Conecte-se conosco

Cotidiano

‘Coração destruído’, diz professora que perdeu a mãe e o pai para Covid-19 em menos de uma semana no AC; irmão segue internado

Publicado

em

Maria das Graças Prado de Souza morreu no último dia 6 com Covid-19 e Edmilton Prado nesta quinta-feira (11) — Foto: Arquivo da família

Por Aline Nascimento

A professora Elisangela Anastácio, de 47 anos, tenta juntar forças para superar as mortes da mãe Maria das Graças Prado de Souza, de 71 anos, no último dia 6, e do pai Edmilton Daniel de Souza, de 81 anos, na madrugada desta quinta-feira (11) para a Covid-19. O irmão dela também está internado com a doença no hospital de campanha de Rio Branco.

Além deles, a filha de Elisangela, Raniella de Souza Anastácio, de 28 anos, também se infectou com o novo coronavírus, ficou internada, mas já recebeu alta médica.

O pai da professora, Edmilton Daniel de Souza, de 81 anos, estava em estado gravíssimo na UTI do Into-AC. Ele não chegou a saber da morte da esposa. Em um dos leitos da enfermaria na mesma unidade de saúde, Elyton Prado de Souza, de 41 anos, luta contra a Covid-19 também sem saber da morte dos pais.

Diante do sofrimento e espera, Elisangela passou a tomar remédios para dormir, tem crises de ansiedade e não sabe como será a vida sem a mãe. Ela, o filho e o marido não se infectaram com a doença.

“Nossa mãe era o alicerce da família, era aquela que sempre foi protetora, que nunca passava dois dias sem ligar para o filho. Os filhos almoçavam na casa dela, tomavam café com ela. No bairro Aeroporto Velho, onde morava, era muito querida, houve muitas homenagens para ela. Era uma pessoa muito boa. Se você perguntar quem era dona Maria e seu Edmilton no bairro, todo mundo diz quem eram, moravam há 50 anos lá. Os vizinhos comerciantes estenderam um pano preto em luto”, lamentou.

Além de conviver com o luto, Elisangela sofre a cada boletim médico divulgado. Com o coração acelerado e dolorido, a professora conta que ouvia as informações e se agarrava à esperança de que logo todos pudessem sair do hospital.

“É duro você ver sua família nessa situação. É muito difícil, fica um trauma em nossa cabeça, hoje tenho muito medo da Covid. Fui no médico agora para passar remédio, tomo remédio para dormir, tenho crise de ansiedade. Quando vai chegando às 18 horas, que é quando sai o boletim, o coração fica acelerado”, destacou.

Elyton Prado também está internado no Into-AC sem saber da morte da mãe e da internação na UTI do pai — Foto: Arquivo da família

Idosa morreu à espera de UTI

A mãe de Elisangela foi a primeira a testar positivo para a doença. Mesmo antes de saber do resultado, a filha da professora foi até a casa da avó fazer comida e ajudar. Ela acredita que foi nesse dia que a jovem se infectou.

Maria das Graças morava na mesma casa com o marido Edmilton Prado e com o filho Elyton Prado. Vinte e quatro dias após receber o resultado positivo, Maria das Graças passou a ter febre novamente e a família descobriu, em exames feitos no pronto-socorro, que ela estava com metade do pulmão comprometido.

“Minha mãe não tinha nenhuma comorbidade e o caso dela foi bem atípico porque quando ela morreu estava com 24 dias de Covid. Ela pegou Covid e desenvolveu uma pneumonia que afetou 15% do pulmão. Levei ela em um médico particular, tomou a medicação, tratou e com sete dias fizemos uma nova tomografia para saber se tinha acabado a pneumonia, que tinha zerado e ficamos tranquilos”, relembrou.

Enquanto a mãe era internada, Elisangela cuidava também da filha de 28 anos que também dava entrada no hospital para tratar a Covid. Dias depois, o pai e a o irmão dela também se internaram. No dia último dia 6, Maria das Graças não resistiu e morreu após sete dias de internação à espera de um leito de UTI.

“Começou o tratamento, mas só que a cada dia, no lugar dela melhorar só piorava. Quando foi na terça-feira [2] ela piorou e precisava de uma UTI, mas não tinha. Comprei um remédio que a médica pediu, que era uma esperança, e custava mais de R$ 4 mil. É uma medicação que está em teste e disse que fazia qualquer coisa pela minha mãe. Com três dias, que era para fazer efeitos, ela morreu”, contou entre lágrimas.

Elisangela Anastácio (à esquerda), teve a mãe (no centro), a filha (à direita), o pai e o irmão infectados pela Covid-19 — Foto: Arquivo da família

Espera

Dois dias após a morte da avó, na segunda-feira (8), a filha da professora recebeu alta e está em casa com a família. Também sem comorbidade, a jovem teve 80% do pulmão comprometido e precisa fazer fisioterapia.

“Minha filha pegou alta depois de 12 dias internada. Não foi para UTI, mas teve comprometimento de 80 a 90% do pulmão, ficou muito mal. Está se recuperando em casa, está bem e vai para a fisioterapia”, falou.

Agora, segundo Elisangela, os dias são de espera e incertezas sem saber quando os demais familiares vão se recuperar.

“Meu pai adquiriu uma bactéria lá. O índice de infecção dele estava alta. Meu irmão não foi para a UTI, mas ficou mal e foi para o oxigênio. Já está melhor, tem uma perspectiva de alta, graças a Deus. O coração fica destruído. Estou preocupada com meu irmão porque ele não sabe, nem meu pai”, finalizou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Mecânico do Acre internado em Portugal após aneurisma aguarda cirurgia e família cobra apoio: ‘Sensação de negligência’

Publicado

em

Por

Jair Maciel, de 28 anos, viajou para Portugal em novembro, passou mal em dezembro e está internado desde então em um hospital da cidade do Porto. Mecânico precisa passar por cirurgia, não consegue retornar para o Brasil e familiares relatam falta de respostas. Itamaraty diz que presta apoio

A família do mecânico Jair Maciel de Sales Júnior, de 28 anos, tenta trazê-lo de volta ao Acre após ele ser diagnosticado com um aneurisma dissecante da aorta, condição grave em que há dilatação anormal de um vaso arterial e ruptura da parede da aorta, e precisa passar por cirurgia.

Ele passou mal em dezembro do ano passado e está internado desde então em hospitais do país. Até este domingo (29), ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, na cidade do Porto, após ter sido transferido de outra unidade de saúde na mesma cidade.

A informação foi confirmada pela irmã, Ana Clara de Lima Queiroz. Segundo ela, Jair ficou cerca de três meses internado no Hospital Universitário de São João, também no Porto, antes de ser transferido na última quarta-feira (25) para o Centro Hospitalar Universitário de Santo António. A reportagem, o Itamaraty disse em nota que presta assistência consular cabível, incluindo orientação jurídica.

Fernanda Lima, irmã de Jair, explica a reportagem sobre o aneurisma que o irmão sofreu durante uma viagem em Portugal. Foto: captada 

No entanto, a família nega que tenha recebido assistência diante da tentativa de trazê-lo. Em resposta a um e-mail enviado pela irmã Fernanda Lima Queiroz em 19 de março, o Consulado do Brasil no Porto disse que não é competente para tratar da questão. “Apenas uma advogada do consulado que ligou para enviarmos um e-mail ao Hospital São João e gerar provas”, complementou.

Segundo Ana Clara, o quadro de saúde é considerado estável, mas ainda delicado. Jair sente dores intensas, faz uso diário de morfina e segue sob os cuidados de um casal de amigos, já que não possui familiares no país.

“Meu irmão está enfrentando uma situação de saúde muito grave. O que mais dói é a sensação de negligência e de não saber se ele está recebendo o cuidado que realmente precisa. A nossa família está sofrendo muito, e tudo o que queremos é que ele tenha um atendimento digno”, contou emocionada.

Jair e os irmãos são portadores da Síndrome de Marfan, que se manifesta através de problemas cardiovasculares.

“Provavelmente, esse aneurisma tem a ver com a síndrome que veio da família da minha mãe. Dos cinco filhos, os únicos com as características sou eu, o Jair e a minha irmã Fernanda”, disse Ana.

Caso

Jair saiu de Rio Branco no dia 4 de novembro do ano passado e chegou ao Porto dois dias depois. Segundo a família, ele viajou sozinho para visitar amigos e conhecer o país e essa foi a primeira viagem internacional dele, até que o quadro de saúde mudou drasticamente semanas depois.

No dia 20 de dezembro Jair passou mal em Portugal, foi levado ao hospital e internado imediatamente na UTI, onde recebeu o diagnóstico de dissecção da aorta. Após duas semanas, seguiu com tratamento no leito hospitalar.

“Tudo transcorria normalmente até que, no dia 20 de dezembro, recebemos a notícia de que ele havia passado mal e encaminhado ao hospital. Foi imediatamente internado na UTI, onde recebeu o diagnóstico”, disse Ana Clara.

Ainda segundo a irmã, a cirurgia que é necessária para a condição dele foi sucessivamente adiada. Inicialmente, a equipe médica informou que o procedimento não seria feito por falta de equipamento.

“Depois disseram que o equipamento havia chegado, mas que seria necessário estabilizar sua pressão arterial e, por último, informaram que aquele hospital não fazia o procedimento”, complementou.

Resposta do Consulado do Brasil no Porto sobre a situação do acreano em Portugal. Foto: Arquivo pessoal

Sem respostas

Sem familiares no país, a família conta que procurou resposta com o Hospital São João, primeira unidade hospitalar que o mecânico ficou internado, por diversos meios, contudo, não tiveram retorno.

Por falta de respostas efetivas, familiares fazem campanhas para custear despesas e também pedem apoio das autoridades brasileiras para intermediar o caso. “Minha mãe, que é enfermeira, está indo para Portugal no dia 3 de abril em busca de respostas e providências”, destacou.

A situação é agravada pela condição migratória de Jair. Ele entrou em Portugal como turista e ultrapassou o prazo de permanência de 90 dias. “A data da volta não sabíamos, mas o passaporte dele venceu agora em fevereiro e a pretensão dele era voltar bem antes disso”, disse Ana.

A irmã também contou que houve tentativas de encaminhamento de Jair para a Alemanha e Suíça, porém, acabou não acontecendo e até o momento não há definição sobre a realização da cirurgia.

Leia na íntegra a nota do Itamaraty

Informa-se que o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil no Porto, tem conhecimento do caso e permanece em contato com a família, a quem tem sido prestada a assistência consular cabível, incluindo orientação jurídica.

A atuação consular do Brasil pauta-se pela legislação internacional e nacional. Para conhecer as atribuições das repartições consulares do Brasil, recomenda-se consulta à seguinte seção do Portal Consular do Itamaraty: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/assistencia-consular

Em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, o Ministério das Relações Exteriores não fornece informações sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros.

Jair Maciel de Sales Junior foi diagnosticado com um aneurisma dissecante da aorta em Portugal. Foto: Arquivo pessoal

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mudança na telefonia fixa vai baratear ligações entre cidades do Acre

Publicado

em

A partir de 31 de maio, chamadas dentro do mesmo DDD terão custo local e discagem será simplificada

Segundo a Anatel, não haverá alteração automática nos números dos usuários. Qualquer mudança deverá ser justificada pelas prestadoras. Foto: captada 

A modernização da telefonia fixa no Brasil chegará ao Acre a partir de 31 de maio de 2026, quando ligações entre municípios com o mesmo DDD deixarão de ser consideradas de longa distância e passarão a ter tarifa de chamada local.

A mudança segue cronograma nacional definido pela Agência Nacional de Telecomunicações e já começou a ser implementada em estados do Sul, como Paraná e Santa Catarina. No Acre, a nova regra será aplicada junto com outros estados das regiões Norte e Centro-Oeste.

Com a alteração, as áreas locais da telefonia fixa passam a coincidir com os limites dos códigos DDD. Na prática, isso significa que chamadas entre cidades com o mesmo código terão custo reduzido, beneficiando consumidores e empresas.

Outra novidade é a simplificação na discagem. Para ligações entre telefones fixos dentro do mesmo DDD, não será mais necessário digitar o código da operadora nem o DDD — bastará informar o número do destino.

A medida também alinha a telefonia fixa ao modelo já adotado na telefonia móvel e deve estimular maior concorrência entre operadoras.

Segundo a Anatel, não haverá mudanças automáticas nos números dos usuários. Qualquer alteração deverá ser previamente justificada pelas prestadoras de serviço.

A implementação ocorre de forma gradual em todo o país desde janeiro de 2026 e deve ser concluída até junho, quando todas as regiões estarão adaptadas ao novo sistema.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura amplia revitalização de praças após otimização de recursos em Rio Branco

Publicado

em

A revitalização da Praça dos Tocos representa um marco na valorização do centro da cidade. (Foto: Ana Julian/Secom)

Investimento de R$ 2,88 milhões passa a contemplar três espaços públicos na capital acreana

A Prefeitura de Rio Branco anunciou a ampliação de um projeto de revitalização de praças após uma revisão técnica que permitiu otimizar recursos e aumentar o número de obras contempladas.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada na Praça Antônio Júlio Maia de Queiroz, conhecida como “Praça dos Tocos”, pelo prefeito Tião Bocalom.

Com a readequação, o investimento passou a abranger três importantes espaços públicos: a Praça Cidade da Criança, a Praça dos Tocos e a Praça do Loteamento Santa Cruz. (Foto: Ana Julian/Secom)

Inicialmente, a emenda parlamentar de R$ 2,88 milhões, viabilizada pela deputada federal Socorro Neri, seria destinada exclusivamente à reforma da Praça Cidade da Criança. No entanto, com a readequação do projeto, o investimento agora também contempla a Praça dos Tocos e a Praça do Loteamento Santa Cruz.

Segundo o prefeito, a medida demonstra que é possível ampliar o alcance das ações com planejamento e responsabilidade fiscal. “Conseguimos otimizar os recursos disponíveis e ampliar o número de obras, sempre pensando no bem-estar da população”, destacou.

“Cada recurso é aplicado de forma estratégica para gerar o maior benefício possível para a cidade”, ressaltou Bocalom. (Foto: Ana Julian/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene também ressaltou a qualidade das intervenções, que seguem um padrão moderno de urbanização, com foco em conforto, acessibilidade e segurança.

Além das melhorias estruturais, os projetos incluem a implantação de sistemas de monitoramento integrados a programas de segurança urbana. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do ano.

Com mais estrutura e segurança, mais pessoas vão frequentar o espaço, o que fortalece não só o turismo, mas também os negócios daqui”, frisou Roberto da Princesinha. (Foto: Ana Julian/Secom)

A revitalização da Praça dos Tocos, localizada em uma área central da cidade, próxima a pontos históricos como o Palácio da Justiça e a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, é vista como estratégica para a valorização do centro.

Para comerciantes da região, como o empresário Roberto Oliveira, a iniciativa deve impulsionar o turismo e fortalecer a economia local. “Com mais estrutura e segurança, mais pessoas vão frequentar o espaço, o que beneficia diretamente os negócios”, afirmou.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a eficiência na aplicação dos recursos públicos, o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população.

Comentários

Continue lendo