fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Após prisão ilegal pecuarista Celso Ribeiro tem liberdade concedida pela Justiça Federal do Estado do Amazonas

Publicado

em

Por Jairo Carioca

Mesmo juiz federal que decretou prisão de Celso Ribeiro, concedeu sua liberdade. Pecuarista está em casa, recebe visita de vários amigos. Defesa vai entrar com processo para reparar danos.

Após audiência de custódia online, o pecuarista Celso Ribeiro ganhou liberdade na tarde desta quarta-feira, dia 04. Ribeiro foi detido quando se dirigiu à sede da Polícia Federal no Acre, ontem, para renovar seu passaporte.

O mesmo juiz que decretou prisão de Celso Ribeiro, Tadeu José Piragibe Afonso da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Estado do Amazonas, concedeu sua liberdade. Para a defesa, a prisão se deu de forma ilegal por vários aspectos jurídicos, dentre eles, a prescrição do processo desde 2019.

“Mesmo prescrito, estranhamente o pedido de prisão entrou no sistema da justiça em maio deste ano, sem que o decurso de tempo de marcos legais tenha sido informado”, comentou o advogado Neto Ribeiro ao NH.

Além disso, Neto esclareceu que a condenação do seu cliente, de 4 anos de reclusão poderia ser convertida em pena restritiva de direito. “O Celso tem bons antecedentes, endereço fixo, tanto é que foi ele quem procurou a Polícia Federal para renovar seu passaporte, não estava se escondendo das autoridades jurídicas”, acrescentou o advogado.

Para entender o caso:

O processo contra o pecuarista se originou de uma ação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra, no ano 2000.

No processo civil – base para uma instrução criminal – Ribeiro reverteu o caso em duas instâncias, “tendo o Tribunal Regional Federal (TRF) considerado os títulos das terras compradas no Amazonas, como válidos, não reconheceu fraude. O STJ manteve a decisão do TRF”.

Com relação a revelia do processo criminal que transcorreu em segredo de justiça, Neto Ribeiro informou que o advogado contratado inicialmente abandonou a causa e que a maior parte da instrução processual foi acompanhada por um defensor público da União.

Sem regalias pecuarista passou a noite na UP 4

Após receber ordem de prisão na sede da Polícia Federal, Celso Ribeiro não recebeu nenhum tipo de regalias. O pecuarista foi encaminhado para Unidade Prisional 4. “Não ficou em sela do Estado Maior, devido problemas de saúde, ficou em uma sela separada dos presos comuns, onde passou a noite e parte do dia de hoje”, afirmou o advogado.

A família Ribeiro vai buscar a reparação dos danos pelos abusos cometidos. “Serão levados à apuração, condenação e a reparação dos danos causados pelo Estado e na medida das suas competências e responsabilidades as imputações legais dos membros envolvidos, em todas as esferas de direito, quanto aos atos praticados”, confirmou Neto Ribeiro.

Reencontro com a família e amigos – o pecuarista Celso Ribeiro após receber a liberdade foi reencontrar a família. Recebeu desde as primeiras horas da noite a visita de muitos amigos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Francisco Piaba é recebido com carinho durante convenção partidária no Sesc Bosque

Publicado

em

O vereador Francisco Piaba (União Brasil) recebeu o carinho da população da Capital na convenção partidária realizada na segunda-feira, 22, no Sesc Bosque, que oficializou sua candidatura à reeleição, dos demais candidatos a uma vaga na Câmara de Rio Branco, e a do prefeito Tião Bocalom, que também concorre à reeleição, acompanhado do seu vice, Alysson Bestene.

“Agradeço a atenção de todos. Fico feliz em poder ajudar minha cidade, os que mais precisam, tanto da zona urbana como rural. Esse foi um evento muito bonito, que demonstrou que o União Brasil, PL, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Progressista e Podemos estão juntos e fortalecidos.

Essa é a festa da democracia”, destacou o parlamentar.

Comentários

Continue lendo

Geral

Criminosos faccionados são presos por torturar moradores em Tarauacá

Publicado

em

Membros de organização criminosa estariam disciplinando um rapaz em uma casa. Chegando ao local, a polícia encontrou Francisco Joedes Nascimento da Silva, Isaac Freire da Silva, Lazaro Maia de Oliveira, que estavam torturando Everson dos Santos de Lima

Na casa de um dos faccionados, a PM encontrou uma arma de fogo tipo pistola municiada e um terçado.

Em menos de 72 horas, duas ações da Polícia Militar realizadas no município de Tarauacá, prenderam três membros de uma facção criminosa que estavam torturando moradores do município e apreendeu 1 arma de fogo.

No sábado, 20, a PM prendeu um homem que estava torturando uma garota de 13 anos. Nesta segunda-feira, 22, a equipe Militar fez a prisão de dois homens, que em posse de uma arma de fogo, estavam torturando outra pessoa.

No sábado, Samuel Fredson de Lima Aquino foi preso em flagrante ao agredir uma adolescente. Ela foi acusada pelo grupo criminoso de ter roubado combustível e estava sendo torturada como forma de disciplina. A vítima relata que mais dois homens e uma mulher conseguiram fugir ao perceberem a aproximação da polícia.

Em menos de 72 horas, duas ações da Polícia Militar realizadas no município de Tarauacá, prenderam três membros de uma facção criminosa que estavam torturando moradores do município

Nesta segunda-feira, 22, a Polícia Militar foi avisada de que também no Bairro Senador Pompeu, membros de organização criminosa estariam disciplinando um rapaz em uma casa. Chegando ao local, a polícia encontrou Francisco Joedes Nascimento da Silva, Isaac Freire da Silva, Lazaro Maia de Oliveira, que estavam torturando Everson dos Santos de Lima. Joedes fugiu do local e os outros dois foram presos. Na casa, a PM encontrou uma arma de fogo tipo pistola municiada e um terçado.

Everson dos Santos de Lima, que estava sendo disciplinado, relatou aos policiais que os demais seriam como uma família para ele. “Ele disse que estava cumprindo um propósito, algo que só ele e Deus sabiam que ele deveria pagar. Disse que os outros seriam para ele, dali em diante como irmãos, deixando claro para a guarnição que seria um tipo de ação de organização criminosa, ato de iniciação ou até mesmo algum tipo de disciplina, que não poderia ser relatada”, contou um dos policiais que atenderam a ocorrência e preferiu não se identificar. Todos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil para que possam explicar sobre a arma de fogo encontrada no local e sobre seus envolvimentos com organização criminosa.

PM prendeu um homem que estava torturando uma garota de 13 anos. Nesta segunda-feira, 22, a equipe Militar fez a prisão de dois homens, que em posse de uma arma de fogo, estavam torturando outra pessoa.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça decreta prisão de traficante flagrado com R$ 12 mil 

Publicado

em

O traficante Charles Adriano Falcão do Nascimento, conhecido como “Cabelo de Ouro”, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre.

A decisão foi da Juíza da Vara de Plantão durante audiência de custódia, no Fórum Criminal de Rio Branco.

Charles Adriano foi preso na manhã da última sexta-feira, 19, na Baixada da Colina, por os agentes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil (DENARC).

Durante a  ação policial foram apreendidos drogas, um revolver calibre 38, munições e cerca de R$ 12 mil em espécie.

O dinheiro, segundo a investigação, é oriundo do tráfico de drogas.

No momento da abordagem Charles Adriano estava na companhia de uma adolescente de 14 anos.

A partir de agora a DENARC terá o prazo de dez dias para concluir o inquérito do caso.

 

Comentários

Continue lendo