fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Focos de queimadas no Acre reduzem 65% no primeiro semestre deste ano, aponta Cigma

Publicado

em

O número de focos de queimadas no Acre reduziu 65% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

Focos de queimadas reduziram no Acre no primeiro semestre do ano. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

Dados analisados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), órgão da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), baseados em levantamento do Programa Queimadas (BDQueimadas) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que o trabalho integrado entre órgãos de Comando e Controle tem dado resultados positivos.

A avaliação mostra que o estado apresentou 48 focos de queimadas de janeiro a junho de 2023, contra 137 no mesmo período de 2022, uma redução de 65%. O estudo aponta, ainda, baixa no mês de junho. Este ano foram 31 focos, sendo que em 2022 haviam sido 71, uma diminuição de 56%.

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, explicou que os resultados positivos são uma resposta à atuação conjunta entre vários órgãos e que o governador Gladson Cameli pediu que fosse organizada uma força-tarefa para coibir os ilícitos ambientais, principalmente neste período de seca.

“Não vamos descansar porque tivemos uma redução, vamos atuar com mais eficiência para coibir esses ilícitos ambientais. Temos atuado por meio da Coordenação de Educação Ambiental da Semapi e do Instituto do Meio Ambiente do Acre [Imac], com ações nos municípios e também na capital. Essa é uma atuação conjunta entre órgãos governamentais, e a população, nessa parte da conscientização de que as queimadas degradam o meio ambiente, trazem problemas à saúde e também à nossa fauna”, alertou.

A titular da pasta da Semapi acrescentou que várias ações já vêm sendo colocadas em prática visando se antecipar ao período de seca:

“Sabemos que a situação a partir de julho precisa de uma atenção maior. Temos o Comitê de Ações Integradas de Meio Ambiente, criamos a Sala de Situação para mapear e acompanhar os trabalhos. Estamos com técnicos em campo para acompanhar as ações e detectar pontos mais críticos. Temos o Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas [PPCDQ-Acre], tem a parte da fiscalização por meio do Imac, então, é uma atuação conjunta”.

Comando e Controle

Os instrumentos de Comando e Controle regulam, controlam e fiscalizam e são aliados no combate às queimadas. A Semapi, junto ao Imac, Secretaria de Segurança Pública (Sejusp), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Bombeiros, Secretaria de Planejamento, Casa Civil e outros, coordenam as ações executadas.

Essa atuação também é coordenada junto a órgãos federais, como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Comentários

Continue lendo

Flash

Artesãos do Acre podem se inscrever para participar do Salão Nacional do Turismo

Publicado

em

Parceria entre Sebrae e SETE busca fomentar o artesanato acreano a nível nacional

Com o objetivo de fomentar o artesanato acreano em vitrine nacional, o Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), divulga a abertura de um edital de seleção para interessados em participar do Salão Nacional do Turismo, que acontece de 21 a 23 de agosto, em São Paulo.

O Sebrae Nacional firmou uma parceria para disponibilizar espaço aos artesãos do Brasil, destinado aos estados interessados, com vagas para dois representantes de cada estado. O Sebrae no Acre aderiu a essa iniciativa e, em parceria com a Sete, está realizando a seleção dos artesãos acreanos por meio dos editais que habitualmente utiliza para feiras nacionais.

A seleção acontece de 09 a 22 de julho, sendo disponibilizadas duas vagas para Artesãos Individuais e/ou Mestres Artesãos inscritos no Sistema de Cadastramento de Artesanato Brasileiro – SICAB e com produções artesanais que estejam de acordo com os critérios apresentados no regulamento, publicado no dia 09 de julho, no Diário Oficial do Estado (DOE). Poderão ser selecionados, segundo a Base Conceitual do Programa do Artesanato Brasileiro, artesãos das classificações: arte popular, artesanato contemporâneo-conceitual e artesanato indígena.

O evento será realizado simultaneamente ao Feirão do Turismo e tem como objetivo reunir todo o trade turístico do Brasil, com a proposta de estimular o turismo interno, impulsionar a economia e fortalecer o setor de viagens no Brasil.

Segundo o gestor de artesanato do Sebrae, Aldemar Maciel, essa é uma oportunidade de apresentar a produção artesanal acreana como produto associado ao turismo. “O evento atrai um público expressivo formado por empresas do trade turístico, operadoras, compradores e formadores de opinião de todo o Brasil, criando oportunidades para que conheçam o artesanato acreano e a nossa cultura material”, explica.

No Acre, o Sebrae oferecerá apoio logístico aos artesãos selecionados, com passagens aéreas partindo de Rio Branco com destino a São Paulo, além de ajuda de custo referente a 4,5 diárias, para cobertura de despesas com hospedagem, alimentação e translado dos artesãos. Além disso, a instituição disponibilizará um estande coletivo estruturado para exposição dos produtos e acompanhamento técnico e institucional durante e após o evento.

O apoio da Sete, com o lançamento do edital público, também assegura a transparência no processo, o acesso democrático às vagas e a escolha de produtos alinhados ao conceito do evento. As inscrições podem ser realizadas presencialmente ou por e-mail, pelo endereço: casaartesanatogov@gmail.com. Para mais informações e detalhes sobre a participação, acesse o edital completo.

Comentários

Continue lendo

Flash

Entregador morre após ser atingido por carro em alta velocidade; motorista embriagado é preso em Rio Branco

Publicado

em

O motociclista Jocimar Silva Bedone, de 43 anos, morreu na noite deste sábado (12), após sofrer um grave acidente de trânsito na Alameda Sabiá, no Distrito Industrial de Rio Branco. A vítima era entregador e trafegava no sentido bairro-centro, quando teve a motocicleta atingida violentamente na traseira por um veículo modelo Jeep, conduzido por Amarílio dos Santos Campos Neto, de 33 anos, que estaria em alta velocidade e sob efeito de álcool.

Com o impacto, Jocimar foi arremessado de um barranco, colidindo com força contra a parede de uma olaria. A moto atingiu a lateral do prédio, enquanto o corpo do entregador perfurou a parede com a cabeça e o tórax, ficando desacordado no local.

Populares que presenciaram a cena acionaram imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou inicialmente uma ambulância de suporte básico, seguida por uma equipe avançada. A vítima foi entubada ainda no local e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado gravíssimo. Apesar dos esforços da equipe médica, Jocimar não resistiu aos ferimentos e morreu no Centro Cirúrgico.

O motorista Amarílio sofreu apenas escoriações e também foi levado à unidade hospitalar. No entanto, ao recusar o teste do bafômetro e sair alegando que buscaria atendimento particular, acabou sendo interceptado por policiais militares. Novamente questionado sobre o teste de alcoolemia, recusou-se e recebeu voz de prisão, sendo conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla).

Ele deve responder por homicídio culposo na direção de veículo automotor e por conduzir sob influência de álcool. O suspeito deverá passar por audiência de custódia nas próximas horas.

A área do acidente foi isolada pelo Policiamento de Trânsito, que realizou os procedimentos de praxe e removeu os veículos envolvidos com apoio de um guincho. O caso gerou comoção nas redes sociais e reacende o alerta sobre os perigos da direção imprudente e sob efeito de álcool.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Homem é atingido por disparo acidental de rifle durante trajeto para caçada na zona rural de Bujari

Publicado

em

Itamar da Silva, de 32 anos, ficou gravemente ferido na manhã deste sábado (13) após ser atingido por um disparo acidental de arma de fogo enquanto se deslocava para uma caçada no Ramal Abibicure, com acesso pelo km 40 da BR-364, na zona rural do município de Bujari, interior do Acre.

De acordo com relato da própria vítima, ele havia saído de casa conduzindo uma motocicleta e levava ao lado um rifle, quando perdeu o equilíbrio e quase caiu. Neste momento, a arma caiu no chão e disparou acidentalmente, atingindo-o na região do abdômen, de baixo para cima.

Mesmo ferido, Itamar conseguiu retornar à sua residência, onde familiares prestaram os primeiros socorros. Ele foi colocado em um carro e levado em direção à capital. Durante o trajeto, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) interceptou o veículo na BR-364 e iniciou o atendimento de urgência.

Devido à gravidade do ferimento, foi solicitado reforço de uma ambulância de suporte avançado, que encontrou a equipe nas imediações do Aeroporto Internacional de Rio Branco. Após estabilização, Itamar foi encaminhado em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

Já na unidade hospitalar, ele foi levado às pressas para o centro cirúrgico, onde se submeteu a uma laparotomia exploratória, diante da suspeita de hemorragia interna provocada pelo projétil.

A ocorrência será investigada pelas autoridades competentes e acende o alerta para os riscos no manuseio e transporte de armas de fogo, especialmente em áreas rurais.

Comentários

Continue lendo