Cotidiano
Endividamento e inadimplência do consumidor indicam um aumento no número de famílias endividadas no Acre

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi divulgada recentemente pela equipe econômica da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Os dados são coletados mensalmente em todas as capitais, com aproximadamente 18.000 consumidores, onde são apurados indicadores de endividamento e inadimplência, que possibilitam traçar um perfil do endividamento, acompanhar o nível de comprometimento do consumidor com dívidas e a percepção em relação à sua capacidade de pagamento.
De acordo com as informações da CNC, o mês de maio de 2025 indicou, em todo o país, um aumento no número de famílias endividadas de 0,77%, atingindo 78,2% delas, mais de 13,112 milhões em todas as capitais.
Das famílias endividadas, 29,5% estão com dívidas em atraso, o que corresponde a 5.025.430 famílias, o maior índice desde maio do ano passado. Dessas famílias, 12,5% afirmam não ter condições de pagar suas dívidas nos próximos meses, o equivalente a 2.176.280 delas.
Do total de famílias, as mais endividadas são as com renda familiar de até 10 salários mínimos, sendo as que mais estão comprometidas as que obtêm renda entre três e quatro salários mínimos.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC) analisa mensalmente os dados acreanos, indicando que, em maio do corrente ano, 82,3% das famílias acreanas afirmam estarem endividadas. Uma pequena redução de 0,23%, se comparado ao mês de abril do ano corrente, atingindo 96.868 delas em todo o estado.
Já as famílias com dívidas em atraso apresentaram uma elevação de 1,6%, atingindo 37,2% das famílias, ou mais de 43.800 delas. Por outro lado, enquanto em todo o país o número de famílias que afirmam não ter condições de pagar suas dívidas entre 30 e 90 dias foi o menor desde maio do ano anterior, indicando uma redução nessa condição de inadimplência para 8,65% delas.
De acordo com o assessor da presidência da Fecomércio Acre, Egídio Garó, “é reflexo de que as famílias, especificamente as com renda inferior a 5 salários mínimos, estão mais atentas à contratação de novas dívidas, planejam sua economia doméstica e estão mantendo suas contas mais equilibradas. O instrumento que mais endivida as famílias continua sendo o cartão de crédito, seguido por crédito consignado, crédito pessoal, financiamento de veículos e de habitação”, concluiu Garó.
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Você precisa fazer login para comentar.