Acre
Imac celebra 36 anos com emissão recorde de licenciamentos ambientais
No último domingo, 23, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) completou 36 anos de criação. O órgão, que é um dos mais importantes e antigos da estrutura governamental, tem se destacado pelos excelentes serviços prestados à sociedade e ao desenvolvimento do estado.

Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) completou 36 anos de criação. Data foi celebrada nesta segunda-feira, 24, pelos servidores do órgão. Foto: cedida
Somente na administração do governador Gladson Cameli, o Imac já emitiu cerca de dois mil licenciamentos ambientais, em menos de quatro anos. Os números são recordes e comprovam o compromisso do governo acreano com o setor produtivo.
“O Imac tem cumprido o seu papel, sempre agindo dentro da lei e dando celeridade nas emissões de licenciamentos. O nosso trabalho é fundamental para que vários setores da economia tenham autorização legal para produzir e, consequentemente, gerar emprego e renda”, relatou Nelson Sales, presidente da instituição.
O órgão também acumula outras relevantes conquistas, como a construção dos centros Integrados de Meio Ambiente (Cima), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e secretarias municipais de Meio Ambiente de Brasileia, Cruzeiro do Sul e Feijó; implantação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma); e aquisição do novo sistema eletrônico para emissão de licenças ambientais.
Um dos maiores desafios da instituição, segundo Nelson Sales, é reestruturar o quadro de servidores efetivos. “Necessitamos de, aproximadamente, 60 profissionais técnicos, principalmente na área da engenharia, para que os nossos serviços continuem sendo prestados com excelência”, explicou.
No início de 2023, o órgão ganhará uma nova sede. O amplo e moderno prédio do Imac está com mais de 80% das obras concluídas. O investimento na estrutura, localizada no Bairro Portal da Amazônia, em Rio Branco, é de R$ 6 milhões. Os recursos são oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Comentários
Acre
Vídeo: Polícias do Acre simulam ataque a transportadora de valores com reféns em Rio Branco
Treinamento mobilizou forças de segurança, veículos, explosões controladas e disparos simulados para preparar equipes contra crimes de alta complexidade
As forças de segurança do Acre realizaram, na noite desta quinta-feira (14), um exercício realista de resposta a ataque contra empresa de transporte de valores, com simulação de tomada de reféns, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco.
A operação ocorreu nas proximidades da sede da Prosegur, na Rua Argentina, e contou com forte aparato policial, viaturas, explosões controladas de veículos e disparos simulados, criando um cenário semelhante a uma ocorrência real.
Organizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), o treinamento buscou integrar policiais militares, civis, federais e outros órgãos estratégicos, melhorando a coordenação das forças em situações críticas. Segundo a pasta, o objetivo é reduzir o tempo de resposta, aprimorar a tomada de decisões sob pressão e aumentar a eficiência operacional.
“É fundamental que nossas forças estejam preparadas para conter ações criminosas que possam colocar em risco vidas e patrimônio”, afirmou a Sejusp, destacando a importância da cooperação entre instituições na proteção da população e do setor financeiro.
Comentários
Acre
Mailza Assis será candidata ao governo do Acre em 2026 pela federação União-Progressistas
Anúncio oficial será feito em Brasília na próxima semana; decisão muda cenário político e afasta pré-candidatura do senador Alan Rick, que busca nova legenda

O anúncio oficial de Mailza como candidata deve ocorrer em Brasília no próximo dia 19, durante uma convenção que selará a união entre os partidos. Foto: cedida
A vice-governadora Mailza Assis será a candidata da federação União Brasil-Progressistas (PP) ao governo do Acre nas eleições de 2026. A informação foi confirmada por uma liderança do grupo a reportagem nesta quinta-feira (14), com base em um áudio enviado pelo presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, à própria Mailza.
A federação entre os dois partidos foi formalizada em abril deste ano e, no Acre, tem como principal líder o governador Gladson Cameli, que já havia manifestado apoio à candidatura de Mailza. O anúncio oficial está marcado para o próximo dia 19, em Brasília, durante uma convenção que consolidará a aliança partidária.

A vice-governadora Mailza Assis será a candidata da federação União-Progressistas ao Governo do Acre nas eleições de 2026, com base em um áudio enviado pelo presidente nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira. Foto: captada
Mudança no cenário político
A decisão altera diretamente a disputa pelo governo do estado. Antes da formação da federação, o senador Alan Rick (União Brasil) era um dos pré-candidatos ao cargo. Agora, ele já sinalizou que deve se filiar ao PSD para concorrer, buscando apoio de legendas como Republicanos, MDB e NOVO.
O governador Gladson Cameli ressaltou a relevância da interlocução com o partido a nível nacional. “Essa união é fundamental para garantir que nossas demandas politicas para que possamos construir um futuro ainda melhor para os acreanos”, disse ao lado do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.
A presença dos deputados federais e estaduais reforçou a representatividade do Acre no encontro, demonstrando o comprometimento da bancada federal e estadual de deputados progressistas com o crescimento do estado.

A definição de Mailza como candidata fortalece a articulação de Gladson Cameli para manter a base aliada no estado. Foto: captada
A definição de Mailza como candidata fortalece a articulação de Gladson Cameli para manter a base aliada no estado, enquanto a oposição ainda busca se reorganizar diante da nova configuração partidária.
Comentários
Acre
Brasiléia participa da 1ª Conferência Regional dos Direitos Humanos
Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou na 1ª Conferência Regional dos Direitos Humanos (CorDH), realizada em Rio Branco nesta quinta-feira (14). O encontro reuniu representantes de diversos municípios com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Direitos Humanos e construir diretrizes para políticas públicas mais inclusivas e efetivas.
A Conferência propôs debates e encaminhamentos para o enfrentamento das violações de direitos humanos e da cidadania, além de contribuir para a elaboração do Plano Estadual de Direitos Humanos e para a preparação da etapa estadual da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.
O evento foi estruturado em eixos temáticos, contemplando temas como igualdade racial, direitos das mulheres, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, idosos, juventude e povos tradicionais. Ao final, foram eleitos delegados que irão representar a região na 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos.
A secretária municipal de Assistência Social de Brasiléia destacou a importância da participação do município nesse espaço de discussão e construção coletiva.
“Participar de um evento como esse é fundamental para que possamos ouvir diferentes vozes, compreender realidades diversas e contribuir com propostas que ajudem a garantir o respeito e a promoção dos direitos humanos para todos. É um momento de troca e de fortalecimento das políticas públicas em nosso estado”, afirmou.
Você precisa fazer login para comentar.