Conecte-se conosco

Cotidiano

Gladson Cameli anuncia candidatura ao Senado em 2026 e desafia opositores: “Vão ter que me engolir”

Publicado

em

Governador do Acre confirmou pretensão de concorrer a uma vaga no Senado Federal e rebateu processo que enfrenta no STJ por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro

O governador tem até o início de abril para ficar no cargo, caso dispute o Senado ou não seja afastado até a data, em virtude do processo. O restante do mandato será tocado pela vice Mailza Assis, também do Progressistas. Foto: assessoria  

Em entrevista a um programa online em Cruzeiro do Sul na última quinta-feira (2), antes de seguir para Assis Brasil, o governador do Acre Gladson Cameli (Progressistas) confirmou sua candidatura ao Senado Federal em 2026 e enviou uma mensagem contundente a adversários políticos:

“Vão ter que me engolir ano que vem”.

Ao ser questionado sobre o processo no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em que responde por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro, Cameli minimizou as acusações:

“Ainda não fui condenado. Se o STJ me condenar, esquecem que eu tenho aí não sei quantos milhões de recursos que eu posso entrar no STF”. Ele ainda criticou o que chamou de “meia dúzia, paga não sei por quem, ficar inventando mentira” sobre um possível afastamento.

E continua: “Ainda não fui condenado. Se o STJ me condenar, eu posso entrar no STF”.

A fala, proferida durante entrevista em Cruzeiro do Sul, reforça sua disposição de concorrer ao Senado Federal em 2026 e coloca a decisão sob a legitimidade do voto popular: “a população vai ter o direito de escolher se quer ou não quer”.

A estratégia de Cameli consiste em:
  • Enquadrar as críticas como campanhas de mentiras patrocinadas

  • Transferir para o eleitorado a responsabilidade pela decisão política

  • Reafirmar confiança no sistema de Justiça, ainda que admitindo recorrer ao STF se condenado no STJ

O discurso acirra o tom da disputa política no estado e sinaliza que o governador não abrirá mão da candidatura independentemente das pressões judiciais ou oposicionistas.

De acordo com a legislação eleitoral, Cameli poderá permanecer no cargo até o início de abril de 2026. Caso confirme a candidatura ou não seja afastado judicialmente até lá, a vice-governadora Mailza Assis (Progressistas) assumirá o restante do mandato. A declaração do governador acirra o clima político no estado a menos de dois anos das eleições.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Rio Acre marca 9,12 metros em Rio Branco e segue estável, informa Defesa Civil

Publicado

em

Nível do manancial permanece mais de quatro metros abaixo da cota de transbordo

O nível do Rio Acre em Rio Branco registrou 9,12 metros às 5h18 deste sábado (21), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o órgão, o manancial apresentou estabilidade nas últimas horas.

Ainda segundo o boletim, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com índice acumulado de 0,00 milímetros, fator que contribui para a manutenção do nível do rio sem elevação significativa.

Na capital acreana, a cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros. Com a medição atual, o Rio Acre permanece a mais de quatro metros abaixo do nível considerado crítico para transbordamento.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonatos Estaduais Sub-11 e 15 com 13 equipes confirmadas

Publicado

em

Foto João Valente: Temporada de 2026 vai começar com torneios na base

O departamento de competições da Federação Acreana de Futsal (Fafs), atualizou nesta sexta, 20, o número de equipes confirmadas nos Estaduais Sub-11 e 15, primeiros torneios da temporada de 2026.

“Temos cinco times no 11 e oito no 15. O objetivo da federação é realizar cada competição com 12 participantes”, comentou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.

As inscrições serão encerradas no dia 28 deste mês e os detalhes dos dois torneios vão ser definidos nos congressos técnicos.

Sub-11

AME

Café com Leite

Preventório

Villa

Fluminense da Bahia

Sub-15

AME

Café com Leite

Preventório

Villa

Fluminense da Bahia

PSC

Epitaciolândia

CEC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Câmara dos Deputados reajusta verba de gabinete e cota parlamentar

Publicado

em

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Plenário da Câmara dos Deputados

A direção da Câmara dos Deputadosreajustou nesta sexta-feira (20/2) os valores das verbas destinadas aos parlamentares para financiar despesas do mandato (cota parlamentar) e do escritório de trabalho (verba de gabinete).

Os atos, assinados pelos sete membros da Mesa Diretora da Casa, incluindo o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), atualizam os valores com base na inflação.

No caso da cota parlamentar, o reajuste será calculado com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2025.

A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) é destinada ao financiamento de despesas para a atuação do deputado, como passagens aéreas, combustível e atividades de divulgação do mandato.

  • O valor da CEAP destinado a cada deputado leva em conta a distância da capital do estado representado pelo parlamentar a Brasília. Parlamentares de Roraima recebem a maior quantia mensal, que, na tabela válida até esta sexta, era de R$ 51,4 mil.

Já a verba de gabinete sofrerá um reajuste pela inflação acumulada entre fevereiro de 2025, última correção feita no valor, até dezembro do ano passado. Esses recursos são utilizados para a contratação de pessoal nos escritórios dos deputados.

Até esta sexta, o valor destinado a cada parlamentar para contratar funcionários era de R$ 133.170,54 por mês. A correção do montante foi oficializada depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar uma lei que reajusta os salários de servidores da Câmara. Com o aumento do gasto com pessoal, a medida já era esperada na Casa.

Ao justificar a medida, a direção da Câmara afirmou que o reajuste recompõe o “desgaste inflacionário verificado até esse marco temporal”.

A Casa também argumentou que, em relação à cota parlamentar, as regras internas estabelecem que a diretoria-geral pode sugerir anualmente uma correção do montante com base no IPCA.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo