Cotidiano
Na estreia de Filipe Luís, Flamengo vence Corinthians e abre vantagem nas semifinais da Copa do Brasil
O Rubro-Negro entrou em campo com postura bem ofensiva e controlou praticamente todo o primeiro tempo. Arrascaeta foi um dos principais nomes dos donos da casa, obrigando Hugo Souza a fazer grande defesa

No primeiro tempo, o Flamengo entrou com a postura bem diferente das últimas partidas e pressionou o Corinthians. A equipe de Filipe Luís criou grandes chances, com Arrascaeta e Gabigol
Com Tupi
O Flamengo saiu na frente do Corinthians, na noite desta quarta-feira (2), no Maracanã, pelas semifinais da Copa do Brasil. Com gol de Alex Sandro, venceu por 1 a 0, pelo duelo de ida da fase, sob o apoio de mais de 40 mil pessoas no estádio. Assim, o time carioca atua por um empate, no dia 20 de outubro, às 16h, na Neo Química Arena, para ir à grande decisão.
O Rubro-Negro entrou em campo com postura bem ofensiva e controlou praticamente todo o primeiro tempo. Arrascaeta foi um dos principais nomes dos donos da casa, obrigando Hugo Souza a fazer grande defesa, logo aos 3 minutos. Aliás, aos 10, o uruguaio chegou a balançar a rede após passe de Wesley, mas a bola saiu antes pela linha de fundo, o que anulou o lance.
A pressão dos mandantes seguiu intensa e Gabigol, que recebeu chance como titular, quase marcou, aos 30. O camisa 99 desviou de letra um cruzamento de Alex Sandro, vendo o goleiro do Timão pegar no reflexo, evitando o gol. Porém, na sequência, o Flamengo conseguiu vencer Hugo Souza. Aos 31, Bruno Henrique deu passe em profundida para Alex, que avançou e chutou cruzado, rente à trave, para abrir o placar no Rio.
O Corinthians, por sua vez, limitou-se durante quase toda a etapa inicial a se defender. Apenas aos 41 ameaçou a meta de Rossi, em finalização de longe de Rodrigo Garro. O argentino buscou o ângulo direito do arqueiro, que pulou na hora certa para resvalar a escanteio. Apesar dessa chance, os visitantes pouco produziram na parte ofensiva.

Rubro-Negros ironizam arbitragem após lance em Flamengo x Corinthians: ‘Vão dar uma disfarçada’
Lá e cá
Na volta do intervalo, quem assustou de cara foi o Timão, aos 7, quando Romero driblou a defesa carioca e acertou a trave esquerda da baliza de Rossi. No entanto, nada que abalasse a produção e ritmo dos mandantes. Isso porque o time de Filipe Luís continuo em cima e levando muito perigo ao gol paulista.
De forma consecutiva, Bruno Henrique e De La Cruz finalizaram no travessão e Hugo Souza contou com a sorte para não ver o 2 a 0 se confirmar na contagem. Logo após, aos 17, o goleiro também mostrou competência e fez intervenção providencial cara a cara com Gerson, mandando pela linha de fundo.
Aos 26, depois de tanta pressão feita, o Flamengo fez com Gabigol, porém viu a arbitragem anular a jogada novamente, no Maracanã. Alex Sandro progrediu pela faixa esquerda, levou pelo meio e cruzou na área, por trás da zaga adversária. O centroavante apareceu, livre, e só escorou – com ajuda do VAR, o juiz Wilton Pereira Sampaio invalidou o lance por impedimento.
Na reta final do confronto, o jogo ficou ainda mais aberto e o Corinthians criou possibilidades claras de deixar tudo igual fora de casa. Aos 36, primeiro com Romero, concluindo e vendo Léo Pereira evitar o empate em cima da linha. E com bomba de Matheuzinho, aos 39, arriscando na ponta direita da área rubro-negra. Mesmo com a enorme quantidade de jogadas de ambos os lados, o placar não se alterou e os cariocas venceram pela vantagem mínima.

Filipe Luís comanda o Flamengo na estreia como técnico do profissional (Foto: Alexandre Loureiro/AGIF)
Comentários
Cotidiano
Idoso de 61 anos é resgatado de dentro de caminhonete trancada sob calor intenso e passando mal em Rio Branco
Homem que se apresentou como tutor foi preso em flagrante por suspeita de abandono de incapaz. Bombeiros arrombaram vidro para salvar vítima, que estava com pressão alta

Um homem que se apresentou como tutor do idoso e dono do veículo foi preso em flagrante pela Polícia Militar, sob suspeita de abandono de incapaz. Foto: captada
Um idoso de 61 anos foi resgatado por bombeiros de dentro de uma caminhonete trancada na Rua Isaura Parente, em Rio Branco, na tarde de segunda-feira (29). O homem havia ficado mais de uma hora no veículo sob calor intenso até que pedestres perceberam que ele passava mal e acionaram a polícia.
O major Ocimar Farias, do Corpo de Bombeiros, explicou que, após tentativas frustradas da RBTrans e de um chaveiro, a equipe arrombou o vidro traseiro para retirar a vítima, que estava com pressão alta e debilitada. Um homem que se apresentou como tutor do idoso e dono do veículo foi preso em flagrante pela Polícia Militar, sob suspeita de abandono de incapaz.
O idoso recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado para atendimento médico. A PM confirmou indícios de abandono, uma vez que ele permaneceu trancado sem os cuidados necessários.
O major Ocimar Farias explicou que os bombeiros quebraram o vidro de uma das janelas para ter acesso ao idoso.
“Ele faz uso de remédios e estava com o carro trancado no calor. Quando chegamos ao local já tinha uma equipe da RBTrans tentando abrir, mas não conseguiu. Nossa única alternativa foi fazer o arrombamento do vidro traseiro”, reforçou.
O bombeiro confirmou que o idoso estava com a pressão alta e debilitado. Ele recebeu os primeiros socorros ainda no local. A PM-AC confirmou que ‘foi constatado que o idoso se encontrava em situação de vulnerabilidade, havendo indícios de abandono de incapaz, uma vez que permaneceu trancado no veículo sem os cuidados necessários’.
Comentários
Cotidiano
Moradores de Manoel Urbano enfrentam ruas intransitáveis e lama em pleno fim de ano
Reportagem flagrou acesso apenas por tábuas improvisadas e quadriciclos na Baixada do Porto Atual. População cobra ações da prefeitura para infraestrutura local

A situação atinge de forma mais severa idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, que precisam procurar os pontos menos alagados para conseguir se deslocar, muitas vezes correndo riscos. Foto: captada
Na Baixada do Porto Atual, em Manoel Urbano, ruas completamente tomadas pela lama dificultam o tráfego de pedestres e veículos em pleno período de festas de fim de ano. A situação, flagrada pela reportagem do jornalista Gilmar Mendes Lima nesta terça-feira (30), revela problemas crônicos de infraestrutura que seguem sem solução, afetando principalmente idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
Moradores relataram que a única forma de acesso em vários trechos é por tábuas improvisadas sobre a lama ou por quadriciclos — os únicos veículos capazes de trafegar no local. Eles afirmam que a área está entre as mais negligenciadas pela Prefeitura de Manoel Urbano, sem serviços regulares de recuperação das vias ou drenagem, situação que piora com as chuvas.
A população cobra ações emergenciais para garantir condições mínimas de acesso e evitar que o abandono persista, impactando a rotina e a segurança das famílias que residem na localidade.
Comentários
Cotidiano
Os municípios de Assis Brasil, Feijó e Plácido de Castro recebem metas de 110 unidades do Minha Casa, Minha Vida
Assis Brasil, Feijó e Plácido de Castro terão até agosto de 2026 para cumprir etapas e enviar propostas; moradias são voltadas a cidades com histórico de dificuldades habitacionais

As moradias fazem parte da modalidade de provisão subsidiada de habitação em áreas urbanas, voltada principalmente a cidades impactadas por eventos climáticos. Foto: captada
Os municípios de Assis Brasil, Feijó e Plácido de Castro, no interior do Acre, passaram a ter metas definidas para construção de 110 unidades habitacionais no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. A definição consta em portaria publicada no Diário Oficial da União, que altera normativa do Ministério das Cidades.
De acordo com a publicação, Assis Brasil receberá 30 unidades, enquanto Feijó e Plácido de Castro terão 40 cada. As prefeituras têm até 28 de agosto de 2026 para enviar suas propostas ao ministério, seguindo as etapas de análise de viabilidade e documentação exigidas pelo programa.
As moradias integram a modalidade subsidiada para áreas urbanas, voltada a municípios impactados por eventos climáticos, crescimento desordenado e dificuldades históricas de acesso à moradia formal. Após a aprovação final, os processos serão encaminhados para contratação e início das obras.

Você precisa fazer login para comentar.