Acre
Defensoria reduzirá atendimento em protesto por melhores salários
Gina Menezes, da Agência ContilNet
Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã desta segunda-feira (3), o presidente da Associação de Defensores do Acre, Celso Rodrigues, anunciou que a instituição reduzirá o atendimento ao público como estratégia do movimento na luta pela valorização da Defensoria Pública.
A categoria reivindica melhores salários, cumprimento da Emenda à Constituição Estadual que concede autonomia à Defensoria Pública do Acre e promoção à carreira do defensor.
“O nosso salário é o pior da região Norte e o 2° pior do Brasil. Em Rondônia, os defensores ganham R$ 18 mil por mês”, diz.
Celso Rodrigues afirma que a decisão de reduzir o atendimento como forma de protesto contras as más condições de trabalho e os baixos salários, foi unânime.
A decisão foi tomada durante uma assembleia geral da categoria, ocorrida no último dia 29, quando se decidiu realizar, entre os dias 10 e 15 de junho, o chamado movimento pela valorização da Defensoria Pública.
“Todos os defensores públicos ficarão nos órgãos de execução em que se encontram lotados, sendo certo que atenderão somente os serviços tidos como essenciais e inadiáveis”, ressalta.
O presidente da entidade diz que as negociações entre a categoria e governo do Estado se arrastam há muito tempo, sem o resultado esperado, sendo fato público e notório que a instituição apresenta enormes deficiências, tendo como maior prejudicada a população carente.
“Os usuários da Defensoria são os maiores prejudicados. Quanto a nós, defensores, não restou outra alternativa senão a deflagração do movimento”, acrescenta
Rodrigues afirma que até hoje a Defensoria não possui sequer um quadro próprio de servidores, sendo que todos os que lá trabalham são cedidos por outras secretárias.
Ele também frisou o fato da única defensora pública da comarca de Feijó ter pedido exoneração, por contado baixo salário.
“Ela prefere ficar desempregada, estudando para um novo concurso, do que prestar serviços à Defensoria Pública do Acre que, para ela, carece de estrutura e salários dignos para os profissionais da área do Direito. A Defensoria Pública do Acre poderá perder mais dois defensores nos próximos dias, sendo a questão os baixos salários.”, diz.
Comentários
Acre
Sema divulga resultado preliminar de testes físicos e práticos de brigadistas

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema) publicou nesta segunda-feira, 10, o resultado preliminar do Teste de Aptidão Física (TAF) e do Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) do processo seletivo simplificado para a contratação de brigadistas comunitários que atuarão em unidades de conservação estaduais.
A avaliação, realizada no último dia 7 de maio, é uma das etapas da seleção que visa reforçar as ações de prevenção e combate a queimadas e desmatamento em áreas protegidas do estado. A relação dos candidatos classificados para a próxima fase está disponível no site oficial da Sema: https://sema.ac.gov.br.
O resultado, conforme destaca a comissão responsável, é preliminar. Os candidatos que se sentirem prejudicados têm até o dia 13 de maio para interpor recurso. As contestações podem ser feitas presencialmente na sede da SEMA, em Rio Branco, ou pelo site oficial da secretaria.
Comentários
Acre
Detran notifica motoristas por infrações graves com suspensão da CNH

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou nesta segunda-feira, 12, dois editais notificando dezenas de condutores sobre a aplicação de penalidades por infrações de trânsito consideradas gravíssimas. As sanções incluem multa e suspensão do direito de dirigir por períodos que variam de 2 a 12 meses.
Os editais de notificação por penalidade e por autuação de infração suspensiva, números 006/2025 e 007/2025, abrangem motoristas de vários municípios acreanos. As notificações têm como base legal os artigos 256 e 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A autarquia destaca que os condutores têm até o dia 11 de junho de 2025 para apresentar recurso contra a penalidade ou entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na sede do Detran, localizada na Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera, ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do interior.
Quem deixar de cumprir o prazo terá a CNH bloqueada automaticamente a partir do dia 26 de junho de 2025, conforme previsto em lei. Além disso, os motoristas notificados por autuação poderão apresentar defesa prévia ou indicar o condutor infrator, se for o caso, também até o dia 11 de junho. O não comparecimento implicará no julgamento à revelia e aplicação automática das penalidades cabíveis
O órgão ressalta ainda que o pagamento da multa não anula a penalidade de suspensão, uma vez que ambas são aplicadas de forma autônoma e cumulativa.
Comentários
Acre
Obras do novo viaduto causam lentidão e interdição parcial na Avenida Ceará, em Rio Branco
Intervenção entre a Polo Car e a Rua José de Melo afunila trânsito e exige rotas alternativas; governo prevê obras por etapas, com duração de até 30 dias cada

Foto: David Medeiros/ac24horas
O trecho da Avenida Ceará, entre a concessionária Polo Car e o semáforo da Rua José de Melo, em Rio Branco, foi parcialmente interditado a partir desta segunda-feira (12) devido às obras do futuro complexo viário no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas. A intervenção compromete o tráfego desde as primeiras horas da manhã, especialmente no sentido bairro-centro.
Mesmo com a liberação de uma faixa em cada sentido, os motoristas enfrentam filas e lentidão, situação que se agrava nos horários de pico — das 11h às 12h e das 17h às 19h. O estreitamento da via causa afunilamento em diversos pontos, tornando a travessia mais lenta e dificultando a mobilidade urbana.
A orientação do Departamento Estadual de Trânsito é para que condutores evitem o trecho afetado e utilizem rotas alternativas. Entre as opções estão o acesso ao Segundo Distrito pela Quarta Ponte ou desvios pelo bairro Bosque.
As obras fazem parte da construção da alça 4 do viaduto, onde estão sendo realizadas perfurações de estacas para o rebaixamento da via. Conforme o cronograma divulgado pelo governo estadual, cada uma das quatro alças passará por intervenções com duração estimada entre 20 e 30 dias.
Você precisa fazer login para comentar.