Conecte-se conosco

Acre

Idaf fortalece defesa vegetal em congresso e amplia estratégias de controle fitossanitário para citros

Publicado

em

Equipe Idaf participa de encontro científico de fruticultura em São Paulo. Foto: Igor Fiqueiredo/Idaf

Engenheiros Agrônomos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) marcaram presença dos dias 4 e 8 de agosto de 2025 no 29º Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBFruti), realizado em Campinas (SP). O evento é promovido bienalmente pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e é considerado o principal encontro científico e de inovação tecnológica em fruticultura da América Latina.

Reunindo especialistas, produtores, pesquisadores e grandes marcas do setor, o congresso teve como foco o debate de tendências, a apresentação de soluções inovadoras e a construção de novas conexões comerciais e científicas. O ambiente se mostrou propício para o fortalecimento da atuação dos profissionais do Idaf para garantir a sanidade das frutas no estado do Acre.

“Participar deste evento foi uma forma de assegurar que o governo do Acre esteja alinhado com as práticas mais atualizadas em defesa vegetal. A Coordenação de Sanidade Citrícola sai fortalecida, com novas ferramentas e estratégias para proteger a citricultura e outras frutíferas de importância local. Assistimos a palestras sobre os desafios e estresses climáticos enfrentados pela citricultura, com foco no manejo do greening. Foram apresentados os sintomas da doença nas plantas e frutos cítricos, além das estratégias de manejo e controle do inseto vetor, o psilídeo. Também foi discutida a importância da produção de mudas em viveiros telados”, explica Ana Cláudia Alves D’Abadia, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Citrícola do Idaf.

Um dos grandes destaques deste ano foi a abordagem do Greening (Huanglongbing – HLB), doença altamente destrutiva dos citros no Brasil e considerada a maior ameaça à citricultura mundial. A enfermidade é causada por uma bactéria transmitida pelo psilídeo Diaphorina citri, inseto conhecido pelos citricultores há cerca de 20 anos. De coloração branca acinzentada e com manchas escuras nas asas, o psilídeo é frequentemente encontrado nos pomares durante os períodos de brotação das plantas.

Evento abordou os desafios da fruticultura, com ênfase nos impactos das mudanças climáticas. Foto: Igor Figueiredo/Idaf

Embora a doença ainda não tenha sido identificada no Acre, equipes técnicas realizam ações contínuas de monitoramento fitossanitário em plantios, além do controle rigoroso da produção e comercialização de mudas de laranja, limão, tangerina e lima, especialmente nas regiões do Alto e Baixo Acre, onde se concentram os principais cultivos de citros do estado.

A equipe também atua na fiscalização do trânsito de frutas in natura e material de propagação vegetativo oriundos de outros estados, por meio de barreiras fixas. Durante as abordagens, é realizada a conferência da documentação fitossanitária, conforme as diretrizes estabelecidas pela Portaria SDA/MAPA nº 1.326, de 4 de julho de 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária/Secretaria de Defesa Agropecuária.

Congresso uniu o campo e a indústria, fortalecendo o desenvolvimento da fruticultura no Brasil. Foto: Ana Claúdia Vieira/Idaf

“Esta é uma excelente oportunidade para conhecer e se atualizar sobre os diversos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Brasil e em outros países. Esse congresso revela a grande diversidade de culturas agrícolas que vêm sendo exploradas em diferentes regiões do mundo, apresentando conhecimentos e iniciativas que promovem a inovação no campo,” ressalta o engenheiro agrônomo do Idaf, Igor Figueiredo.

Para a coordenadora de Defesa Vegetal da Regional Alto Acre, Ana Cláudia Vieira dos Santos, os temas abordados no evento abrangeram desde novas tecnologias de manejo integrado de pragas até estratégias de monitoramento fitossanitário. “A participação no congresso reforça o compromisso da Defesa Vegetal em manter-se atualizada frente aos desafios do setor, garantindo a segurança e a qualidade da produção agrícola no Alto Acre. A expectativa é que os conhecimentos adquiridos contribuam diretamente para o fortalecimento das cadeias produtivas locais e para o desenvolvimento sustentável da fruticultura no estado”, disse.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas em Xapuri; um filmava vídeo para venda no momento da abordagem

Publicado

em

R.S.F., de 24 anos, era alvo de mandado de prisão; “Paulista” foi flagrado com entorpecentes e gravando vídeo oferecendo drogas, segundo a polícia

A Polícia Civil reforça que as ações de investigação e repressão ao tráfico de drogas seguem intensificadas no município, visando garantir mais segurança à população. Foto: captada 

A Polícia Civil do Acre prendeu na manhã desta quinta-feira (18) dois homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Xapuri. Um deles, identificado como “Paulista”, foi flagrado gravando um vídeo no qual anunciava a venda de entorpecentes no momento em que os policiais chegaram ao local.

A ação foi realizada pela Delegacia-Geral de Xapuri no bairro Constantino Melo Sarkis, durante o cumprimento de um mandado de prisão contra R.S.F., de 24 anos. Ao se aproximarem da casa onde ele estava, os investigadores observaram “Paulista” com um celular nas mãos, registrando um vídeo em que dizia haver drogas disponíveis para venda.

Durante a busca, foi encontrada uma quantidade de entorpecentes com “Paulista”. Os dois foram presos: R.S.F., pelo mandado judicial, e “Paulista”, por tráfico de drogas.

Os detidos foram encaminhados à Delegacia-Geral de Xapuri e permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforçou que as ações de combate ao tráfico seguem intensificadas no município para coibir a comercialização ilegal de drogas e garantir mais segurança à população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Aleac entrega títulos de cidadania e moções de aplauso em sessão solene, entre os homenageados Nutricionista Janilda Moraes

Publicado

em

Nutricionista Janilda Moraes Neri, com atuação internacional, está entre os homenageados; evento reconhece serviços prestados ao Acre em 2025

Entre os homenageados estava a nutricionista Janilda Moraes, natural de Brasiléia, que atuou em estados do Nordeste e em países como México e Argentina antes de retornar ao Acre. Foto: captada 

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma sessão solene para a entrega de mais de 50 Títulos de Cidadão Acreano e mais de 90 Moções de Aplauso a personalidades e instituições que se destacaram em 2025. Entre os homenageados estava a nutricionista materno-infantil Janilda Moraes Neri, natural de Brasiléia, que retornou ao estado após anos de atuação no Nordeste, México e Argentina.

A homenagem foi uma das mais de 140 entregues pela Aleac a personalidades e instituições que se destacaram em 2025. Janilda Moraes recebeu das mãos da deputada Maria Antonia. Foto: cedida 

Destaques da cerimônia:
  • Títulos de Cidadão Acreano: Concedidos, entre outros, a Débora Ribeiro da Cunha, Miriam do Carmo Paiva e Silva e Andryo Marrane Amaral.

  • Moções de Aplauso: Reconheceram contribuições de entidades públicas, privadas e civis.

  • Presença: Deputados estaduais, autoridades civis e militares, familiares e convidados lotaram o plenário.

Em nome do presidente Nicolau Junior (PP), os parlamentares ressaltaram que a homenagem é um ato de reconhecimento e gratidão do Legislativo a quem ajuda a fortalecer o estado e melhorar a qualidade de vida no Acre. “Valorizamos o mérito, o serviço público e o trabalho coletivo”, afirmaram.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), destacou que as homenagens reforçam o reconhecimento do Legislativo a quem contribui para o desenvolvimento do estado. Foto: captada 

Perfil da homenageada:

Janilda Moraes Neri, nutricionista especializada em saúde materno-infantil, foi agraciada pelos serviços prestados ao Acre em 2025. Ela retornou ao estado após atuar em projetos na Paraíba, no México e na Argentina, e segue desenvolvendo trabalhos na área no estado do acre.

A entrega de honrarias é uma tradição do Parlamento acreano e visa reforçar a aproximação institucional e a valorização de trajetórias que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e humano do estado.

A solenidade reuniu autoridades civis e familiares. Além de Janilda Moraes, onde recebeu Moção de Aplausos pelos relevantes serviços no estado. Foto: captada 

Os nomes dos homenageados serão registrados nos anais da Aleac, e a sessão será disponibilizada na íntegra pelo canal oficial da Assembleia. Novas indicações para honrarias em 2026 já podem ser encaminhadas pelos deputados. A solenidade reforça o papel da Aleac como ponte entre sociedade e poder público, celebrando contribuições que muitas vezes ocorrem fora dos holofotes.

Em nome do presidente Nicolau Junior, os parlamentares ressaltaram que a homenagem é um ato de reconhecimento e gratidão do Legislativo a quem ajuda a fortalecer o estado e melhorar a qualidade de vida no Acre. Foto: captada 

A nutricionista Janilda Moraes, utilizou suas redes sociais para agradecer publicamente a concessão do Moção de Aplausos 2025, recebido durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quinta-feira (18). Em publicação, ela expressou emoção e gratidão pelo reconhecimento em sua terra natal, Brasiléia/Acre, após anos de atuação profissional em estados como Nordeste, também no México e na Argentina.

Homenageada pela Aleac, profissional com atuação no Brasil e no exterior destacou emoção pelo reconhecimento em sua terra natal. Foto: captada

Veja vídeo pessoal:

Comentários

Continue lendo

Acre

Ação rápida e integrada das polícias resulta na apreensão de arma e recuperação de motocicleta roubada em Brasiléia

Publicado

em

Operação conjunta da PM e da Polícia Civil resultou na detenção de um suspeito no bairro José Hassem, em Epitaciolândia

Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil atuaram de forma integrada para dar uma resposta rápida a um roubo à mão armada de uma motocicleta, ocorrido por volta das 8h30 da manhã desta quinta-feira (18). Logo após o crime, as forças de segurança iniciaram diligências conjuntas para localizar o veículo e identificar os responsáveis.

As buscas se concentraram no bairro José Hassem, onde, graças à ação coordenada, a motocicleta foi localizada em menos de quatro horas após o roubo. A recuperação do veículo destacou a eficiência operacional e o empenho das forças policiais na segurança da população.

Durante a operação, uma arma foi apreendida, um revólver calibre 38 municiado, uma pessoa foi detida e encaminhada à delegacia do município, onde deverá prestar depoimento ao delegado titular. De acordo com a polícia, outros possíveis envolvidos no crime seguem sendo procurados.

A ação reforça a importância da integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil na região do Alto Acre, que seguem atuando de forma firme e contínua no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos.

Comentários

Continue lendo