietária.

Após ser agredida, os militares do Giro deram apoio à vítima e a levaram até o pronto-socorro de Rio Branco para receber atendimento médico. Depois de medicada e enfaixada no joelho e cotovelo, ela foi levada para a Defla, onde registrou a ocorrência e recebeu a moto de volta.

Comentários

Continue lendo