Conecte-se conosco

Acre

Idaf fortalece defesa vegetal em congresso e amplia estratégias de controle fitossanitário para citros

Publicado

em

Equipe Idaf participa de encontro científico de fruticultura em São Paulo. Foto: Igor Fiqueiredo/Idaf

Engenheiros Agrônomos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) marcaram presença dos dias 4 e 8 de agosto de 2025 no 29º Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBFruti), realizado em Campinas (SP). O evento é promovido bienalmente pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e é considerado o principal encontro científico e de inovação tecnológica em fruticultura da América Latina.

Reunindo especialistas, produtores, pesquisadores e grandes marcas do setor, o congresso teve como foco o debate de tendências, a apresentação de soluções inovadoras e a construção de novas conexões comerciais e científicas. O ambiente se mostrou propício para o fortalecimento da atuação dos profissionais do Idaf para garantir a sanidade das frutas no estado do Acre.

“Participar deste evento foi uma forma de assegurar que o governo do Acre esteja alinhado com as práticas mais atualizadas em defesa vegetal. A Coordenação de Sanidade Citrícola sai fortalecida, com novas ferramentas e estratégias para proteger a citricultura e outras frutíferas de importância local. Assistimos a palestras sobre os desafios e estresses climáticos enfrentados pela citricultura, com foco no manejo do greening. Foram apresentados os sintomas da doença nas plantas e frutos cítricos, além das estratégias de manejo e controle do inseto vetor, o psilídeo. Também foi discutida a importância da produção de mudas em viveiros telados”, explica Ana Cláudia Alves D’Abadia, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Citrícola do Idaf.

Um dos grandes destaques deste ano foi a abordagem do Greening (Huanglongbing – HLB), doença altamente destrutiva dos citros no Brasil e considerada a maior ameaça à citricultura mundial. A enfermidade é causada por uma bactéria transmitida pelo psilídeo Diaphorina citri, inseto conhecido pelos citricultores há cerca de 20 anos. De coloração branca acinzentada e com manchas escuras nas asas, o psilídeo é frequentemente encontrado nos pomares durante os períodos de brotação das plantas.

Evento abordou os desafios da fruticultura, com ênfase nos impactos das mudanças climáticas. Foto: Igor Figueiredo/Idaf

Embora a doença ainda não tenha sido identificada no Acre, equipes técnicas realizam ações contínuas de monitoramento fitossanitário em plantios, além do controle rigoroso da produção e comercialização de mudas de laranja, limão, tangerina e lima, especialmente nas regiões do Alto e Baixo Acre, onde se concentram os principais cultivos de citros do estado.

A equipe também atua na fiscalização do trânsito de frutas in natura e material de propagação vegetativo oriundos de outros estados, por meio de barreiras fixas. Durante as abordagens, é realizada a conferência da documentação fitossanitária, conforme as diretrizes estabelecidas pela Portaria SDA/MAPA nº 1.326, de 4 de julho de 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária/Secretaria de Defesa Agropecuária.

Congresso uniu o campo e a indústria, fortalecendo o desenvolvimento da fruticultura no Brasil. Foto: Ana Claúdia Vieira/Idaf

“Esta é uma excelente oportunidade para conhecer e se atualizar sobre os diversos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Brasil e em outros países. Esse congresso revela a grande diversidade de culturas agrícolas que vêm sendo exploradas em diferentes regiões do mundo, apresentando conhecimentos e iniciativas que promovem a inovação no campo,” ressalta o engenheiro agrônomo do Idaf, Igor Figueiredo.

Para a coordenadora de Defesa Vegetal da Regional Alto Acre, Ana Cláudia Vieira dos Santos, os temas abordados no evento abrangeram desde novas tecnologias de manejo integrado de pragas até estratégias de monitoramento fitossanitário. “A participação no congresso reforça o compromisso da Defesa Vegetal em manter-se atualizada frente aos desafios do setor, garantindo a segurança e a qualidade da produção agrícola no Alto Acre. A expectativa é que os conhecimentos adquiridos contribuam diretamente para o fortalecimento das cadeias produtivas locais e para o desenvolvimento sustentável da fruticultura no estado”, disse.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo