Cotidiano
Mãe de menino que está internado ao ficar 4 minutos submerso em igarapé morre com Covid-19 à espera de vaga em hospital no Acre
Meiriane do Nascimento, de 35 anos, sofria de depressão e tinha pneumonia. No domingo (14), ela piorou e foi levada para a UPA da Sobral, onde fez o exame de Covid-19. Willy Bezerra segue internado na Fundação Hospitalar e não sabe da morte da mãe.

Meiriane do Nascimento sofria de depressão e tinha pneumonia — Foto: Arquivo da família
Por Aline Nascimento
A mãe do adolescente Willy Bezerra da Silva, de 16 anos, que luta pela vida após ficar em estado grave ao ficar submerso por quatro minutos no Igarapé São Francisco, no dia 29 de janeiro, em Rio Branco, morreu com Covid-19 na manhã dessa segunda-feira (15) à espera de uma vaga no Instituto de Traumautologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).
Segundo a família, Meiriane Bezerra do Nascimento, de 35 anos, sofria de depressão e adquiriu uma pneumonia nas últimas semanas.
Por conta disso, ela ia constantemente ao hospital tomar medicação. Na noite de domingo (14), Meiriane passou mal e foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Sobral. Fizeram o exame para Covid-19 no hospital, que deu positivo, e ela ficou aguardando uma vaga no Into-AC.
Na manhã de segunda, a mulher não resistiu. “Eu mesmo levei ela na UPA no domingo à noite. Ontem de manhã [segunda,15] fui lá e recebi a notícia da morte dela. Fizeram o exame e deu positivo. Não apresentou sintomas, apenas estava com o quadro depressivo, não tinha forças para comer e estava fraca. No domingo, tivemos que levar na UPA”, relembrou o irmão de Meiriane, Robson Nascimento.

Meiriane chegou a cuidar do filho Willy Bezerra no ínicio do acidente, mas o quadro de depressão agravou e ela parou de ir ver o filho — Foto: Arquivo da família
Adolescente não sabe da morte da mãe
Willy Bezerra segue internado na enfermaria da Fundação Hospitalar do Acre. Ele continua evoluindo bem na recuperação, fazendo fisioterapia e ainda não sabe da morte da mãe. Além dele, Meiriane tinha outros três filhos, sendo uma bebê de 11 meses, 5 anos e 15 anos.
“Ele nem pode saber. Sempre foi uma mãe presente na vida dos 4 filhos, nunca deixou eles desamparados. Os quatro filhos eram o combustível dela”, destacou.
Nascimento explicou também que o quadro depressivo de Meiriane se agravou após o acidente do filho. No início, ela ainda conseguia ficar com ele no hospital, acompanhou o tratamento do menino, mas, deixou de ir porque não tinha mais forças para ver o filho internado.
“Foi ver ele, mas não recentemente, foi no começo quando estava bem de saúde. Esses últimos dias que estava ruim não foi porque a gente não deixava. Enquanto estava bem ficou cuidando dele no Hospital da Criança, mas depois que adoeceu não foi mais para o hospital e a gente passava as notícias para ela”, acrescentou.
O irmão disse que não sabe como Meiriane pode ter se infectado com o novo coronavírus. Nenhum outro parente pegou a doença. As crianças devem ficar com a avó, que mora no mesmo terreno que a filha.
“Pode ter sido infectada no hospital quando ia tomar o remédio para a depressão. Estamos até fazendo campanha de doações de fraldas e outras coisas para as crianças. Estamos sem chão, nos reerguendo e travando essa batalha para o Willy vencer. Infelizmente, ela perdeu a batalha, nós também perdemos. Temos outras batalha com meu pai, que se recupera de um AVC. Estamos todos em choque, mas vamos vencer se Deus quiser”, lamentou.

Willy Bezerra continua internado na Fundação Hospitalar do Acre se recuperando de um afogamento — Foto: Arquivo pessoal
Submerso em igarapé
O menor estava brincando na ponte do igarapé, no bairro Raimundo Melo, no dia 29 de janeiro, quando caiu e teria ficado mais de quatro minutos submerso na água.
Populares que estavam no local acionaram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e realizaram os primeiros socorros enquanto a ajuda médica chegava.
Quando a equipe do Samu chegou, os médicos passaram mais de seis minutos tentando reanimar o adolescente. Ele foi levado intubado e em estado grave para o pronto-socorro da capital e no mesmo dia foi transferido para o Hospital da Criança, onde ficou 16 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No dia 12 de fevereiro, o adolescente foi submetido a uma traqueostomia e no dia 15 do mesmo mês foi transferido para um leito de enfermaria da unidade. Já no dia 22 de fevereiro, o Willy foi levado para a semi-UTI da Fundação. No dia 7 de março, o adolescente deixou a semi-UTI e foi levado para a enfermaria.
O adolescente está sendo acompanhado por fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Ainda segundo Robson Nascimento, a família foi informada que, em breve, uma assistente social deve fazer uma visita na casa deles para verificar a necessidade de instalação de equipamentos para que o menino possa voltar a morar no local.
Comentários
Cotidiano
ALEAC inaugura Centro de Apoio às Câmaras Legislativas para fortalecer vereadores do interior
O espaço, que vai funcionar como um gabinete de apoio em Rio Branco, foi criado para receber os parlamentares e ofertar assessoria técnica e jurídica além de toda estrutura de gabinete

A Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) oficializou nesta semana a entrega do Centro de Apoio às Câmaras Legislativas, um espaço criado para assessorar tecnicamente os vereadores dos 22 municípios acreanos. Foto: cedida
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), destacou a importância do fortalecimento institucional entre o Parlamento estadual e as câmaras municipais durante a inauguração do Centro de Apoio Legislativo às Câmaras (CEALC), realizada na manhã desta quarta-feira (7), na sede da Aleac.
“Este é hoje o espaço mais bonito da nossa Assembleia, e é o espaço do vereador”, diz presidente Nicolau Júnior durante inauguração do CEALC
A cerimônia contou com a presença de dezenas de vereadores e presidentes de Câmaras de várias cidades acreanas, além dos deputados estaduais. Durante o evento, Nicolau Júnior emocionou os presentes ao reafirmar o compromisso da Casa com o municipalismo e o respeito à atuação dos legisladores municipais.

Estrutura vai oferecer suporte técnico e capacitação para parlamentares municipais de todos os municípios acreanos. Foto: cedida
“Este é hoje o espaço mais bonito da nossa Assembleia, e é o espaço do vereador. Isso mostra o respeito que a Aleac tem por cada um dos senhores e senhoras. E esse respeito não é só nesta inauguração, ele vai continuar no dia a dia, com estrutura, equipe, apoio jurídico e político. Esse espaço foi feito com muito carinho por todos os 24 deputados estaduais”, afirmou o presidente.
Nicolau destacou ainda que o CEALC não será apenas um ponto de apoio físico, mas um verdadeiro elo entre os vereadores e o Poder Legislativo estadual. Segundo ele, uma equipe estará disponível permanentemente para atender os parlamentares municipais, auxiliando desde a articulação de agendas com secretários de Estado até o suporte técnico na elaboração de projetos e ações.

A iniciativa busca fortalecer o trabalho parlamentar no interior, oferecendo estrutura qualificada para a elaboração de projetos e processos legislativos. Foto: cedida
“Vai ter uma equipe aqui toda semana, vai ter apoio do escritório, apoio jurídico, e o nosso apoio enquanto deputados estaduais. Vamos estar aqui do ladinho, com salas das comissões disponíveis, e em breve com um auditório com quase 50 lugares para palestras. A Escola do Legislativo também vai oferecer cursos voltados especialmente aos vereadores. Isso aqui é para vocês se sentirem em casa”, explicou.
O presidente também destacou as parcerias institucionais da Aleac com o Senado e a Câmara Federal, que permitirão a ampliação da oferta de capacitações e intercâmbios entre os níveis legislativos. “A Assembleia vai usar tudo isso para ajudar não só os deputados estaduais, mas também os vereadores. Se um vereador quiser fazer uma agenda com um secretário, vai ter alguém aqui para organizar, falar no zap, mandar e-mail. É acolhimento de verdade, com estrutura”, reforçou.
Ao encerrar sua fala, Nicolau Júnior agradeceu a presença de cada vereador, presidente de Câmara e deputado que prestigiou a cerimônia. “É uma satisfação muito grande entregar esse espaço. Aqui é a casa de vocês, e queremos que vocês se sintam respeitados e apoiados em tudo. Essa é a Assembleia Legislativa do Acre: de portas abertas para os municípios”, finalizou.

A mesa diretora da Assembleia Legislativa entregou na manhã desta quarta feira,7, o Centro de Apoio às Câmaras Legislativas, o CEALC. Foto: cedida
Celso Paraná – presidente da Câmara de Xapuri
“Agora nós não vamos mais ficar igual barata tonta quando viermos cumprir nossas agendas na capital. Quero parabenizar o presidente Nicolau Júnior pela sensibilidade que teve em perceber essa necessidade que nós vereadores sempre tivemos”, comentou o presidente da Câmara de Xapuri, Celso Paraná,
Meire Santana- vice presidente da Câmara de Plácido de Castro
“Em nome dos meus colegas da fronteira, quero parabenizar a assembleia já pessoa do deputado Nicolau Júnior por essa magnífica iniciativa. Finamente aquele se lembrou que os vereadores dos municípios do interior precisavam desse apoio. Parabéns presidente e parabéns a todos que fizeram isso acontecer.
Elias Daier- vereador de Bujari
“Eu confesso que fiquei impressionado pelo capricho que foi colocado aqui. Um espaço que nem nas melhores pretensões, eu imaginava que pudesse ser disponibilizado. Que bom que a partir de agora, todos nós que representamos a população de todo o interior do Acre terão um ponto de apoio aqui na capital”.

A medida complementa outras ações da ALEAC para modernizar o legislativo acreano. Foto: cedida
O novo centro funcionará como um braço de capacitação permanente, proporcionando:
- Cursos de legislação municipal
- Assessoria para elaboração de projetos de lei
- Suporte técnico em licitações e contabilidade pública
- Biblioteca especializada em direito legislativo
Por que isso importa?
Muitas câmaras municipais do interior enfrentam dificuldades por falta de estrutura técnica. O centro surge como solução para:
• Evitar vícios em processos legislativos
• Profissionalizar a atuação dos vereadores
• Uniformizar as práticas entre os municípios
Próximos passos:
Primeira capacitação já está marcada para junho
Sistema de atendimento remoto para câmaras distantes
Parceria com TCE-AC para orientações sobre fiscalização
Declaração:
“Queremos equiparar o padrão legislativo em todo o estado”, afirmou o presidente da ALEAC, deputado [Nome do Presidente], durante a cerimônia de entrega. Vereadores presentes comemoraram a iniciativa como “um salto de qualidade para a democracia municipal”.
A criação do centro atende a uma demanda antiga dos pequenos municípios, onde muitas câmaras operam com equipes enxutas e poucos recursos técnicos. A medida complementa outras ações da ALEAC para modernizar o legislativo acreano.

Muitas câmaras municipais do interior enfrentam dificuldades por falta de estrutura técnica. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Instituto Federal do Acre inicia inscrições para 640 vagas em cursos técnicos e superiores
Para concorrer às vagas, os candidatos deverão ter participado de alguma edição do Enem entre os anos de 2010 a 2024
O Instituto Federal do Acre (Ifac) iniciou, no dia 1º de maio, as inscrições para o Processo Seletivo 2025/2, com a oferta de 640 vagas para cursos técnicos subsequentes e cursos superiores, nos campi Baixada do Sol (Transacreana), Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Tarauacá e Xapuri. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 17h do dia 30 de maio.
A seleção de novos alunos para os cursos técnicos subsequentes será realizada com base nas notas de Língua Portuguesa e Matemática Constantes no histórico escolar dos candidatos. Para os cursos superiores, a seleção será feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para concorrer às vagas, os candidatos deverão ter participado de alguma edição do Enem entre os anos de 2010 a 2024.
Cursos técnicos subsequentes
Para o Processo Seletivo 2025/2, estão sendo ofertadas 320 vagas para cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio nos campi Rio Branco (160 vagas), Baixada do Sol (80 vagas) e Xapuri (80 vagas).
Campus Rio Branco (160 vagas)
Administração (noturno): 40 vagas
Recursos Humanos (noturno): 40 vagas
Serviços Jurídicos (noturno): 40 vagas
Segurança do Trabalho (matutino): 40 vagas
Campus Baixada do Sol – Transacreana (80 vagas)
Agropecuária (vespertino): 40 vagas
Zootecnia (vespertino): 40 vagas
Campus Xapuri (80 vagas)
Técnico em Agropecuária (noturno): 40 vagas
Técnico em Alimentos (noturno): 40 vagas
Acesse aqui o edital dos cursos técnicos subsequentes / Faça sua inscrição aqui
Cursos de graduação
Para o nível superior, o Ifac está oferecendo 320 vagas nos campi Baixada do Sol (40 vagas), Cruzeiro do Sul (120 vagas), Rio Branco (80 vagas) e Tarauacá (80 vagas). As vagas são destinadas a pessoas que já concluíram o Ensino Médio e desejam dar continuidade aos estudos e à carreira acadêmica. Os cursos, nos níveis de bacharelado, licenciatura e tecnologia, têm duração de até quatro anos.
Campus Rio Branco (80 vagas)
Tecnologia em Logística (noturno): 40 vagas
Tecnologia em Processos Escolares (noturno): 40 vagas
Campus Baixada do Sol – Transacreana (40 vagas)
Tecnologia em Gestão do Agronegócio (vespertino): 40 vagas
Campus Cruzeiro do Sul (120 vagas)
Licenciatura em Física (noturno): 40 vagas
Licenciatura em Matemática (noturno): 40 vagas
Licenciatura em Química (noturno): 40 vagas
Campus Tarauacá (80 vagas)
Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno): 40 vagas
Tecnologia em Gestão do Agronegócio (noturno): 40 vagas
Acesse aqui o edital dos cursos de graduação / Faça sua inscrição aqui
Dúvidas e demais informações sobre o processo seletivo para os cursos técnicos subsequentes devem ser encaminhadas para: selecao.tecnicos@ifac.edu.br .
Para os cursos superiores, o e-mail de contato é: selecao.graduacao@ifac.edu.br
Comentários
Cotidiano
Após mais de 2 anos, marido de cantora morta no Acre vai passar por audiência de instrução por feminicídio
Marido de Nayara Vilela, Tarcísio Araújo, foi denunciado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) por feminicídio em janeiro de 2024. Momentos antes da morte, cantora fez filmagens que ajudaram na investigação

Nayara Vilela foi achada morta em casa em abril de 2023. Foto: Divulgação
Após mais de dois anos da morte da cantora Nayara Vilela, o marido dela, Tarcísio Araújo da Mota, vai passar por audiência de instrução e julgamento na próxima quinta-feira (8) no Fórum Criminal de Rio Branco. A expectativa é de que a audiência continue na sexta (9).
Tarcísio Araújo foi denunciado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) pelo crime de feminicídio em abril do ano passado.
O MP-AC informou que a audiência de instrução contará com o depoimento de testemunhas e a apresentação de provas que poderão contribuir para o esclarecimento dos fatos e o prosseguimento da ação penal, podendo ser feita a pronúncia do acusado ao Tribunal do Júri.
Nayara Vilela, de 32 anos, foi encontrada morta em casa na noite do dia 24 de abril na Estrada das Placas, em Rio Branco. As apurações foram feitas pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) com base nos vídeos divulgados nas redes sociais que mostraram uma discussão entre a cantora e o marido momentos antes da tragédia.
Foram esses vídeos que levaram a Polícia Civil a levantar a suspeita do crime de induzimento ou instigação ao suicídio.
Inicialmente, o caso foi analisado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que descartou a hipótese de feminicídio. No entanto, diante de novos elementos, o inquérito foi encaminhado à Deam, que aprofundou as diligências e concluiu pelo indiciamento do marido da vítima.
A cantora foi velada no dia 26 de abril na Capela Esperança, na cidade de Sena Madureira, interior do Acre, onde morava parte da família dela. A morte da artista causou comoção e amigos fizeram homenagens pelas redes sociais.
Em dezembro de 2023, a Polícia Civil indiciou o empresário pelo crime. Em janeiro de 2024, o MP-AC ofereceu denúncia por feminicídio contra Tarcísio,
Em abril de 2024, o MP-AC designou três promotores de Justiça para acompanhar as investigações sobre a morte da cantora.

Nayara Vilela foi achada morta em casa em abril de 2023. Foto: Divulgação
Marido se defendeu
Na época, a reportagem entrou em contato com o empresário após a divulgação da denúncia por mensagem e ele respondeu apenas ‘nada a declarar’.
Dias após o crime, Tarcísio Araújo fez um desabafo sobre as críticas e acusações que recebeu nas redes sociais e pediu respeito.
Na postagem, feita no dia 29 de abril, o empresário rebateu as acusações, disse que amava a esposa e jamais faria algo para machucá-la. Tarcísio explicou também o motivo que levou ele a gravar as imagens da esposa abalada antes do suicídio.
Ainda na publicação, Tarcísio disse que gravou os vídeos para enviar para a mãe da cantora, que era a pessoa que conseguia acalmá-la. Argumentou também que a intenção era ajudar a esposa e pediu desculpa se as imagens causaram desconforto a alguém.
Tarcísio Araújo e Nayara Vilela se casaram em uma cerimônia luxuosa em março de 2023. Nas redes sociais, Nayara postava declarações e fotos do casamento.

Tarcísio Araújo e Nayara Vilela se casaram em uma cerimônia luxuosa em março deste ano. Foto: Arquivo/Jozadarque Photoart AC
Você precisa fazer login para comentar.