Cotidiano
‘Coração destruído’, diz professora que perdeu a mãe e o pai para Covid-19 em menos de uma semana no AC; irmão segue internado
A professora Elisangela Anástacio perdeu a mãe no último dia 6 e o pai na madrugada desta quinta-feira (11); O irmão segue internado em tratamento contra a doença sem saber das mortes. Mãe morreu à espera de uma vaga na UTI.

Maria das Graças Prado de Souza morreu no último dia 6 com Covid-19 e Edmilton Prado nesta quinta-feira (11) — Foto: Arquivo da família
Por Aline Nascimento
A professora Elisangela Anastácio, de 47 anos, tenta juntar forças para superar as mortes da mãe Maria das Graças Prado de Souza, de 71 anos, no último dia 6, e do pai Edmilton Daniel de Souza, de 81 anos, na madrugada desta quinta-feira (11) para a Covid-19. O irmão dela também está internado com a doença no hospital de campanha de Rio Branco.
Além deles, a filha de Elisangela, Raniella de Souza Anastácio, de 28 anos, também se infectou com o novo coronavírus, ficou internada, mas já recebeu alta médica.
O pai da professora, Edmilton Daniel de Souza, de 81 anos, estava em estado gravíssimo na UTI do Into-AC. Ele não chegou a saber da morte da esposa. Em um dos leitos da enfermaria na mesma unidade de saúde, Elyton Prado de Souza, de 41 anos, luta contra a Covid-19 também sem saber da morte dos pais.
Diante do sofrimento e espera, Elisangela passou a tomar remédios para dormir, tem crises de ansiedade e não sabe como será a vida sem a mãe. Ela, o filho e o marido não se infectaram com a doença.
“Nossa mãe era o alicerce da família, era aquela que sempre foi protetora, que nunca passava dois dias sem ligar para o filho. Os filhos almoçavam na casa dela, tomavam café com ela. No bairro Aeroporto Velho, onde morava, era muito querida, houve muitas homenagens para ela. Era uma pessoa muito boa. Se você perguntar quem era dona Maria e seu Edmilton no bairro, todo mundo diz quem eram, moravam há 50 anos lá. Os vizinhos comerciantes estenderam um pano preto em luto”, lamentou.
Além de conviver com o luto, Elisangela sofre a cada boletim médico divulgado. Com o coração acelerado e dolorido, a professora conta que ouvia as informações e se agarrava à esperança de que logo todos pudessem sair do hospital.
“É duro você ver sua família nessa situação. É muito difícil, fica um trauma em nossa cabeça, hoje tenho muito medo da Covid. Fui no médico agora para passar remédio, tomo remédio para dormir, tenho crise de ansiedade. Quando vai chegando às 18 horas, que é quando sai o boletim, o coração fica acelerado”, destacou.

Elyton Prado também está internado no Into-AC sem saber da morte da mãe e da internação na UTI do pai — Foto: Arquivo da família
Idosa morreu à espera de UTI
A mãe de Elisangela foi a primeira a testar positivo para a doença. Mesmo antes de saber do resultado, a filha da professora foi até a casa da avó fazer comida e ajudar. Ela acredita que foi nesse dia que a jovem se infectou.
Maria das Graças morava na mesma casa com o marido Edmilton Prado e com o filho Elyton Prado. Vinte e quatro dias após receber o resultado positivo, Maria das Graças passou a ter febre novamente e a família descobriu, em exames feitos no pronto-socorro, que ela estava com metade do pulmão comprometido.
“Minha mãe não tinha nenhuma comorbidade e o caso dela foi bem atípico porque quando ela morreu estava com 24 dias de Covid. Ela pegou Covid e desenvolveu uma pneumonia que afetou 15% do pulmão. Levei ela em um médico particular, tomou a medicação, tratou e com sete dias fizemos uma nova tomografia para saber se tinha acabado a pneumonia, que tinha zerado e ficamos tranquilos”, relembrou.
Enquanto a mãe era internada, Elisangela cuidava também da filha de 28 anos que também dava entrada no hospital para tratar a Covid. Dias depois, o pai e a o irmão dela também se internaram. No dia último dia 6, Maria das Graças não resistiu e morreu após sete dias de internação à espera de um leito de UTI.
“Começou o tratamento, mas só que a cada dia, no lugar dela melhorar só piorava. Quando foi na terça-feira [2] ela piorou e precisava de uma UTI, mas não tinha. Comprei um remédio que a médica pediu, que era uma esperança, e custava mais de R$ 4 mil. É uma medicação que está em teste e disse que fazia qualquer coisa pela minha mãe. Com três dias, que era para fazer efeitos, ela morreu”, contou entre lágrimas.

Elisangela Anastácio (à esquerda), teve a mãe (no centro), a filha (à direita), o pai e o irmão infectados pela Covid-19 — Foto: Arquivo da família
Espera
Dois dias após a morte da avó, na segunda-feira (8), a filha da professora recebeu alta e está em casa com a família. Também sem comorbidade, a jovem teve 80% do pulmão comprometido e precisa fazer fisioterapia.
“Minha filha pegou alta depois de 12 dias internada. Não foi para UTI, mas teve comprometimento de 80 a 90% do pulmão, ficou muito mal. Está se recuperando em casa, está bem e vai para a fisioterapia”, falou.
Agora, segundo Elisangela, os dias são de espera e incertezas sem saber quando os demais familiares vão se recuperar.
“Meu pai adquiriu uma bactéria lá. O índice de infecção dele estava alta. Meu irmão não foi para a UTI, mas ficou mal e foi para o oxigênio. Já está melhor, tem uma perspectiva de alta, graças a Deus. O coração fica destruído. Estou preocupada com meu irmão porque ele não sabe, nem meu pai”, finalizou.
Comentários
Cotidiano
Furacão do Norte vence o Botafogo na 11ª Copinha Arasuper de Futsal
O Furacão do Norte goleou o Botafogo por 6 a 0 neste domingo, 25, no ginásio do Sesc, em duelo válido pela primeira fase da 11ª Copinha Arasuper de Futsal, no Sub-10.
Nas outras partidas da categoria os resultados foram: Escolinha Arena do Urubu 2×1 Furacão do Norte (B), Santinha 4×4 Santa Cruz e Rei Artur 4×1 Flamenguinho.
“Tivemos mais uma rodada bastante movimentada e com bons jogos. Temos muitos garotos promissores no futsal acreano”, declarou o coordenador da Copinha, Auzemir Martins
Resultados do Sub-12
Botafogo 4×0 Escolinha da Conquista
Furacão do Norte 3×0 Barcelona do Calafate
Santinha 3×0 Cruz Azul
Santa Cruz 5×0 Escola do Galvez
Sub-14
Botafogo 2×0 Santinha
Cruz Azul 2×0 Escola do Galvez
Furacão do Norte 7×1 Escolinha da Conquista
Meninos de Ouro 3×1 Amigos Solidários
Comentários
Cotidiano
Rio Branco terá retorno e possíveis opções contra o São Francisco
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta segunda, 26, no José de Melo, e o técnico Ulisses Torres vai começar a definir os titulares para a partida contra o São Francisco. O jogo pela 3ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi será disputado na quinta, 29, às 18 horas, na Arena da Floresta.
O meia Dheryke, expulso contra o Vasco, retorna e é um reforço importante.
Possíveis opções
Os volantes Tiago e Marlon Costa e o atacante Santini podem ser opções importantes no próximo confronto do Estadual. Os atletas aguardam as regularizações.
Será avaliado
O volante Israel será avaliado pelo departamento médico do Estrelão. O atleta sofreu uma lesão no ombro e não jogou contra o Galvez.
Comentários
Cotidiano
Polícia Militar apreende paredão de som por perturbação do sossego em Manoel Urbano
Ação do 8º BPM ocorreu após denúncias via 190 e teve como objetivo garantir a ordem e a tranquilidade pública
A Polícia Militar, por meio do 1º Pelotão do destacamento do 8º Batalhão da PM, realizou a apreensão de um paredão de som no município de Manoel Urbano após denúncias de perturbação da tranquilidade pública.
De acordo com a corporação, a ação foi desencadeada após solicitação feita pelo número de emergência 190. No local, os militares ainda orientaram os responsáveis a cessarem o som, que estaria em volume excessivo e causando incômodo à comunidade. No entanto, diante do descumprimento das orientações, foi necessária a apreensão do equipamento.
A medida foi adotada com base nas normas previstas na legislação de contravenções penais e no Código de Trânsito Brasileiro. Segundo a Polícia Militar, a ação teve como objetivo preservar a ordem pública e assegurar o sossego e o bem-estar da coletividade.




Você precisa fazer login para comentar.