fbpx
Conecte-se conosco

Acre

MapBiomas aponta Acre entre os três estados que mais reduziram o desmatamento em 2023

Publicado

em

O Acre é apontado como o terceiro estado que mais reduziu o desmatamento em 2023, em comparação com o ano anterior, com 69% de queda. O dado é do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), lançado nesta terça-feira, 28, em Brasília, pelo MapBiomas.

MapBiomas aponta Acre entre os três estados que mais reduziram o desmatamento em 2023. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema.

Segundo o levantamento, a região Amacro registrou uma queda de 73% no desmatamento, quando comparado a 2022. A Amacro é o encontro geográfico entre áreas do Acre, Amazonas e Rondônia, que possuem a maior pressão por desmatamento. Resultados positivos como este são fruto do grande empenho do Estado contra os crimes ambientais.

“A redução do desmatamento é um dos resultados das políticas acertadas de combate aos crimes ambientais, sob o comando do governador Gladson Cameli. Seguimos avançando, com a união dos órgãos do Comando e Controle Ambiental. Este ano as medidas de prevenção às queimadas e ao desmatamento serão intensificadas para melhorarmos ainda mais os índices ambientais”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias.

O Acre, por meio da Sema e demais órgãos que fazem parte da agenda ambiental, tem se fortalecido e atuado com protagonismo no combate e controle do desmatamento e queimadas. Dentre as ações específicas estão a atualização do Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC), a liberação de R$ 97,8 milhões do Fundo Amazônia pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além disso, foi criada a Rede de Governança Ambiental, por meio de decreto, que une os Municípios do estado, por meio das suas secretarias municipais de Meio Ambiente, à Força-Tarefa Pela Proteção Ambiental, uma união entre os órgãos de Segurança, com reuniões semanais no Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), entre outras ações.

A área aberta no último ano representa apenas 1,6% da área de vegetação nativa desmatada no Brasil e 0,2% do território estadual. Em área, o MapBiomas identificou o desmate de 28.707 hectares em 2023, enquanto em 2022 foram 92.677 hectares.

No ranking dos estados que tiveram maior redução do desmatamento, o primeiro lugar é do Paraná (70,7%), seguido por Rondônia (70,1%), Acre (69%), Rio de Janeiro (68,6%) e Santa Catarina (68,4%). O estudo completo traz a lista de todos os estados brasileiros.

Conforme o coordenador-geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, esta é a maior radiografia que já se fez sobre desmatamento, não só no Brasil, mas em qualquer país do mundo. Além disso, toda a base de dados coletada e analisada para a confecção dos relatórios está disponível ao público.

O Projeto Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) é uma iniciativa multi-institucional envolvendo universidades, ONGs e empresas de tecnologia que se uniram para contribuir com o entendimento das transformações do território brasileiro a partir do mapeamento anual da cobertura e uso do solo no Brasil.

O relatório está disponível na íntegra clicando aqui.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Forças de segurança simulam ataque a empresa de transporte de valores em Rio Branco

Publicado

em

Screenshot

Treinamento reuniu diferentes corporações e incluiu explosões e disparos simulados para criar cenário realista

Na noite desta quinta-feira (14), forças de segurança do Acre realizaram uma simulação de invasão a uma empresa de transporte de valores, com tomada de reféns, na região do bairro Cadeia Velha, em Rio Branco.

Screenshot

A ação ocorreu nas proximidades da sede da PROSEGUR, na Rua Argentina, e contou com um forte aparato policial, diversas viaturas, explosões controladas e disparos simulados de armas de fogo, recriando um cenário próximo ao real.

O exercício, promovido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (SEJUSP), teve como objetivo integrar e treinar os operadores de segurança para agir de forma coordenada em crises envolvendo ataques a empresas do setor.

Segundo a pasta, o treinamento busca melhorar o tempo de resposta, a tomada de decisões sob pressão e a eficiência das equipes em ocorrências de alta complexidade.

Participaram da simulação policiais militares, civis, federais e representantes de outros órgãos estratégicos, reforçando a importância da cooperação entre as instituições na proteção de vidas, patrimônio e empresas do setor financeiro.

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Mailza Assis será candidata ao governo do Acre em 2026 pela federação União-Progressistas

Publicado

em

Anúncio oficial será feito em Brasília na próxima semana; decisão muda cenário político e afasta pré-candidatura do senador Alan Rick, que busca nova legenda

O anúncio oficial de Mailza como candidata deve ocorrer em Brasília no próximo dia 19, durante uma convenção que selará a união entre os partidos. Foto: cedida 

A vice-governadora Mailza Assis será a candidata da federação União Brasil-Progressistas (PP) ao governo do Acre nas eleições de 2026. A informação foi confirmada por uma liderança do grupo a reportagem nesta quinta-feira (14), com base em um áudio enviado pelo presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, à própria Mailza.

A federação entre os dois partidos foi formalizada em abril deste ano e, no Acre, tem como principal líder o governador Gladson Cameli, que já havia manifestado apoio à candidatura de Mailza. O anúncio oficial está marcado para o próximo dia 19, em Brasília, durante uma convenção que consolidará a aliança partidária.

A vice-governadora Mailza Assis será a candidata da federação União-Progressistas ao Governo do Acre nas eleições de 2026, com base em um áudio enviado pelo presidente nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira. Foto: captada 

Mudança no cenário político

A decisão altera diretamente a disputa pelo governo do estado. Antes da formação da federação, o senador Alan Rick (União Brasil) era um dos pré-candidatos ao cargo. Agora, ele já sinalizou que deve se filiar ao PSD para concorrer, buscando apoio de legendas como Republicanos, MDB e NOVO.

O governador Gladson Cameli  ressaltou a relevância da interlocução com o partido a nível nacional. “Essa união é fundamental para garantir que nossas demandas politicas para que possamos construir um futuro ainda melhor para os acreanos”, disse ao lado do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.

A presença dos deputados federais e estaduais reforçou a representatividade do Acre no encontro, demonstrando o comprometimento da bancada federal e estadual de deputados progressistas com o crescimento do estado.

A definição de Mailza como candidata fortalece a articulação de Gladson Cameli para manter a base aliada no estado. Foto: captada 

A definição de Mailza como candidata fortalece a articulação de Gladson Cameli para manter a base aliada no estado, enquanto a oposição ainda busca se reorganizar diante da nova configuração partidária.

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasiléia participa da 1ª Conferência Regional dos Direitos Humanos

Publicado

em

Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou na 1ª Conferência Regional dos Direitos Humanos (CorDH), realizada em Rio Branco nesta quinta-feira (14). O encontro reuniu representantes de diversos municípios com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Direitos Humanos e construir diretrizes para políticas públicas mais inclusivas e efetivas.

A Conferência propôs debates e encaminhamentos para o enfrentamento das violações de direitos humanos e da cidadania, além de contribuir para a elaboração do Plano Estadual de Direitos Humanos e para a preparação da etapa estadual da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.

O evento foi estruturado em eixos temáticos, contemplando temas como igualdade racial, direitos das mulheres, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, idosos, juventude e povos tradicionais. Ao final, foram eleitos delegados que irão representar a região na 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos.

A secretária municipal de Assistência Social de Brasiléia destacou a importância da participação do município nesse espaço de discussão e construção coletiva.

“Participar de um evento como esse é fundamental para que possamos ouvir diferentes vozes, compreender realidades diversas e contribuir com propostas que ajudem a garantir o respeito e a promoção dos direitos humanos para todos. É um momento de troca e de fortalecimento das políticas públicas em nosso estado”, afirmou.

Comentários

Continue lendo