Conecte-se conosco

Geral

Governador Gladson Cameli recebe desembargadora de SP que dará palestra no encerramento do curso de formação da Polícia Civil

Publicado

em

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Ivana David, está em Rio Branco, para ministrar palestra sobre competências das instituições policiais e do sistema de justiça criminal. O evento é promovido pela Polícia Civil acreana.

Governador Gladson Cameli recebeu, nesta quinta-feira, 3, a desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivana David. Foto: Neto Lucena/Secom

Nesta quinta-feira, 3, o governador Gladson Cameli recebeu a magistrada, no Palácio Rio Branco, na capital. A visita institucional contou com a participação do delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, do diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, Nilton Boscaro, e da secretária adjunta de Justiça e Segurança Pública, Márdhia El-Shawwa.

Cameli citou que um dos grandes desafios enfrentados em sua gestão foi o enfrentamento à violência. Com muito empenho e investimentos na segurança pública, o Acre conseguiu avançar muito nos últimos anos, principalmente, na redução da criminalidade.

Cameli destacou investimentos realizados em sua gestão para combater a criminalidade. Foto: Neto Lucena/Secom

“A grande pauta de 2018 foi a segurança pública. Naquela época, o Acre era o estado mais violento do país. Trabalhamos muito, contratamos mais policiais, adquirimos viaturas e equipamentos e criamos o Gefron. Hoje, os números são outros. Mesmo assim, estamos investindo em tecnologia, para que as nossas forças policiais sigam protegendo as nossas famílias”, afirmou.

A carreira de Ivana David é marcada pela forte atuação contra o crime organizado e narcotráfico. A magistrada destacou a relevância de uma boa investigação policial, sobretudo na produção de provas.

“É muito importante que as polícias Civil e Militar tenham uma expertise na colheita de provas, para que o Poder Judiciário possa dar uma resposta ao Estado e à sociedade”, argumentou.

Desembargadora Ivana David tem carreira marcada pela forte atuação contra o crime organizado e narcotráfico. Foto: Neto Lucena/Secom

A palestra da desembargadora paulista será realizada nesta sexta-feira, 4, no anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. O evento faz parte do encerramento do Curso de Formação Policial 2022 e é aberto ao público.

“Esta será uma excelente oportunidade para que os nossos alunos possam adquirir mais conhecimento com a experiência da magistrada e colocar em prática quando estiverem nas ruas”, pontuou o delegado-geral, Henrique Maciel.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo