Flash
Categorias sindicais defendem negociações sem direcionamento político-partidário
Escolas das cidades de Xapuri, Acrelândia, Plácido de Castro e Tarauacá e cerca de 70% das escolas de Bujari e Porto Acre, no interior do estado, estão sem aulas
União dos sindicatos
Para a diretora sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), Alesta Amâncio, o trabalhador não pode sofrer por conta de falhas na gestão.
“O momento agora é de união dos trabalhadores, não importa qual seja a categoria, todos estão sendo prejudicados com essa reforma. Sabemos que é necessário uma reforma, mas o trabalhador não pode pagar pelo erro que não cometeu”, falou.
O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Gehlen Diniz (PP), afirmou que estão recebendo todos os sindicatos e que, inclusive, tem uma reunião marcada com o sindicato da educação para a tarde desta terça-feira (12). Ele voltou a falar sobre a necessidade da reforma para garantir os pagamentos dos salários dos servidores ativos e inativos.
“Esse movimento dos professores é válido, o sindicato tem que se manifestar realmente, mas é necessário que os sindicatos informem seus sindicalizados e não desinformem. A necessidade dessa reforma é justamente para garantir aos servidores da ativa e da inativa o pagamento dos salários, bem como das pensões e aposentadorias. Isso não é terrorismo”, afirmou Diniz.

Mesmo com votação da reforma da Previdência estadual, Educação para no Acre — Foto: Yuri de Souza/Arquivo pessoal
Remarcada
A votação da proposta de Reforma da Previdência estadual, enviada pelo governo do Acre para a Assembleia Legislativa, foi remarcada para o próximo dia 26 de novembro. A informação foi confirmada pelo presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior.
Desde que o projeto chegou na Aleac, na última terça-feira (5), em regime de urgência para ser votado pelos deputados, os sindicatos fizeram manifestações e chegaram a ocupar a Assembleia para impedir que a proposta fosse votada.
Segundo o documento, a proposta traz alterações no regime de previdência do estado e no Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência).

Categoria é contra a reforma da Previdência em Rio Branco — Foto: Yuri de Souza/Arquivo pessoal
Comentários
Flash
Audiência que vai debater Meio Ambiente produção pode apontar saídas para destravar embargos
Confirmada para amanhã, sexta feira, dia 25, na ALEAC, a audiência pública que vai debater Legislação Ambiental e seus impactos sobre a produção e o desenvolvimento da Amazônia, pode ser o início da desburocratização dos entraves ambientais na região.
Em coletiva no gabinete da presidência na manhã desta quinta-feira,24, o presidente da ALEAC, Nicolau Júnior, o vice Pedro Longo e o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Veronez, foram unânimes em afirmar que a presença do ex ministro Aldo Rebelo, pode apontar saídas para destravar os embargos que produtores de várias regiões do Acre enfrentam.
Assuero pontuou que a legislação ambiental é rígida, mas pode ser debatida de forma que se possa aponta e colocar em prática saídas.
“O Aldo vem para ajudar a gente a fazer esse debate e procurar saídas. Ele conhece bem a Amazônia. De um lado se diz que a Amazônia é rica, mas tem a população mais pobre do país. Precisamos enfrentar esse debate”, conclamou.
Autor do requerimento da audiência pública, o vice presidente da ALEAC , Pedro Longo ressaltou a relevância do debate com a presença do ex- ministro e ex- deputado, que foi relator do novo Código Florestal.
Longo lembrou na conversa com os jornalistas, que no Acre há muitas áreas embargadas, e citou Feijó como uma das cidades onde os produtores foram bastante afetados pela medida.
“Esse trabalho em conjunto, da ALEAC, da Federação da Agricultura e demais órgãos, foi proposto para encontrarmos soluções. Vamos ouvir todas as pessoas que vierem participar e juntos buscarmos o melhor caminho”, disse Longo.
Nicolau Júnior ratificou o compromisso do Legislativo estadual com a causa ambiental apontando a própria audiência pública como uma das iniciativas que o parlamento tem feito para fortalecer o setor produtivo sem desrespeitar a legislação ambiental.
“É uma iniciativa da Casa porque a questão ambiental será pauta do planeta na COP 30. A Aleac está atenta a agenda ambiental e vai participar de todas as pautas inerentes ao tema. Convido a todos os interessados para participarem da audiência amanhã para fortalecer o juntos encontrarmos o melhor a melhor saída para essa questão”, disse Nicolau.
A audiência pública acontece nesta sexta feira, a partir das 9H, no plenário da ALEAC.
Comentários
Flash
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco Joabe Lira participa da entrega da obra de revitalização da URAP na Baixada da Sobral
Joabe Lira destaca avanço na saúde e elogia a revitalização da URAP Maria Barroso
“Isso mostra o quanto o prefeito tem levado a sério o cuidado com a população. Saúde é vida”. A frase é do presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), ao comemorar a entrega da obra de revitalização da Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP) Maria Barroso da Silva, localizada na Baixada da Sobral.
A solenidade de reinauguração ocorreu no fim da tarde de quarta-feira, 23, com a presença de vereadores, autoridades do Executivo, profissionais da saúde e moradores da região, que celebraram a reabertura da unidade como um avanço importante no atendimento básico à comunidade.
Durante o evento, o chefe do Legislativo destacou os investimentos realizados pela gestão do prefeito Tião Bocalom na área da saúde pública e ressaltou a importância da entrega de mais uma unidade totalmente reestruturada à população. “Essa já é a quadragésima unidade de saúde entregue. Geralmente, no segundo mandato, os políticos reduzem o ritmo, já que trabalharam muito no primeiro. Mas o povo confiou de novo, e o prefeito mostrou que não está parado. Ao invés de desacelerar, ele pisou no acelerador”, afirmou.
Joabe também citou outras obras em andamento, como o novo Mercado Elias Mansour, cuja concretagem da laje está prevista para iniciar nesta quarta-feira, 24, além da revitalização da Estrada Dias Martins. “Aquela avenida vai ficar mais bonita do que a Chico Mendes. Vai ser a mais bonita do Acre. É coisa de outro mundo”, comentou.
Em tom de reconhecimento, o presidente da Câmara relembrou a trajetória de Tião Bocalom como prefeito por três mandatos em Acrelândia, interior do estado, e reforçou a convicção de que novos desafios estão por vir.
“O senhor foi prefeito três vezes no interior e até hoje é lembrado como o melhor que já passou por lá. Veio para Rio Branco e já é considerado o melhor prefeito da história da nossa cidade. A Bíblia diz que quem é fiel no pouco, Deus honra no muito. E eu acredito que Deus ainda vai colocar o senhor em lugares mais altos.”
URAP Maria Barroso da Silva
Essa unidades de saúde é uma das mais importantes de Rio Branco. Após uma reforma completa com investimento de R$ 1,7 milhão, tornou-se a maior URAP da capital em estrutura física e capacidade de atendimento.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e concentra equipes de Saúde da Família que atuam em diversos bairros da região. Com a reforma, a URAP oferece um ambiente moderno, seguro e adequado tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários.
Entre os serviços disponíveis, estão: clínica médica, pediatria, ginecologia, enfermagem, odontologia, vacinação, farmácia e sala para injetáveis. A unidade também é referência em ações educativas, como campanhas de prevenção à obesidade infantil e acompanhamento de pacientes com hipertensão e diabetes.
Agradeço pela atenção!
Marcela Jansen | Assessoria de Comunicação
Comentários
Flash
Expoacre 2025: Sebrae prepara atrações para as nove noites de feira em Rio Branco
Inovação e empreendedorismo movimentam o Espaço Sebrae
De 26 de julho a 3 de agosto, o Governo do Acre e o Sebrae realizam a 50ª Expoacre, maior feira de negócios do estado. A feira, que acontece em Rio Branco, reúne empreendedores, empresários e produtores rurais de todo o estado, criando uma grande rede de negócios e conexões. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.
Com foco em fomentar e promover os pequenos negócios, o Sebrae prepara um espaço repleto de atividades e ações que unem inovação e tradição, reforçando seu slogan para esta edição: “Tradição que nos inspira, inovação que nos impulsiona”.
De acordo com o diretor-superintendente, Marcos Lameira, chegar à 50ª edição da Expoacre é celebrar o empreendedorismo acreano. “Para o Sebrae, participar da realização desse evento é reafirmar nosso compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios, a valorização da cultura local e a geração de novas oportunidades para quem faz a economia do estado acontecer”, disse.
Produtos regionais abrilhantarão a Loja Colaborativa, espaço dedicado aos empreendedores atendidos pelo Sebrae, com produtos como doces, peixes, mel, castanhas, biscoitos de goma e a famosa Farinha de Cruzeiro do Sul (IG). Além disso, o café produzido nas regionais do Baixo e Alto Acre e Purus estará disponível para degustação na cafeteria Robusta Acreano.
O Espaço Sebrae contará com atividades de interação e imersão, como jogos digitais; óculos de realidade virtual; a Inteligência Artificial LIS; tiro ao alvo, roleta premiada e o Passaporte do Empreendedor com direito a brindes; o Empreende Room, onde será necessário resolver enigmas para escapar da sala temática; e o famoso Robô LED, atração que alegra todos os públicos.
Junto a instituições parceiras, o Sebrae dará destaque à indústria da panificação, que receberá empresas do segmento com apresentação e degustação de seus produtos; ao artesanato acreano, com exposição de peças e artigos decorativos; ao empreendedorismo feminino, com a participação de cerca de 50 mulheres empreendedoras; e à piscicultura, com tanques para exposição de peixes de produção regional.
A Economia Criativa se fará presente em todas as noites, com cerca de 18 apresentações artísticas no Palco Cultural Sebrae, arte urbana do Grafitte e uma pista de skate. O palco também receberá transformações de visagismo nos dias 26, 29 e 31 de julho, e desfiles de moda nos dias 2 e 3 de agosto.
Nesta edição, o Sebrae investe em um estande neutro em carbono, reforçando o comprometimento da instituição com o Meio Ambiente.
O horário de funcionamento do espaço é das 18h às 22h. Para mais informações sobre a programação e ações do Sebrae na Expoacre, acesse o perfil oficial no Instagram @SebraenoAcre.
Você precisa fazer login para comentar.