Acre
Governador Gladson Cameli participa de Ação de Inclusão e Bem-Estar para Pessoas com Deficiência
O governador Gladson Cameli acompanhou de perto na manhã deste sábado, 25, a Ação de Inclusão e Bem-Estar da Pessoa com Deficiência, realizada em parceria entre a Prefeitura Municipal de Rio Branco e o governo do Estado, com o apoio da iniciativa privada. O evento, que acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac), oferece uma série de serviços essenciais à comunidade de pessoas com deficiência (PCDs) do Acre.

A ação, prevista para durar todo o sábado, tem a meta de realizar cerca de 1.200 atendimentos, abrangendo desde serviços odontológicos até consultas médicas. Entre os serviços oferecidos pelo governo do estado está a emissão de carteiras de gratuidade no transporte intermunicipal.
Durante o evento, o governador Gladson Cameli destacou a importância da colaboração entre diferentes esferas de governo e a iniciativa privada.

“É aquilo que eu sempre defendo: a união de todos os poderes, tanto executivo quanto municipal, junto com toda a equipe governamental. A estrutura de governo proporciona felicidade para essas pessoas, um sentimento de igualdade e a presença do Estado Democrático de Direito. Saio daqui com minhas energias renovadas e desejo que Deus nos abençoe para que possamos continuar sempre contribuindo, melhorando e realizando ações, não apenas pelo poder público, mas também pela iniciativa privada. Juntos, vamos melhorar e cuidar da vida das pessoas”, afirmou Cameli.
O prefeito Tião Bocalom também ressaltou a relevância do evento e a importância das parcerias para atender melhor a comunidade de PCDs.

“Eu destaco a importância de eventos como este, uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura, especialmente para atender a comunidade de pessoas com deficiência (PCDs) no Acre. Sem dúvida, é extremamente relevante, principalmente porque se trata de uma iniciativa de empresa privada. Eles estão animados, falei com eles há pouco, e querem realizar o evento duas vezes por ano a partir do próximo ano, em vez de apenas uma vez. Tanto o Estado quanto a prefeitura estarão sempre juntos, apoiando, quando a iniciativa privada toma a frente de processos como este. Isso é importante para todos nós, pois todos ganham com isso”, afirmou o prefeito.
Frank Brito, presidente da Federação Acreana de Basquete para Cadeirantes, também compartilhou sua satisfação com a realização do evento. “Nossa, essa ideia é muito importante. É um sonho realizado, porque, imagine, é algo único no Estado. Nunca antes aconteceu de reunir as principais entidades que cuidam das pessoas com deficiência em um único dia para serem atendidas por todas as secretarias. Colocar tudo em dia: consultas médicas, atendimento odontológico, emissão de carteirinhas, que é um direito nosso, mas complicado devido à grande demanda reprimida no nosso Estado.”

Sobre a Federação Acreana de Basquete para Cadeirantes, Brito explicou: “A Federação existe há 14 anos. Hoje temos em torno de 25 atletas. Ontem, uma atleta nossa foi convocada para a seleção brasileira sub-23 feminina. Ela está competindo, graças a Deus. É a primeira mulher cadeirante da região Norte a ser convocada para a seleção. É um momento único e mágico, especialmente com uma ação como essa”.
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
- Foto: Diego Gurgel/Secom
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Sebrae realiza 1º Palco Cultural 2025 neste sábado, 19
Evento acontecerá na Concha Acústica, em parceria com Governo do Acre e AMUPAC
O Sebrae promove neste sábado (19), o primeiro Palco Cultural 2025, na Concha Acústica, em Rio Branco, das 16h às 23h. O evento tem como objetivo fomentar a cultura e impulsionar a Economia Criativa no estado do Acre, buscando transformar vocações e potenciais empreendedores em negócios.
A ação contará com apresentações de artistas locais e a participação de empreendedores do Fórum de Economia Solidária, que comercializarão alimentos, bebidas e artesanato, movimentando a economia local.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Kleber Campos, o evento reafirma o compromisso da instituição com o fortalecimento da Economia Criativa no Acre. “Nós acreditamos no potencial transformador da cultura como negócio, e esse evento é uma vitrine para artistas, empreendedores criativos e iniciativas que movimentam a economia local com inovação, identidade e talento”, disse.
O evento contará com atrações como Os Cobras Dance, Breakdance do Acre, Kellen Reggae Band, Lara Pontes e muito mais.
Outras edições do Palco Cultural 2025 devem acontecer nos próximos meses, na Concha Acústica e Gameleira, as datas serão divulgadas no Instagram @sebraenoacre. O evento é uma realização do Sebrae em parceria com o Governo do Acre e Associação de Músicos e Produtores Culturais Independentes (AMUPAC).
Sobre a Economia Criativa
Este setor é formado por atividades econômicas que tem a criatividade, conhecimento e cultura como principais insumos, envolvendo áreas como artes, audiovisual, música, gastronomia, design e cultura, gerando valor simbólico e financeiro. A Economia Criativa impulsiona inovação, movimenta mercados e fortalece o empreendedorismo.
Comentários
Acre
MPF abre inquérito para apurar precariedade em escola indígena de Tarauacá
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou nesta quinta-feira, 17, um inquérito civil para investigar a precariedade na estrutura da Escola Estadual São José I, localizada na Aldeia São Vicente, Terra Indígena Rio Humaitá, em Tarauacá (AC).
Segundo a denúncia que motivou a apuração, a unidade de ensino apresenta sérios problemas de infraestrutura. Entre os relatos estão paredes quebradas, piso e escadas deteriorados, goteiras que comprometem as aulas durante o período chuvoso, falta de cadeiras adequadas, obrigando os alunos a assistirem às aulas deitados no chão, além de banheiros em condições precárias de higiene. O quadro utilizado nas aulas foi providenciado pelos próprios moradores da aldeia.
O MPF destaca que a escola foi construída em 2012 e, conforme informações prestadas pela Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE/AC), nunca passou por serviços de manutenção predial. A Divisão de Manutenção e Obras da secretaria informou ainda que não há previsão imediata para reforma ou construção de nova sede, mas que será elaborada uma agenda de visita técnica, condicionada às condições de navegabilidade do rio, para avaliar a situação in loco.
Outro ponto identificado é a ausência de estrutura para o armazenamento de alimentos perecíveis, o que compromete o fornecimento da merenda escolar. De acordo com o Departamento de Alimentação Escolar, a escola não possui cantina, freezer ou geladeira, dificultando a logística de distribuição de alimentos.
O prourador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, responsável pelo caso, determinou a abertura do inquérito com prazo inicial de um ano, com o objetivo de apurar irregularidades na prestação dos serviços educacionais pela SEE/AC na escola indígena.
Comentários
Acre
Diante da ameaça do sarampo, Gladson faz apelo direto à população: “procurem os postos”

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Durante evento de entrega de certificados de cursos profissionalizantes, realizado no auditório Rio Moa, na sede do Sebrae em Rio Branco, o governador Gladson Cameli comentou, nesta quinta-feira, 17, o decreto que estabelece estado de emergência em saúde pública no Acre, devido ao risco iminente de reintrodução do sarampo no estado. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, tem validade de 90 dias.
A decisão se baseiou em parecer técnico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que apontou o avanço da doença em países vizinhos, especialmente a Bolívia, que já declarou emergência nacional e registra mais de 100 casos confirmados. A preocupação se intensificou diante da proximidade geográfica e da circulação transfronteiriça.
Em entrevista à imprensa, Gladson Cameli fez um apelo direto à população acreana sobre a gravidade da situação. “É uma preocupação que nós temos no governo. Nós declaramos já estado de emergência para justamente chamar a atenção, pedir para a população que se vacine, vacine-se. Está tendo sim essa crise. Na Bolívia está tendo muitos casos. Nós sabemos que a Bolívia faz fronteira com o Acre e nós temos que pedir também a cooperação da população: que procure os postos de saúde, que vá lá fazer a prevenção, tomar vacina, para que a gente não tenha aí números piores. Mas é uma grande preocupação nossa, sim”, afirmou o governador.
Questionado sobre as providências já adotadas, o chefe do Executivo estadual confirmou o apoio do governo federal e o reforço na campanha de vacinação. “Com toda certeza. Inclusive, o próprio Ministério da Saúde já colocou uma equipe aqui disponível para atender. E estamos nessa campanha, que a população procure os postos de saúde para se vacinar, para que depois não aconteçam aí situações mais graves”, ressaltou.
Com o decreto, a Sesacre está autorizada a adotar medidas urgentes e prioritárias, incluindo a mobilização de recursos e equipes técnicas.
VEJA VÍDEO:
Você precisa fazer login para comentar.