Cotidiano
Menina indígena de 9 anos que foi estuprada pelo pai é entregue à mãe 10 dias após denúncia
Informação foi confirmada pelo Conselho Tutelar do município de Santa Rosa do Purus, no interior do Acre.

Suspeito de estuprar filha indígena de 9 anos no interior no Acre foi levado para a delegacia — Foto: Arquivo Pessoal
Por Alcinete Gadelha, G1 AC
A menina indígena da etnia Kaxinawá, de 9 anos, que sofria abusos e era estuprada pelo pai, foi entregue para a família materna nesta sexta-feira (7).
A informação foi confirmada pelo Conselho Tutelar do município de Santa Rosa do Purus, no interior do Acre. A criança foi entregue para um tio materno, em Feijó, também no interior, que levou a menina para a aldeia onde a mãe mora.
“Foi feita a entrega. Não vimos o encontro das duas porque a mãe estava na colônia, que é muito distante. Então, um tio que estava na cidade levou a menina até a mãe”, contou uma conselheira que acompanha o caso, mas que preferiu não se identificar.
A menina foi levada para a mãe 10 dias depois da prisão do pai, que, segundo relatos da criança à polícia, abusava dela há pelo menos um ano. A polícia suspeita que a mãe dela também tenha sido abusada pelo indígena de 38 anos.
O indígena foi preso no dia 28 de janeiro, após denúncia de abandono de incapaz dos dois filhos, a menina de 9 anos e o menino de 11, recebido pelo Conselho Tutelar do município. Os irmãos estavam instalados em um abrigo de Santa Rosa do Purus.
Após ser levada para a família materna, a conselheira disse que a menina estava feliz por saber que ia encontrar com a mãe.
“Ela estava muito feliz [quando soube que ia encontrar a mãe]. Passou por muitos maus-tratos, isso foi verídico”, informou a conselheira.
A criança deve continuar sendo acompanhada por psicólogos e pela assistência social, ainda segundo a conselheira. O irmão de 11 anos ficou com a avó em Santa Rosa do Purus.
Após a denúncia, o indígena foi preso e levado para a Unidade Prisional Evaristo de Moraes, em Sena Madureira. O delegado Rodrigo Noll, que investiga o caso, informou que ele continua preso.
A mãe da menina deve ser ouvida por carta precatória, em Feijó, onde mora. A polícia de Santa Rosa do Purus ainda aguarda o depoimento dela, segundo o delegado. “A gente está aguardando ainda. Não recebi resposta”, disse.
Comentários
Cotidiano
Luiz Antônio e Joaquin Assaf são destaques do Estadual Absoluto

Foto Leandro Frota: Joaquin Assaf nadou a prova dos 50 livres abaixo de 24 segundos
Os nadadores Luiz Antônio Jerônimo e Joaquin Assaf foram os destaques do Campeonato Estadual de Natação Absoluto disputado neste sábado, 20, na piscina da AABB.
Luiz Antônio Jerônimo bateu o recorde nos 50 metros peito com o tempo de 31 segundos e 17 centésimos.
Fez história
Joaquin Assaf venceu a prova dos 50 metros livres batendo a marca de 23 segundos e 94 centésimos. O atleta fez história e é o primeiro acreano a nadar abaixo de 24 segundos.
AABB conquista
A equipe da AABB conquistou o título do Estadual Absoluto somando 1374 pontos. A Natação Tubarão marcou 1.246 e ficou em segundo. A Atlética Massacre somou 181 pontos na 3ª colocação.
Bons resultados
O presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio, aprovou a competição.
“Fechamos a temporada com um excelente evento. Os resultados foram bons e isso é importante para a natação acreana”, declarou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
AAB “A” e Old School conquistam vagas nas semifinais do Estadual

Foto FEAB: Jogos bem disputados marcaram a última rodada da fase de classificação
Terminou neste sábado, 20, na quadra do CEBRB, com três partidas a fase de classificação do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino. O time da AAB “A” venceu o América por 47 a 28 e avançou para semifinal. O Old School “A” derrotou o NBX por 46 a 36 e também é semifinalista do torneio.
No confronto para cumprir tabela, o Los Hermanos bateu o NBX por 51 a 41.
Semifinais definidas
Os confrontos semifinais do Campeonato Estadual são: New City x Old School “A” e AAB “A” x Atlético. Os jogos serão disputados no sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB.
Comentários
Cotidiano
Quinari e Brasileia empatam no primeiro jogo das finais do Estadual da Série A

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia disputam o segundo jogo das finais sem vantagem
Quinari e Brasileia empataram por 4 a 4 neste sábado, 20, no ginásio José Edson Honorato, em Senador Guiomard, no primeiro jogo das finais do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Kaylan(3) e Diego marcaram os gols do Quinari, enquanto Ângelo(2), Macaco e Carlos Henrique anotaram para Brasileia.
Jogo com alternativas
O Quinari abriu 4 a 0 no placar com 12 minutos e jogo e deu a falsa impressão de uma vitória sem dificuldades. A equipe do Brasileia conseguiu se acalmar e foi para o intervalo perdendo por 4 a 2. Na volta para o segundo tempo, Brasileia pressionou e acabou conquistando um grande resultado.
Confusão fora de quadra
Muita confusão fora de quadra marcou a partida. Os torcedores de Senador Guiomard brigaram entre si ainda no primeiro tempo e na segunda etapa, componentes da torcida de Brasileia foram retirados para fora do ginásio por causa do comportamento.
Avaliações
“Conseguimos abrir 4 a 0, mas a equipe desconcentrou no fim da primeira etapa e no segundo tempo a partida ficou mais disputada. Poderíamos ter vencido o jogo”, disse o técnico do Quinari, Jô Mendes.
“Fomos buscar um jogo perdido e isso aumenta a nossa determinação para a partida de volta. Iniciamos a partida muito abaixo e isso não pode acontecer”, comentou o fixo Alcione.
Boa arbitragem
Edson Correia(Coquinho) e Janilda Melo realizaram uma boa arbitragem e conseguiram controlar uma partida nervosa e com muita reclamação dos dois lados desde o início.

Você precisa fazer login para comentar.